Skip to content

Resenha Crítica | Extermínio 2 (2007)

Extermínio 2Eclético e talentoso, o cineasta Danny Boyle foi capaz de conceber em 2002 o filme “Extermínio”, cujo desfecho foi orquestrado de modo extremamente original e inovador. Não somente pela forma como foi delineada o fim daqueles mortos-vivos aterradores, mas por nos mostrar que por maior fosse a ameaça estabelecida, ela não seria extrema o suficiente quanto o perigo que o próprio ser humano representa. Mas não houve a disposição necessária de conduzir com essa mesma maestria a ação que antecede essa surpresa. Uma tarefa que o estiloso diretor de “Intacto”, Juan Carlos Fresnadillo, cumpriu com a eficiência mais que desejada na sequência “Extermínio 2”, onde acompanhamos Don (Robert Carlyle) na Grã-Bretanha após uma fatalidade que também envolveu a sua esposa Alice (Catherine McCormack). É neste país repovoado pelos sobreviventes do vírus espalhado no filme anterior que ele reencontra Tammy e Andy, seus dois filhos (respectivamente, Imogen Poots e Mackintosh Muggleton). E essa será a família ao qual as câmeras são direcionadas que se dá novamente o desespero de toda a humanidade em lutar pela sobrevivência quando desvendamos que Alice ainda pode estar viva (e infectada).

Esta franquia que deve inevitavelmente encerrar-se como trilogia ganhou neste segundo episódio mais recursos técnicos capazes, graça a imaginação de Fresnadillo, de colaborar para um espetáculo de primeira onde a surpresa da primeira fita é escancarada da forma mais perturbadora possível, fazendo o destino da humanidade estar perdida definitivamente mais pelo “code red” acionado pelas forças armadas do que a horda sedenta por carne. Assim, é inegável assumir que, definitivamente, poucas vezes fomos brindados com um filme da mesma espécie que ocasionasse o mesmo impacto que acabamos de conferir em “Extermínio 2”, comprovado em inúmeras sequências de puro pavor que serão armazenadas na mente por um longo tempo. Não deixe de conferir este que é um dos melhores lançamentos do ano passado. E a melhor fita de zumbis como há muito não se via.

Título Original: 28 Weeks Later
Ano de Produção: 2007
Direção: Juan Carlos Fresnadillo
Roteiro: Enrique López Lavigne.Jesús Olmo, Juan Carlos Fresnadillo e Rowan Joffe
Elenco: Robert Carlyle, Catherine McCormack, Imogen Poots, Mackintosh Muggleton, Rose Byrne, Idris Elba e Jeremy Renner

19 Comments

  1. Wally Wally

    Adorei esse filme. Tenso, realista e com um roteiro surpreendentemente consistente, além da direção intensa. É forte e entrega entretenimento ótimo.Nota 8,0

  2. Pedro Henrique Pedro Henrique

    E ai Alex, Não vi nem esse, nem o primeiro, nem queria, mas agora, depois da tua resenha e vou dar conferida, já que não parece ser mais um daqueles horrores horrorosos que estou acostumado a assistir.Falou!!!!

  3. Luciano Lima Luciano Lima

    A seqüencia inicial desse filme é fantástica. O legal é que este longa se sustenta graças a edição dele, pois a história não chega nem perto da ironia Boyleana apresentada no primeiro, mas nem por isso faz feio.

  4. Kamila Kamila

    “Extermínio 2” é um dos filmes mais interessantes, do ponto de vista visual, lançados em 2007. O que me incomoda profundamente no filme, no entanto, são aquelas cenas de terror muito gráficas. Não sou muito fã de filmes nesse estilo.

  5. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Wally, não tenho muito o que acrescentar, já que você praticamente disse todos os adjetivos de “Extermínio 2”. Enfim, é um grande filme do gênero.

  6. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Luciano, acho que a trama de “Extermínio 2” tem tanta potência (aliás, muito mais potência) do que o filme original. A sequência onde todos os humanos, inclusive aqueles que ainda não foram infectados, são mortos à tiros é tão crucial quanto o clímax do filme de Boyle. A diferença aqui é que Fresnadillo não demorou para tomar essa posição e entregou um filme onde não perdemos interesse em momento algum.

  7. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Kamila, com toda certeza, pois foram poucas as produções capazes de desenhar um mundo praticamente apocalíptico de forma tão impressionante. Uma pena que você não tenha gostado da forma como o horror é mostrado em “Extermínio 2”. Fiquei chocado do início até o fim do filme.

  8. Gustavo H.R. Gustavo H.R.

    Esse deve ter sido um dos zombie-movies mais bem recomendados pelos colegas da blogosfera cinéfila. Agora com mais uma entusiástica recomendação, deverei anotar para alugar o primeiro de Danny Boyle e esse segundo, que parece não ter decepcionado, ao contrário do que ocorre com a maioria dos segundos capítulos.Cumps.

  9. Rodrigo Fernandes Rodrigo Fernandes

    Estou meio ansioso e ao mesmo tempo preocupado em assistir essa sequencia, já qeu normalmente não são bons os exemplos de sequencias que deram certo ouq eu foram superiores aos seus originais… espero qeu consiga curtir esse da memsma forma qeu curti o primeiro…pela sua resenha já me animei um pouco mais, heheabraços

  10. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Gustavo, o “barulho” não blogsfera é justificável, pois “Extermínio 2” é um filmaço!Não gosto do filme de Danny Boyle, mas talvez seja necessário fazê-lo para prosseguir com o filme de Juan Carlos Fresnadillo, ainda que não seja devidamente necessário.

  11. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Rodrigo, como os cinéfilos são estão mais habituados ao cinema de Danny Boyle, não é uma surpresa que a maior porcentagem seja em questão do primeiro “Extermínio” ser o melhor, o que discordo. Os níveis de horror e conteúdo nessa seqüência foram elevados. Assim, pode ter certeza de que ao menos gostará um pouco do que verá.

  12. Bruno Bruno

    “Extermínio 2”, pra mim, foi o melhor filme de terror do ano passado. E aquela cena inicial, putz… perfeita! Parece que há rumores de que o Boyle reassumirá a direção da franquia no próximo filme. Se os boatos se concretizarem, tenho certeza que a trilogia ficará marcada na história como uma das melhores do gênero terror. Abraço!

  13. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Bruno, de fitas terroríficas, com toda a certeza “Extermínio 2” foi o melhor filme. Espero que, com uma nova seqüência, Juan Carlos Fresnadillo seja submetido novamente a direção, ao invés de Boyle. E com toda a certeza será um filme que se encerrará de forma sublime.Abraço, excelente semana!

  14. Vinícius P. Vinícius P.

    Adorei o original e gosto muito desse também, inclusive tem uma seqüência (logo uma das iniciais) que é uma das melhores do ano (o protagonista escapando dos zumbis). No gênero de terror não se viu nada melhor no ano passado. Nota: 8,0

  15. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Vinícius, a cena de abertura já é antológica! Mas existem outros grandes momentos durante o filme, como na cena que é acionado o código vermelho e quando os personagens tentam escapar daquele local com um carro. Acho que só mesmo a seqüência do helicóptero não cumpriu com o que prometeu.

  16. gustavo gustavo

    espero assistir o quanto antes !!!acho o primeiro bem interessante..

  17. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Gustavo, ainda que não goste, também acho o filme original super interessante. E tente ver às pressas a seqüência, pois é imperdível!

  18. […] de 2008: Filme (TOP 10) EM 2007: 10 – TROPA DE ELITE; 9 – ENCANTADA; 8 – CONFIDENCIAL; 7 – EXTERMÍNIO II; 6 – SEGREDOS NA NOITE; 5 – PERFUME – A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO; 4 – PECADOS ÍNTIMOS; 3 – BABEL; […]

  19. laura laura

    eu adorei o filme tanto como o primeiro,mas esse e mais realista um quanto isso da um ar de suspense é incrivel e as parte do codigo vermelho e todos tinham que sair do predio

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: