Skip to content

Resenha Crítica | Os Infiltrados (2006)

The Departed, de Martin Scorsese
Leonardo DiCaprio, que conquistou o mundo com “Titanic” e responsável pelos pontos fracos de produções como “O Aviador” e “Eclipse de Uma Paixão”, surpreende em “Os Infiltrados”. Se no início do filme o astro parece pouco a vontade em encenar sequências que exige uma distribuição de socos e gritos histéricos, após ele consegue com muita garra e esforço entregar uma interpretação sob medida, se formos averiguar a sua limitação como intérprete. É a sua terceira parceria com Martin Scorsese, que finalmente saiu com o Oscar em mãos na festa da Academia do último 25 de fevereiro.
 .
Uma pena, entretanto, que a celebração tenha vindo pelo filme errado. Mesmo sendo uma produção acima da média, “Os Infiltrados” se limita a copiar em seu clímax “Conflitos Internos”, versão original do script de William Monahan, onde consta o momento mais importante de todo o filme, além de estar longe da inteligência do sublime “Cassino” ou da violência de “Os Bons Companheiros” e “Taxi Driver”.
 .
Na comparação, o remake assinado por Scorsese leva uma ligeira vantagem. Com enredo atualizado, os personagens recebem contornos tridimensionais, além de obterem mais empatia com a plateia. Bons desempenhos (destaque para Vera Farmiga, ótima), muitos mistérios e surpresas fazem deste “Os Infiltrados” um grande programa que não fornece ambições de ser uma obra feita de encomenda para a Academia de Artes Cinematográficas, que, ironicamente, garfou alguns prêmios das principais categorias, dentre elas Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

16 Comments

  1. Jeff McFly Jeff McFly

    não gostei desse filme. Fraco e copia na cara dura do original coreano;

  2. Túlio Moreira Túlio Moreira

    I don’t want to be a product of myenvironment. I want my environmentto be a product…of me.Opa, Alex, tudo blz? Cara, realmente o Leonardo DiCaprio está cada vez melhor como ator… Se continuar nesse ritmo vai ganhar o Oscar rapidinho!Bem, eu não acho que o prêmio para OS INFILTRADOS foi injusto porque dos cinco indicados a melhor filme, foi o que eu achei melhor mesmo (um pouco melhor que PEQUENA MISS SUNSHINE e bem melhor que CARTAS DE IWO JIMA). E dos cinco diretores indicados esse ano, Martin Scorsese mereceu com louvor.Não assisti o original chinês ainda, mas temos que partir do princípio que o filme de Scorsa não pode ser uma simples cópia, já de cara o tempo de duração do remake é muito maior.Temos ainda outras características scorsesianas que fazem com que OS INFILTRADOS seja filmaço. A montagem, por exemplo, que leva a assinatura exclusiva de Thelma Schoonmaker, ou a trilha sonora, principalmente Pink Floyd! Tem uma cena que pra mim é a síntese do cinema scorsesiano: Jack Nicholson, num fundo vermelho, tendo devaneios acompanhados de nuvens de cocaína. Achei genial!Mas bem, nenhum filme no cinema conseguiu agradar a todos (nem mesmo TITANIC, hehehehehehehe)abs e ótima semana!

  3. Wally Wally

    Concordo com tudo que Tulio disse e para não repetir: Os Infiltrados é uma obra-prima e o melhor filme de 2006, dono de Oscar ou não.4/4 estrelas

  4. Matheus Pannebecker Matheus Pannebecker

    Bom filme. Mas o Oscar exagerou ao elege-lo o melhor filme do ano. O Oscar para Scorsese bastava.NOTA: 8

  5. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Jeff: o filme é acima da média, mas é estranho Scorsese copiar de forma descabida uma seqüência que exigia a sua criatividade e originalidade. Não que importe muito, pois somos poucos os que vimos o filme original…

  6. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Túlio: cuidado com a boca – aliás, com os dedos! Não quero imaginar o pior ator de Hollywood ganhando o Oscar Ok, como disse, ele estava bem no filme. Nada mais do que isso. E você tem razão sobre as assinaturas básicas que o cineasta adota durante todo o filme, MAS O CLÍMAX É UMA CÓPIA DESLAVADA!Rsrsrsrsrsrs…E não sei quanto a você, mas acredito que exista ao menos uma centena de filmes que tenha agradado a todos. E eu gostei de Titanic, rsrsrsrsrs…Tudo de bom!

  7. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Wally: a escolha do melhor filme do ano é algo totalmente subjetivo. No meu caso, Os Infiltrados não consta nem ao menos na última posição do meu Top 12…

  8. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Matheus: EXATAMENTE!!!Concordo em gênero, número e grau!

  9. Túlio Moreira Túlio Moreira

    Alex! Até hoje não digo se gosto ou não de Titanic, rsrsrsrsEssa é uma incógnita que vou deixar no ar…Mas o filme tem aparecido na lista dos piores de todos os tempos… será?abs!

  10. Vinícius P. Vinícius P.

    Que bom que você gostou da atuação do Leo (hahahahaha). Desde “Prenda-me se For Capaz” ele é um dos melhores atores em atividade – na minha opinião. Não gostei muito da Vera Farmiga – que pra mim é uma enganação, assim como foram as figuras femininas de “Os Bons Companheiros” e “Touro Indomável”. Enfim, merecia 3 dos 4 Oscars que levou – só não concordei tanto com o prêmio de melhor filme.Até mais!

  11. Johnny Strangelove Johnny Strangelove

    Bem … acho que da turma que comenta o unico a não achar os infiltrados melhor do que o original … mas claro que o americano tem mais produção e tal … mas são nos pequenos detalhes que o original ganhou fora a interpretação robotica de Matt Damon prejudicou e muito a trama mas o filme é ótimo … mas com ressalvas.

  12. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Titanic como pior de todos os tempos?A trilha é insuportável e o Leonardo DiCaprio está péssimo, mas a cena que uma penca de figurantes são mortos é antológica!Um dia eu descubro se você gostou ou não do filme…

  13. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Vinícius, adorei Vera Farmiga!Realmente Scorsese não aproveita muito as atrizes que tem a disposição, mas parece Ter se redimido no quesito com Os Infiltrados, pois a personagem da atriz tem uma importância danada no filme. Tente vê-la também no ótimo No Rastro da Bala, uma das melhores atuações femininas do ano passado!

  14. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    JP, a atuação de Matt Damon estava bem robótica, mas tenho certeza de que Scorsese teve interferência proposital no caso do desempenho do ator. Acredito que era para não sermos capazes de deduzir o quanto o personagem era capaz de fazer.

  15. […] dos seus momentos mais gloriosos. Ainda que tenha conquistado o reconhecimento do Oscar com “Os Infiltrados“, não havia nesta refilmagem de “Conflitos Internos” aquela fúria de um […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: