Os Mais Aguardados Para 2008

É verdade. Já estamos em Fevereiro de 2008 e uma lista para os filmes mais aguardados durante o ano soa ultrapassada nesta altura do campeonato. No entanto, como todos os filmes exibidos no mês de Janeiro não constavam a minha lista final dos mais esperados, fui atrás do tempo perdido e decidi, enfim, postar essa relação de dez filmes. Boas lembranças, esquecidos ou não mereciam a menção: sendo um ou outro, não deixe de comentar e aproveite para falar das produções mais esperadas para este ano.
10: Desaparecidos (Trade)
Direção: Marco Kreuzpaintner
Elenco: Kevin Kline, Alicja Bachleda-Curus, Paulina Gaitan, Kathleen Gati, Pavel Lychnikoff e Anthony Crivello.
Lançamento: 2008
O que esperar: a filmagem de “Desaparecidos” sofreu muitos transtornos, desde a saída de Milla Jovovich até a eternidade no status de pós-produção. Estreou em poucas salas nos Estados Unidos no ano passado e não recebeu muitos elogios, mas não dá para ignorar um filme cuja trama envolve investigações sobre tráfico sexual. Kevin Kline, a única figura famosa do elenco, interpreta o detetive Ray Sheridan, que investiga o seqüestro de sua filha, que pode ter sido vendida para tal tráfico.

9: Funny Games U.S.
Direção: Michael Haneke
Elenco: Naomi Watts, Tim Roth, Michael Pitt, Brady Corbet e Devon Gearhart.
Lançamento: 2008
O que esperar: refilmagem quadro-a-quadro do cult “Violência Gratuita” de 1997, Michael Haneke utiliza desta opção para provocar definitivamente todo o público numa versão americana. Protagonizado e produzido pela bela Naomi Watts, o filme terá a mesma trama e o mesmo andamento, mas há quem diga que o desempenho do elenco possa mudar algumas coisas, como a tensão a ser transmitida. Em breve ganhará as telas americanas, em circuito limitado. Haja coragem para enfrentar uma experiência tão marcante novamente!

8: Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto (Before the Devil Knows You’re Dead)
Direção: Sidney Lumet
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei, Rosemary Harris, Aleksa Palladino, Michael Shannon, Brian F. O’Byrne e Amy Ryan.
Lançamento: 2008
O que esperar: o veterano Lumet fez as pazes com o público e crítica após este bem-elogiado drama policial onde dois irmãos (interpretados por Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke) que executam um roubo onde as vítimas serão os próprios pais. Tudo piora quando a mãe dos irmãos é morta durante a ação. Mesmo com as diversas indicações e prêmios, o filme simplesmente foi ignorado pelo Oscar e Globo de Ouro 2008, mas deve ser marcado como o grande retorno de Lumet aos bons tempos do passado, onde era uma unanimidade.

7: Ao Entardecer (Evening)
Direção: Lajos Koltai
Elenco: Claire Danes, Toni Collette, Vanessa Redgrave, Patrick Wilson, Hugh Dancy, Natasha Richardson, Eileen Atkins, Meryl Streep e Glenn Close.
Lançamento: 2008
O que esperar: histórias sobre recordações de um amor inesquecível rendem romances maravilhosos, e saber que Michael Cunningham (de “As Horas”, que aqui também conta com o apoio da roteirista de “Beleza Roubada”, Susan Minot) está por trás da história e dos diálogos já é motivo de despertar interesse por “Ao Entardecer”, que conta a história de Ann (Vanessa Redgrave), idosa à beira da morte que recorda do seu passado e uma intensa paixão que viveu. Claire Danes interpreta Ann nos flashbacks. Além deste fato de ter Cunningham cuidando do roteiro, é impossível não se animar com o elenco feminino de peso, talvez um dos melhores nomes já reunidos nos últimos tempos.

6: Crossing Over
Direção: Wayne Kramer
Elenco: Harrison Ford, Sean Penn, Ray Liotta, Ashley Judd, Summer Bishil, Cliff Curtis e Alice Braga.
Lançamento: 2008
O que esperar: o talentoso Wayne Kramer deve se consagrar com “Crossing Over”, seu quinto filme como diretor. Mas, apesar do pouco material divulgado e a demora para a estréia nos cinemas, já se pode criar alguma expectativa com o ótimo elenco o com a interessante história, que envolve agentes do governo evitando a todo custo que imigrantes ilegais ultrapassem a fronteira dos Estados Unidos. Ainda em pós-produção, o filme deve ser entregue em Junho nos cinemas americanos.

5: Um Plano Bilhante

Direção: Michael Radford
Elenco: Demi Moore, Michael Caine, Joss Ackland e Lambert Wilson.
Lançamento: 2008
O que esperar: mais um filme que deve estrear nos Estados Unidos em circuito limitado. Filme que marca a união nas telas de Michael Caine e Demi Moore pela segunda vez após 23 anos (eles interpretaram pai e filha na comédia “Feitiço do Rio”), só que agora como ladrões. Ambientado na década de 60, Michael veste trajes de zelador perto de se aposentar. Mas coloca sua vida em risco quando decide convencer uma executiva americana a roubar uma boa quantidade de diamantes do próprio edifício onde trabalham. Direção de Michael Radford, o mesmo de “O Mercador de Veneza”.

4: Margot At The Wedding
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Nicole Kidman, Jennifer Jason Leigh, Jack Black, Ciarán Hinds e John Turturro.
Lançamento: 2008
O que esperar: parece que não foi desta vez que Noah Baumbach recebeu novamente os vastos elogios de “A Lula e a Baleia”. Mas essa parceria do diretor independente junto com as fenomenais Nicole Kidman e Jennifer Jason Leigh parece ser promissora. A comédia dramática narra o abalo de Margot (Kidman) ao reencontrar a irmã Pauline (Leigh) numa casa na praia. Como não há sintonia entre ambas, os conflitos familiares logo serão expostos pelo bom domínio de Baumbach.

3: Fim dos Tempos (The Happening)
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel e John Leguizamo.
Lançamento: 27 de Junho de 2008
O que esperar: é inegável as expectativas quando é lançado um filme do melhor cineasta do suspense em atividade, no caso, M. Night Shyamalan. Pois agora o realizador de “O Sexto Sentido”, “Corpo Fechado”, “Sinais”, “A Vila” e “A Dama na Água” vai tocar num tema ainda mais intrigante – e com a possível reviravolta final, algo indispensável e antológico nos filmes de Shyamalan. Agora o tema será a crise ambiental e os efeitos que estão ocasionando nos habitantes da Terra, onde muitos deles estão cometendo suicídio. Resta ao professor interpretado por Wahlberg desvendar a fonte deste mistério.

2: Redacted
Direção: Brian De Palma
Elenco:
Patrick Carroll, Rob Devaney, Izzy Diaz, Ty Jones e Ohad Knoller
Lançamento: 2008
O que esperar: o mestre Brian De Palma aceitou uma proposta inusitada ao lançar “Dália Negra” no Festival de Toronto. Tratava-se de rodar um filme com um tema que lhe fosse conveniente contar sob o orçamento de 5 Milhões de Dólares. O resultado dessa oferta é “Redacted”, drama de guerra onde De Palma fez uma incessante pesquisa sobre a Guerra do Iraque e os soldados que participaram do conflito. Muitos não digeriram a forma no mínimo revolucionária que o diretor utilizou em sua obra, que contou com entrevistas e pesquisas de vídeos na Internet, mas tem tudo para se tornar a versão atualizada similar do ótimo “Pecados de Guerra”, que também conta a história de uma garota estuprada e morta por soldados americanos.

1: Ligados Pelo Crime
Direção:
Jieho Lee
Elenco: Sarah Michelle Gellar, Kevin Bacon, Brendan Fraser, Forest Whitaker, Andy Garcia, Emile Hirsch, Julie Delpy e Kelly Hu.
Lançamento: 2008
O que esperar: dado como o primeiro filme da produtora Nala Films, “Ligados Pelo Crime” tem tudo para fazer a velha forma de vida que se cruzam funcionar novamente, como visto em exemplares recentes como “Crash – No Limite” e “Babel“. Mas a trama não é sobre racismo ou a falta de comunicação. Trata-se unicamente sobre felicidade, prazer, tristeza e amor, assim como é descrito um antigo provérbio chinês do qual o filme se inspirou. Já os personagens, formados por uma estrela pop (Gellar), um médico (Bacon), um gângster (Fraser), um negociador (Whitaker) e tantos outros dessa narrativa devem garantir total comunicação com o público. Ainda que bem recebido pelo público que o viu nos festivais onde o filme foi exibido, a estréia foi limitada (sua arrecadação mundial mal chega aos 100 mil Dólares) e não saiu ileso dos comentários malvados dos críticos (bobocas) americanos. Mas nada que faça diminuir a importância e interesse deste filme de Jieho Lee, em seu primeiro filme de longa-metragem.

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

33 Comentários em Os Mais Aguardados Para 2008

  1. Lista boa, mas você esqueceu filmes que eu não dispensaria, a exemplo de:Batman – the Dark Knight(Já era esperado, e agora com a morte de Heath Ledger ficou muito mais)Blidness (filme do diretor Fenando Meirelles dirigindo um grande elenco)Indiana Jones 4 (não presisa dizer nada né!?) E ainda: Hellboy 2, Burn after Reading, Arquivo x 2, Rambo, Homem de ferro, justiceiro 2 e etc.Gustavo Madruga

  2. Gustavo, com exceção de “Burn After Reading”, “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” e “Blindness”, os outros não teria como selecionar, pois parece não fornecer mais nada além do bom entretenimento, ao contrário dos dez filmes que selecionei onde espero por tramas inéditas, qualidade por parte de direção e roteiro e muitas outras coisas. Abraço!

  3. Da sua lista, os que eu mais aguardo são: “Funny Games”, “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto”, “Ao Anoitecer” e “Margot at the Wedding”.

  4. Kamila, quanto tempo!Sabia que você estava muito ansiosa para ver “Ao Amanhecer”, mas fico surpreso com a espera de “Funny Games” por você. Enfim, como já posso prever, e todos aqueles que viram a fita original, será um bom programa.

  5. Também espero ansiosamente por muitos desses filmes, inclusive o mais aguardado por mim está em sua lista: “Fim dos Tempos”, que promete ser um novo sucesso na carreira do Shyamalan. Dos demais, quero ver a nova versão de “Funny Games” (ainda que não tenha conferido o original), “Margot at the Wedding” (por causa da Nicole, claro) e “Redacted” (para salvar a péssima linhagem de filmes sobre a guerra do Iraque). Já vi “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto” e achei ótimo, incrível não ter sido indicado ao Oscar.Abraço!

  6. Os quais aguardo mais da lista são: Fim dos Tempos, Redacted, Margot, Funny Games e Diabo. Quero muito ve-los.Pensei em fazer algo assim no blog, mas não saberia escolher SÓ 10. rsrsrsCiao!

  7. O FUNNY GAMES, sendo quadro a quadro, não me interessa muito pq vi o original e não gostei nadinha.E o BEFORE THE DEVIL é bom, mas nada demais. Vale pelo Philip Seymour Hoffman…q aliás vale tudo no mundo.Vou me informar mais sobre esse THE AIR I BREATHE. Abs!

  8. também senti muita falta de Blindness e Indiana Jones 4 na lista.e por incrível que pareça não estou a par de quase nenhum flme da lista! O_o’

  9. Vinícius, o fato de você não ter visto “Violência Gratuita” não irá influenciar em nada ao ver a refilmagem americana. Pelo contrário, pois você não saberá detalhe algum dos acontecimentos, especialmente os finais – ou seja, vi o original e já sei o final da refilmagem. Ainda assim, não vou perder!

  10. Dessa lista acho o mais esperado o trabalho de Lumet. Até fico curioso para ver a refilmagemd e si mesmo de Haneke, mas no fundo acho esse filme tão desnecessário de ser refeito… para que ? Haneke não precisa disso!

  11. Felipe, talvez não tenha muita coerência, mas talvez Haneke deva ter algum objetivo com esta escolha, como aumentar, de forma indireta, o discurso de que as pessoas gostam tanto de ver violência nos cinemas que não conseguem encontrar um limite. Sem dizer que ver Naomi Watts como protagonista em um filme totalmente tenso não é nada demais.

  12. Gostei da sua lista… eu acrescentaria The Dark Knight e Iron Man!Mas tbm quero ver Funny Games, The Air I Breath, Margot at the weeding…

  13. Alex, gostei bastante de sua lista e há vários títulos nela que também desejo conferir. Até mesmo EVENING, apesar de execrado pela crítica – como deixar de apreciar um elenco daquele na telona?REDACTED foi um dos mais controvertidos filmes de De Palma (seu Mestre, certo? ;-) e os americanos detestaram, então, deve ser obra-prima. FUNNY GAMES também soa provocante, assim como o de Lumet.Meu número 1, porém, é FIM DOS TEMPOS.Cumps.

  14. Mas espero INDIANA JONES de longe na frente de todos os outros filmes de 2008.Enfim, sua lista é ótima. Eu, particularmente, não conhecia esse THE AIR I BREATHE. Valeu!E estou louco pra ver o novo de Sidney Lumet.Abs!

  15. Olá, Alex. É o meu primeiro comentário por aqui, pois acabo de criar um blog e entendi como se usa este acessório “Acesse Usando”. Achava que só quem era do blogspot ou tinha blog podia comentar, né? Ou não? Aguardo Evening e The Air I Breath com grandíssima ansiedade, vi os trailers e parecem ser grandes filmes, bem ao meu estilo preferido. Depois de ver aquelas pessoas saltando dos prédios fiquei de olhos em cima de The Happening, também. Ah, e depois da triste morte de Ledger, espero vê-lo em Dark Knight, seu último projeto… Vem aí o melhor Coringa de todos os tempos?Entra depois no meu blog, sua presença será bem vinda e muito importante para que eu aumente meu número de amigos virtuais. Depois posso adicionar seu blog no meu blogroll?Endereço: http://agrandearte.wordpress.com

  16. Eu não conhecia esse The Air I Breathe. Agora fiquei curioso para assisti-lo. Também tenho vontade de assistir todos esses que você mencionou (com a exceção de Flawless, tenho uma birra com a Demi Moore), mas faltou mencionar My Blueberry Nights, Ensaio Sobre a Cegueira, Wall-E e o novo do Batman.

  17. OláDos mais esperados ai da sua lista, o Funny games não acho que vá ser mais foda que o original pois dificilmente aquela “frieza” germanica do elenco não será reproduzido, vale a pena conferir e comparar mesmo, tenho calafrios quando leio o nome “Haneke”..rsrsO Antes que o diabo… já assisti e sim, é um filme bom mas não é o melhor de Lumet, a trama é ótima mas não sei, algo não me convenceu…O Evening é MA-RA-VI-LHO-SO um dos melhores filmes que assisti ano passado, eu que sou praticamente enfermeira, sinto-me feliz por ter minha profissão enfim posta num local de valor (veja bem, o filme não é sobre enfermeiras…rs). Maravilhoso.Os outros ainda não assisti… vamos ver coé.bacci.

  18. “Fim dos Tempos (The Happening) – Lançamento: 27 de Junho de 2008”.Nooooossa, nessa data já tenho tudo cancelado, hahaha. Estarei na estréia da primeira sessão do dia. Sou completamente fã do M. Night Shyamalan! Também me interesso pelos outros, mas o “The Happening” certamente é o filme que mais desejo ver. Abraço!

  19. ótima lista… só faltaram as datas, pra gente ficar esperto, hehehe…estou ansioso para ver “Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto”.. me atraiu só pelo titulo, rs.. e tbm o novo do Shyamalan…além dos já blockbusters, batman, indiana jones…fiquemos na expectativa, rs…abraços

  20. Arthur, vi o trailer de “O Homem de Ferro” nesta última semana e achei sensacional. Mas, como disse ao Gustavo, são proejtos que não espero por muita coisa. Fico feliz que alguém se lembrou de mencionar por aqui o drama “The Air I Breathe”, rs.

  21. Gustavo, que bom ter gostado do novo modelo. Vamos ver quanto tempo ele irá durar, rs. Pois é, De Palma é meu diretor predileto e não poderia deixar de incluir o seu recente filme ao topo dos mais aguardados. O mesmo posso dizer de M. Night Shyamalan e seu “Fim dos Tempos”. Uma pena que nào vi o teaser antes dele ser removido por toda a rede.

  22. Otavio, tenho uma cópia de “Antes Que O Diabo Saiba que Você Está Morto” por aqui e tentarei ver nesta semana. Publico alguma coisa se der tudo certo. E “Indiana Jones” eu também aguardo, mas ele ficou em 12º lugar dentre todo o rascunho.

  23. Weiner, seja bem vindo. Já relacionei o seu endereço e em breve farei uma visita. Portanto, se você estivesse relacionando o Cine Resenhas a sua lista já ficaria grato. Então, liberei para todas as pessoas estarem comentando os meus posts, mas pode existir muitos usuários do Blogspot que utilize algum bloqueio.Os trailers de “Ao Amanhecer” e “The Air I Breathe” são excelentes, mas o mesmo não posso dizer o teaser de “Fim dos Tempos”, já que ele foi removido nos sites de vídeo.

  24. Marco, o senhor não gosta da Demi Moore? Ela é uma das minhas atrizes prediletas e estou de olho em “Um Plano Brilhante” há meses! Infelizmente não consegui relacionar os trailers depois do resumo, mas você pode encontrar facilmente o trailer de “The Air I Breathe” no Youtube.Abraço.

  25. Debora, que sorte a sua ter assistisdo ao filme de Lumet e do Koltai. Consegui acesso ao “Desaparecidos” e logo vou conferir. “Ao Amanhecer” logo também vou assistir e não deixarei de postar uma resenha.Beijos!

  26. Bruno, M. Night Shyamalan é um diretor sensacional e a expectativa para o seu novo filme é mais do que esperada. Obviamente também estarei na estréia.Abraço!

  27. Rodrigo, optei somente em postar a data de lançamento nacional, por isso muitos deles estão relacionados somente como 2008. Já dos blockbusters o que mais aguardo mesmo é “10.000 A.C.”

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: