Melhores de 2007: Roteiro Adaptado

1: Possuídos, escrito por Tracy Letts – com base na peça “Bug”, de Tracy Letts.

– Depois de levar o segundo lugar na categoria de melhor revelação, Letts agora é o destaque entre os melhores roteiros adaptados de 2007. Seu texto é difícil, mas é pelos motivos já descritos na categoria anterior que fazem com que nenhum cinéfilo fique indiferente aos acontecimentos de “Possuídos”, por mais paranóicos que possam ser.

2: Pecados Íntimos, escrito por Todd Field e Tom Perrotta – com base no livro “Criancinhas”, de Tom Perrotta.

– Só mesmo a Academia para explicar o porquê da não premiação do roteiro adaptado de Todd Field e Tom Perrotta no Oscar passado. Além da construção magistral de cada um dos personagens, desde os centrais até os secundários, Field e Perrotta mostra que, apesar das nossas responsabilidades e o tempo de existência, muitas vezes não passamos de crianças ingênuas.

3: Perfume – A História de Um Assassino, escrito por Andrew Birkin, Bernd Eichinger e Tom Tykwer – com base no livro “O Perfume – História de Um Assassino”, de Patrick Süskind. 

– Foi com “Corra, Lola, Corra” que Tom Tykwer recebeu notoriedade como diretor engenhoso e roteirista talentoso. Com a parceria de Andrew Birkin e Bernd  Eichinger, Tykwer conseguiu o feito de entregar o esplêndido “Perfume – A História de Um Assassino”, um livro considerado por muitos mestres do cinema como inadaptável, o que não é pouco.

4: Tropa de Elite, escrito por Bráulio Mantovani, José Padilha e Rodrigo Pimentel – com base no livro “Elite da Tropa”, de André Batista, Rodrigo Pimentel e Luiz Eduardo Soares.

– Pelo visto, se o Cine Resenhas dedicasse uma premiação aos melhores de 2007 dentro do cinema brasileiro provavelmente “Tropa de Elite” encontraria o topo em todas as categorias. É um novo tratamento dado aos elementos já desgastados do nosso cinema. E fica impossível se esquecer de bordões como “Pede para sair” e “O senhor é um fanfarrão”.

5: Notas Sobre Um Escândalo, escrito por Patrick Marber – com base no livro “Anotações Sobre Um Escandalo”, de Zoe Heller

– Patrick Marber já havia recebido um bom reconhecimento com o roteiro de “Closer – Perto Demais”, um dos dramas mais populares do cinema atual pela fantástica maneira como os personagens interpretados por Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen se relacionam. No entanto, o que foi feito pela adaptação de “Anotações Sobre Um Escândalo” é o maior destaque. Nas mãos de Richard Eyre, o texto merecia um destino melhor. Mas não é sempre que o público é brindado com Barbara Covett’s.

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

7 Comentários em Melhores de 2007: Roteiro Adaptado

  1. Não concordo muito com a inclusão de “Perfume”, já que considero que o final estraga o filme! Mas, concordo com a inclusão dos outros três filmes – você sabe que ainda não assisti “Possuídos”.

  2. O roteiro de “Possuídos” é excelente mesmo, mais do que merecido esse reconhecimento. Contudo, meu roteiro adaptado favorito de 2007 foi o de “Zodíaco”, seguido pelo de “Pecados Íntimos” e “Tropa de Elite”.

  3. Gostei das suas escolhas. Meus 5 escolhidos foram esses aqui:

    1)Pecados Íntimos
    2)Zodíaco
    3)Tropa de Elite
    4)O Ultimato Bourne
    5)Notas Sobre um Escândalo

    Eu já acho “Possuídos” bem escrito, principalmente os diálogos. Mas acho mais um filme de direção do que de roteiro, sendo este seu motriz.

  4. Alyson, é sempre bom saber que, neste mundo, sempre haverá alguém que aprecie “Possuídos” além de mim, rs. Abraço!

    Kamila, é que sou tão apaixonado pelo livro de Patrick Süskind que foi impossível não gostar da sua adaptação para os cinemas e, consequentemente, o seu desfecho.

    Vinícius, o senhor acredita que eu ainda não me animei em ver “Zodíaco”?

    Wally, acho “Possuídos” um filme excepcional tanto pelo seu roteiro quanto pela sua direção.

  5. Olá, Alex. Tdo bem?

    Pois é , ainda não vi “Possuídos”, faz tempo que vc me aconselhou mas está difícil de achar. Isso deve ser um sinal de que é muito bom mesmo! rsrs. E gostei do resto dos indicados e colocaria “Zodíaco” nesta lista tbm!

    Fique bem, beijos!! [;)]

  6. Tudo bem, Mayara. Com toda essa crise que as locadoras de todo o país está passando acho até “justificável” elas não terem “Possuídos” no próprio acervo, pois é um filme que, ao menos por aqui, todos se queixaram. Mas espero que em breve surja uma oportunidade de vê-lo, pois é excelente.

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: