Skip to content

Resenha Crítica | A Garota Morta (2006)

A Garota Morta | The Dead Girl
A Desconhecida:
Arden (Toni Collette) tem o seu cotidiano monótono virado pelo avesso ao descobrir pelo acaso um corpo de uma garota. Solitária, ela atura todos os dias a mãe (Piper Laurie, revivendo os tempos de “Carrie – A Estranha”) que a humilha. Chamando a atenção das autoridades e das pessoas que vivem nas mesmas redondezas após encontrar o tal cadáver, Arden recebe uma chance de uma vida nova ao conhecer Rudy (Giovanni Ribisi), por quem se apaixona instantaneamente.

A Garota Morta | The Dead Girl

A Irmã: mesmo que o desaparecimento de sua irmã tenha acontecido há muitos anos, Leah (Rose Byrne) supõe qual foi o destino dela ao receber o cadáver de uma garota. Legista, ela encontra uma marca de nascença que se assemelha com aquela que sua irmã carregava na mão. Os seus pais (Mary Steenburgen e Bruce Davison), ainda esperançosos em encontrar a filha viva, não reconhecem o corpo e insistem que Leah esteja enganada.

A Garota Morta | The Dead Girl

A Esposa: Ruth (Mary Beth Hurt, em desempenho digno de aplausos) é uma velha dona de casa que inicia suspeitas enquanto as constantes saídas de seu marido Carl (Nick Searcy) da residência ondem vivem. Revirando todo o local em busca de algo que possa acabar com sua própria desconfiança, Ruth acaba por encontrar evidências que entregam Carl como um provável assassino em série. O que ela fará perante essa situação: se calará ou o denunciará?

A Garota Morta | The Dead Girl

A Mãe: Melora (Marcia Gay Harden) vai em busca de sua filha que a abandonou alguns anos atrás. Sem saber a principal razão deste comportamento, ela descobre através do auxílio de Rosetta (Kerry Washington) que no passado sua filha foi vítima de abusos do próprio pai. No entanto, Melora tenta reiniciar tudo do zero ao saber que ela deixou uma pequena menina.

A Garota Morta | The Dead Girl

A Garota Morta: Krista (Brittany Murphy, na melhor performance de sua carreira) é uma jovem desleixada e viciada em drogas, mas que se esforça para tentar reverter a situação de sua própria vida. Querendo fazer uma surpresa para a sua filha levando-a para Norwalk, Krista passa por problemas quando enfrenta o sujeito que espancou a sua amiga Rosseta (Washington).

Escrito e dirigido por Karen Moncrieff (“Um Certo Carro Azul”), “A Garota Morta” é dividido em cinco núcleos. Através de uma estrutura que liga cada uma das personagens com as ações que estão protagonizando, mas com segmentos que não sofrem intromissões uns com os outros, o drama apresenta muita garra através de suas cinco histórias que contam com mulheres frágeis, tristes, independentes e esperançosas. Não há mistérios na trama (tudo pode ser antecipado antes do último ato) e Moncrieff, com o apoio de um casting notável, não tem receios em encerrar tudo de forma arrasadora. Merece ser descoberto.

Título Original: The Dead Girl
Ano de Produção: 2006
Direção: Karen Moncrieff
Elenco: Toni Collette, Rose Byrne, Mary Beth Hurt, Marcia Gay Harden, Brittany Murphy, Piper Laurie, Giovanni Ribisi, James Franco, Mary Steenburgen, Bruce Davison, Nick Searcy, Kerry Washington e Josh Brolin
Cotação: 4 Stars

34 Comments

  1. Nunca tinha ouvido falar neste filme antes, mas a leitura deste post foi suficiente para me fazer ficar curiosa para conferir a obra. Vou ficar de olho para ver se encontro “A Garota Morta”.

  2. Não conhecia esse também, Alex! Achei interessante!

    Abraço!!!

  3. • Kamila, pensava que você tinha conhecimento da existência de “A Garota Morta”. Se eu não me engano, a Europa Filmes lançará o filme direto em DVD este mês, dia 15.

    • Pedro, fica aí a dica para você procurar este filme na segunda quinzena deste mês. Abraço!

  4. Olá, Alex! Tdo bem?

    Já vi o trailer e li sobre “A Garota Morta” e gostei do que vi. Mas demorou para chegar aqui, afinal este filme é de 2006. Já que chegará em DVD este mês, tentarei locar e espero conseguir achar!

    Fique bem, Beijos!! [;)]

  5. Todos estão falando bem desse “The Dead Girl” e por isso mesmo quero conferir – ainda mais depois desse seu texto bastante interessante. O elenco é outro aspecto que chamou minha atenção…

  6. Kau Kau

    Alex, achei a premissa fantástica. E me pergunto: como assim nunca ouvi falar?? Bom, sou fã de Collette, Byrne e Marcia. E também acho Britany uma atriz interessante (vida sua ótima atuação no péssimo Matemática do Diabo). Vou correndo procurá-lo!

    Ótimo, o seu blog! Quando puder, passa no Cinefilando (http://cinefilando.blogspot.com/)

    Bom fds! Abs.

  7. Um filme que me intriga demais. Mas ta difícil de encontrá-lo por aqui. O elenco é soberbo.

    Ciao!

    ps: Um Amor para Toda Vida é perdidinho, coitado…

  8. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    • Mayara, tudo bem, obrigado! Talvez por ser um filme independente e por ter sido exibido num circuito para lá de limitado a procura de “A Garota Morta” não deve ter sido tão grande por aqui. Ao menos vamos recebê-lo, mesmo depois de tanto tempo. Beijos!

    • Vinícius, só o elenco é motivo o suficiente para ver o filme.

    • Kau, vale muito a pena. E a Brittany Murphy é uma atriz que adoro, mas ainda não vi “Matemática do Diabo”. Obrigado pela visita, vou retribuir em breve. Excelente domingo e início de semana, abraços!

    • Wally, confirmando aqui ele chega em DVD no dia 16, mas isto o senhor já deve saver. E “Closing the Ring” é perdidinho mesmo, uma pena. Abraços!

  9. Esse filme é fantástico; assistí, por indicação de sites portugueses, há muito tempo. Brittany Murphy e Toni Collette surpreendem.

  10. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Passageiro, fico feliz que tenha gostado de “A Garota Morta”. Espero que ganhe o merecido reconhecimento em DVD por aqui.

  11. Oii :D
    Eu assisti esse filme e me encantou, é uma boa história apesar de triste, eu me emocionei, principalmente quando no final começa a passar a música do encerramento.
    POR FAVOR…eu estou procurando e não acho.
    Você poderia me dizer o nome da música de encerramento do filme?
    Eu gostei muito, mas não estou achando.
    Kiss :*
    Parabéns pelo blog.

  12. Beth! Beth!

    Simplesmente adorei esse filme

    é como se uma teia se formasse atravez da garota morta

    e nos faz pensar que, um corpo encontrado, afeta várias pessoas de várias formas.

    Brittany Murphy mostra toda sua versatilidade enterpretando A garota morta!

  13. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    -> Danielle, fico contente por você ter gostado de “A Garota Morta”. E enquanto a canção confesso que terei de fazer algumas pesquisas. Você aguarda mais um pouco? Retorno através daqui e do seu blog. Beijos e obrigado!

    -> Beth!, exatamente. E Brittany Murphy é uma atriz de grande talento e aqui se entrega de forma devastadora.

  14. Victor Victor

    Há muito tempo não via um filme com um elenco tão rico e interpretações tão marcantes como esse. Um filme que tem como fio condutor,o encontro do cadáver de uma jovem e que vai revelando ao longo de seus cinco atos, mulheres emocionalmente mortas. Um filme triste,sombrio e amargo,mas ao mesmo tempo revelador e que traz em cada final de ato uma esperança de libertação. Belíssimo trabalho.

  15. matheus matheus

    o filme eh impressionante,uma história bem elaborada e interpretações dignas de oscar- – destaque para Toni Colleti e Rose Byrne mas os outros atores fazem performances memoráveis,mas o filme fica tão bom que quando a linha que une as histórias se fecha ele acabaa,querewmosd sempre um pouco mais depois de vibrar com essas atuaçoes fantásticas

  16. Marcelo Coldfer Marcelo Coldfer

    Vi o filme ontem e realmente me surpreendi de verdade. Que vê a capa do DVD imagina que seja um filme de ´serial killer ‘ mas não se engane. O filme é bem mais psicológico e os resultados são surpreendentes. A melhor interpretação fica por conta de Marcia Gay Harden como a mãe da garota morta. Nota 9

  17. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Victor, adorei o seu comentário sobre “A Garota Morta”, pois você diz exatamente sobre o quê o longa se trata: de pessoas emocionamente acabadas e que através de um triste acontecimento encontram um sinal de esperança em suas vidas.

    Matheus, “A Garota Morta” é repleto de interpretações espetaculares. Uma pena que as principais premiações do cinema acabou por se esquecer dessa preciosidade de filme.

    Marcelo, eu também gostei muito da interpretação de Marcia Gay Harden, mas a minha predileta foi a Brittany Murphy. Mas todas estão soberbas.

  18. Solange Solange

    Acabei de ver esse filme, e fiquei realmente impressionada com a história e a interpretação de todos os atores. Eh uma daquelas raras surpresas, onde vc vai na locadora e descobre um tesouro. Adorei, recomendo a todos, é um drama triste, mas muito bem relatado e conduzido, virei fã de Moncrieff.

  19. Solange, fico muito feliz por você ter gostado de “A Garota Morta”. É um filme que merece ser apreciado por todos, vendo o quão pouco ele foi divulgado em seu lançamento. E já que se tornou fã de Karen Moncrieff não deixe de ver “Um Certo Carro Azul”.

  20. Tommaso Tommaso

    Não achei interessante, para mim é uma tentativa não bem sucedita de fazer um filme psicologico. Os diretores de qualidade, na minha opinião, continuam sendo Bunuel, Bergman e Pasolini.

  21. Tommaso, não se trata de um filme psicológico. O que o filme nos mostra são mulheres vivendo e tentando superar momentos difíceis de suas vidas e que encontram a oportunidade de um recomeço através de uma tragédia. Claro que o psicológico de cada uma delas é conturbado e que isto é um destaque, mas “A Garota Morta” é um filme de redenção, de segunda chance. E não compreendo a sua opinião em relação de diretores de qualidade, pois este não é um tema que apliquei à resenha.

  22. Tommaso Tommaso

    Alex, peco desculpas, concordo que o tema nao é relativo a diretores de qualidade. Nao concordo ser um filme de redencao ou de segunda chance mas apenas um relato de acontecimentos de vida real. Mas a minha é apenas a opiniao de um cinofilo amador, nao de um critico profissional.

  23. Tommaso, sendo um cinéfilo ou um crítico profissional, a sua opinião tem o mesmo valor de qualquer um que seja um especialista na área ou não. Mas eu não sou capaz de pensar em outra coisa para definir o filme do que personagens que tomam novos rumos em suas vidas. Se você analisar bem, a vida de todas as mulheres que protagonizam cada um dos cinco episódios do longa são bem alteradas no final.

  24. Silvaninha Silvaninha

    Assisti a pouco no telecine e gostei muito! E realmente concordo; Brittany Murphy deu um show e mostrou nesse filme, que ainda vamos ter muita boa, vindo do seu trabalho.

  25. Silvaninha, acho a Brittany Murphy uma atriz extremamente carismática, mas eu nunca a vi atuar de forma tão visceral como visto em “A Garota Morta”.

  26. Kaumzinha Kaumzinha

    O filme é horrivel, simplesmente odiei=(

  27. Kaumzinha, mas o que há nele que você o fez achar simplesmente detestável?

  28. É interessante, dividido em cinco partes, mas dá uma certa sensação de desnorteamento, já que elas não parecem se ligar necessariamente. A personagem de Toni Collette só aparece na primeira. Mas o bom é que há atores talentosos (Marcia Gay Harden, Mary Beth Hurt, Josh Brolin, Giovani Ribisi) em penca e que as histórias são cruas e fortes. E melancólicas. O que acontece é puro beco-sem-saída. E, no entanto, senti um grande humanismo no projeto todo…

  29. Francisco, o que você disse em seu comentário é bem verdadeiro. E acho que essa sensação que acontece das histórias aparentemente não se ligarem diretamente dá frescor ao drama.

  30. Kaumzinha Kaumzinha

    Alex, me desculpe por falar do filme, só que não faz mt meu tipo, pq gosto de filmes claros e diretos, mas levando em consideração o filme não é tão ruim assim. Falando nisso. Vc faz cinema?

  31. Fernanda Fernanda

    Eu vi esse filme por duas vezes na televisão, mas nunca consegui pegar desde o começo. A atriz que faz a garota morta fez ‘Recém-Casados’, ela está irreconhecível.Como não consegui ver o nome da atriz, tive que consultar na internet os filmes que a mesma atuou. Incrível como ela fez um papel totalmente inverso, ela realmente incorporou a personagem.

  32. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    Kaumzinha, perdão pela demora em responder, só retornei a esta postagem através do comentário da Fernanda. Se ainda não é tarde para o retorno, não, não faço cinema. No ano passado tentei ingressar uma Escola Livre de Cinema e Vídeo, que talvez seja uma das mais conceituadas do país ao oferecer curso de cinema gratuitamente. Mas a disputa foi difícil e eu fracassei na segunda fase. :(

    Fernanda, a atriz é Brittany Murphy, a estrela da comédia que você citou, “Recém-Casados” (que eu acho impagável!). Vale lembrar que ela também fez um papel diferente no drama “Garota, Interrompida”, mas nada que alcance a profundidade atingida neste “A Garota Morta”.

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: