Skip to content

Resenha Crítica | Scoop – O Grande Furo (2006)

Scoop, de Woody Allen

A experiência em ver um filme de Woody Allen é reconfortante, é notável, é magistral. É difícil não se contentar com o singelo humor de suas histórias ou quando aborda uma narrativa mais delicada. Em “Scoop – O Grande Furo” o veterano cineasta de 71 anos retorna aos bons tempos recentes de “Dirigindo no Escuro” e “Trapaceiros”, filmes que não apelam para as “máquinas” de entretenimento que tornaram os filmes americanos tão banais, ou histórias que, de tão mirabolantes, acabaram pretensiosas. Quem gosta de diálogos bem escritos, acontecimentos engraçados sempre autografados pelo diretor e ar nostálgico poderá apreciar a produção sem queixa alguma.

Uma das melhores atrizes jovens desta geração, Scarlett Johansson novamente triunfa com outro desempenho perfeito, mostrando que seu estágio com o veterano cineasta está rendendo os melhores e mais saborosos frutos. Ela é Sondra Pransky, dedicada estudante de jornalismo que, após esbarrar em um fantasma (interpretado por Ian Mcshane, que estará no aguardado “A Bússola de Ouro”) no exato momento de um truque de mágica, tem o furo (ou scoop, no inglês) ideal para pesquisar a todo custo: descobrir a verdadeira identidade do Assassino do Tarô, que atua nas noites de Londres. Evidências apontam para Peter Lyman (interpretado por Hugh Jackman), aristocrata elegante de vida nababesca pelo qual Sondra acaba se apaixonando. O mágico Sidney Waterman de Woody Allen também entra na teia de mistérios, ajudando a jovem jornalista na busca do verdadeiro serial killer.

O cineasta continua investindo nas suas excelentes tiradas, enquanto Johansson demostra charme e competência em cena, além do elenco coadjuvante gracioso, como McShane, Charles Dance e Romola Garai. Cineasta que sempre reúne um elenco quase dos sonhos, Allen infelizmente conta com um Jackman bem envergonhado. Nada que comprometa a bela Londres, a formidável trilha sonora, o humor delicioso e a grande astúcia de Allen. Se não nos entregou uma obra à altura de “Match Point” ao menos matou toda a saudade do seu velho e excelente cinema cômico: não confere mudanças no seu desenvolvimento, mas o texto é repleto de inteligência, estilo e singeleza, elementos suficientes para um resultado agradável.

24 Comments

  1. Wally Wally

    Concordo com você, ver um filme de Woody Allen me faz sentir leve, despreocupado e simplesmente diverte. Algo que mudou com sua obra-prima, Match Point, trabalho denso, pesado e impecável. Mas Woody costuma acertar em comédias, com exceção de Iqual a Tudo na Vida. Gostei de Scoop, achei um bom filme, leve, divertido e genial em momentos.Daria 3 estrelas. ***

  2. Wiliam Domingos Wiliam Domingos

    Eu ainda não vi Scoop, mas estou ansioso para ver…afinal como vc disse, ver filmes do Allen é tudo de bom! São suaves e comicamente criticos….enfim, ele é um gênio de simplicidade e maestria!Confira “Todos dizem eu te amo” se ainda não viu…é lindamente engraçado!xDabraçoooahh ta ausente lá no blog hein, hiahaiahhttp://eco-social.blogspot.com/

  3. Roberto Queiroz Roberto Queiroz

    Apesar de inferior a Match Point, é um filme delicioso de se assistir. Allen engraçadíssimo, aliado a beleza da exuberante Scarlett Johannsonn. E o ator que faz o jornalista morto? ótimo! Aquela cena da barca que abre e encerra o filme no melhor estilo o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, é demais.(http://claque-te.blogspot.com): Baixio das Bestas, de Cláudio Assis.(

  4. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Wally, tenho de conferir trabalhos passados do diretor, pois é onde ostenta gêneros mais diversos. Com exceção de “O Escorpião de Jade”, vi quase todos os filmes dos últimos anos recentes do diretor, e afirmo ter considerado “Igual a Tudo na Vida” o mais fraco de todos, mesmo com a presença da sempre magnífica Christina Ricci. Também concordo com essa mudança de qualidades, presentes em “Scoop” e “Match Point”, respectivamente.

  5. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Willian, acredito que já pode acabar com toda a ansiedade, pois “Scoop” não deve estar muito distante da data de lançamento em DVD pela Califórnia Filmes. Quero muito ver “Todos Dizem Eu Te Amo”, filme super elogiado de Woody Allen. Talvez o compre nas Lojas Americanas (que está em promoção indispensável) ou alugue em breve em uma locadora especializada. Já, já eu leio as novas novidades do Eco-Social. Abraço.

  6. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    As cenas passadas no navio com a Morte em companhia são engraçadíssimas, um dos grandes ápices de “Scoop”, mas desconheço este filme de Gil Vicente. E mesmo que esteja bela em todos os filmes, as personagens de Scarlett que são mais tímidas e formais comprovam uma beleza ainda maior na atriz. Vemos que até nisto Woody Allen é singular…

  7. Vinícius P. Vinícius P.

    Quando a crítica começou a falar mal do filme, já desconfiei que Woody tinha feito um filme ruim. Lógico que me enganei, já que “Scoop”, mesmo não sendo um grande filme, conseguiu me divertir bastante. Destaque para a Scarlett Johansson, que é ótima em papéis cômicos.Até mais!

  8. gustavo gustavo

    infelizmente não vi Scoop !mas não serei tão tolo assim quando sair em DVD.. hehehee dizem que a 3° temporada de LOST (que é absolutamente PERFEITA não ligue para as críticas negativas) sai assim que a temporada terminar aqui no Brasil !abraço.

  9. Ronald Perrone Ronald Perrone

    Ótimo texto, meu caro! Adoro o Woody Allen e gostei muito de Scoop, apesar de preferir seus antigos filmes… Abraços!

  10. Kamila Kamila

    Alex, ainda não consegui assistir a este filme, pois “Scoop” ainda nem estreou por aqui. Como as estréias cinematográficas têm ocorrido com bastante atraso, ainda tenho esperança de que este filme seja lançado em minha cidade.

  11. Gustavo² Gustavo²

    Tem ares de arte despretensiosa e agradável. Espero poder vê-lo ainda nos cinemas!Cumps.

  12. Rafael Carvalho Rafael Carvalho

    Interessante que os primeiro comentários que ci sobre o filme foram negativos. Mas depois do excelente Match Point eu precisava ver com meus próprios olhos se o Allen tinha errado a mão. Mas que nada, bom como o velho Allen, seu ótimo texto, sua presença eufórica e a forma simples com que filma as histórias. Em Scoop temos ainda o prazer de ver Scarlett Jonhanson na tela. Ela é linda e ótima atriz. Mais uma vez, Allen lava as nossas almas, sem grandes pretenções. Valeu Alex, até!!

  13. Felipe Nóbrega Felipe Nóbrega

    Colocado os prêmios da cafeteria do mês de maio.abraço!

  14. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Vinícius, recordo-me de um pessoal ter gostado do filme na época de seu lançamento nos EUA, e fiquei surpreso por apreciar o filme mais do que eles. No geral, não é um grande filme. É uma grande comédia que não se via a um bom tempo.

  15. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Gustavo, assim que “Scoop – O Grande Furo” chegar nas locadoras, não deixe de reservar.E obrigado pela informação sobre “Lost”. Espero que esta terceira temporada chegue no DVD em Setembro, assim como foi no ano passado.Abraço.

  16. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Ronald, obrigado pelo elogio.Tenho que ver essa fase anterior do cineasta. Talvez comece por “A Rosa Púrpura do Cairo”…

  17. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Felipe, dou uma espiada ainda esta noite.Obrigado pelo toque!

  18. Anderson Anderson

    Não vi ainda esse filme, acredita? estou louco pra ver o q ele vai fazer com o McGregor e o Farrell no CASSANDRA’S DREAM. História de dois irmão passada em Londres? Me cheira a tragédia digna de MATCH POINT.AbraçosRUSEBUD É O TRENÓ.com

  19. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Poxa, Anderson.Você não gostou mesmo de “Match Point”?Eu estou louco para ver “Cassandra’s Dream”, produção já concluída que deve estrear ainda no final do ano.Há, obrigado por deixar o nome do seu endereço. Vou fazer uma visita em breve.

  20. Túlio Moreira Túlio Moreira

    Alex, difícil até comentar seu texto, visto que concordo com cada palavra que você escreveu.Enfim, “quem gosta de diálogos bem escritos, acontecimentos engraçados sempre autografados pelo diretor e ar nostálgico poderá apreciar a produção sem queixa alguma”!!!!abs e boa semana!

  21. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Túlio, fico feliz pelo motivo de ter concordado com minha resenha. A cada filme que vejo do diretor eu estou tornando-me um fã número um. Abraço e bom resto de semana!

  22. […] apelidou de “tour de Woody Allen pela Europa”, havendo mais três paradas na Inglaterra (“Scoop – O Grande Furo”, “O Sonho de Cassandra” e “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos”), uma na Espanha […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: