Skip to content

Resenha Crítica | As Férias de Mr. Bean (2007)

Mr. Bean’s Holiday, de Steve Bendelack

Em meio a tantas variedades, o cinema ainda nos deve mais entretenimentos que saibam lidar com a ingenuidade e doçura em doses bem medidas. Se a pureza é presente em muitos clássicos, na atualidade isso é um artigo raro. É o que basta para definir o divertidíssimo “As Férias de Mr. Bean”, anunciado como última caracterização de Rowan Atkinson com o personagem que o revelou para o mundo.

A produção é inofensiva e Bean é cândido em todos os seus atos. Todavia, existe a preocupação na construção da aventura e toda a dedicação do elenco em personagens que exigem um enorme carisma. Se o roteiro é singelo ao extremo, todo o percurso andado até os últimos minutos da projeção foi construído na base de muita criatividade e descontração. Por isso, não é tremendo exagero as comparações dos fãs entre Bean e o comediante Charles Chaplin: guardadas as devidas proporções, ambos ganharam fama pelas qualidades citadas nas linhas anteriores da resenha. Mesmo que seja garantia de satisfação para o público de todas as idades, a parcela que prefere o humor escrachado ou inovador não deve ter muitas expectativas.

Após ganhar em uma promoção um passaporte para viajar à França, Bean organiza as bagagens e logo sonha em repousar nos maravilhosos pontos turísticos do país. Como o esperado, o sujeito não embarca rumo ao seu destino da melhor forma, pois, sem muitas opções, um garoto chamado Stepan (Max Baldry) fica aos seus cuidados, pois se separou de seu pai (Karel Roden) após um hilariante descuido. As boas intenções do herói não funcionam muito bem, chegando  até mesmo a entrar de penetra no badalado Festival de Cannes, que tem entre os seus convidados a atriz pouco experiente Sabine (a carismática Emma de Caunes, presente no filme “Sonhando Acordado”) e o egocêntrico cineasta Carson Clay (Willem Dafoe).

Em 1997, o personagem ganhou as telonas, mas o resultando não foi tão bem-sucedido, mesmo que o filme seja engraçadíssimo. As imperfeições ocorreram por dois descuidos. O primeira foi o seu parceiro de cena interpretado pelo ator Peter MacNicol, que comprometia pela falta de carisma. O segundo foi o acréscimo desnecessário de falas para o personagem usado em muitas sequências, pois um dos fatos que elevaram a fama de Mr. Bean foi a celebração ao humor mudo.

Esses problemas não são repetidos no novo “As Férias de Mr. Bean”, sendo o melhor filme do gênero neste ano de boas produções. Se você é fã incondicional do personagem, vai adorar as suas novas confusões. Se você não apreciava os quadros cômicos exibidos tempos atrás de tevê aberta protagonizados por Bean, dê uma chance a ele. É sua despedida definitiva. E o renascimento de uma esplendorosa inocência que poucos têm o esmero para criar.

17 Comments

  1. Kamila Kamila

    Alex, tenho que dizer que você é muito corajoso de assistir a este filme. Seu texto tá tão bem escrito que eu fiquei com vontade de assistir também. Boa semana!

  2. Wally Wally

    Com certeza pegarei para assistir esse mês quando chegar em DVD.

  3. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Kamila, gosto demais do personagem, além de Rowan Atkinson ser o meu comediante preferido. Praticamente cresci vendo o personagem na série televisiva e “As Férias de Mr. Bean” é um exemplar obrigatório para qualquer fã que se preze. Mas creio que todo o público, independente de gostar ou não do personagem, pode gostar do filme sem problemas.As sequências passadas no festival de Cannes são bem divertidas.

  4. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Wally, poderia me informar a data que chega o filme nas locadoras?

  5. Museu do Cinema Museu do Cinema

    Eu não sei o que é, mas não consigo rir com esse sujeito.

  6. Johnny Strangelove Johnny Strangelove

    Olha, não vi ainda … porém eu vejo quando posso a serie animada e posso dizer, é um personagem realmente adoravel e o filme merece ser vistoaté

  7. Anderson Anderson

    Eu gosto mais do Rowan Atkinson fazendo outros personagens. Esse, que é o seu mais conhecido, acho sem graça.

  8. Kamila Kamila

    Alex, eu costumava assistir ao seriado do “Mr. Bean”, mas não conseguia achar muita graça no tipo de humor que ele faz.

  9. Wiliam Domingos Wiliam Domingos

    Eu sou outro que não gosto muito do humor do cara….mas não vou avaliar pelo seriado, irei conferir ao filme! Principalmente depois de ler o teu texto!Mto bom…abraço

  10. Wally Wally

    Alex, esta previsto para chegar no final dese mês, isto é, se a distribuidora não alterar, como foi o caso de O Retorno dos Malditos, que também chegaria este mês, mas vai chegar só no próximo.

  11. Vinícius P. Vinícius P.

    Geralmente gosto do Mr. Bean. É um personagem carismático que o Rowan Atkinson interpreta muito bem. Contudo, ao contrário da série, sempre acho os filmes pra lá de sem graça. Nesse até dei algumas risadas, mas não considero a trama especialmente inspirada a ponto de sair do lugar comum de outras comédias.Abraço!

  12. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Cassiano, Kamila e William, confesso a todos que sempre adorei o personagem. Tanta “veneração” talvez tenha refletido no quanto gostei do filme. É uma pena que provavelmente vocês não deveram gostar do filme, pois o humor é idêntico do seriado inglês.

  13. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Anderson, também gosto bastante dos outros personagens do comediante, como Johnny English. Mas Bean é de longe o meu predileto.

  14. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Wally, espero que não haja mais adiamentos, pois gostaria muito de rever “As Férias de Mr. Bean” com toda a família – somos todos fãs do personagem, rs, rs, rs. Obrigado pela informação.

  15. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Vinícius, é verdade que a história não é lá tão inspirada, mas acredito que ficou bem dinâmica. Exigi mais no quesito humor do que roteiro.Até a próxima!

  16. o filme e muito bom cara, aconselho todos a ssistirem , mais o que me facinou mesmo foi a beleza da atriz francesa Emma de Caunes , que mulher maravilhosa , por favor alguem que tiver o e-mail dela me passa o meu e-mail e pablo_ravel@hotmail.com valeuuuuu

  17. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Pablo, missão difícil essa, rs. Faça uma pesquisa na Internet e veja se ela tem Myspace, Twitter, etc.

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: