Ponto Crítico de Abril – 2008

Pois é, caros blogueiros e blogueiras! Novamente me atrasei com a atualização do Ponto Crítico. Mas nada que impeça que continuemos em frente, mesmo com os meus passos de tartaruga. Antes de descrever alguns destaques e agradecer pela participação de todos, informo que neste mês de abril comecei a adotar uma nova tática, incluindo um filme à tabela que seja avaliado pelo menos por três cinéfilos. Daí se percebe que a relação de lançamentos nos cinemas brasileiros ocorridos no mês de abril sofreu uma boa encolhida quando transposta para a tabela. Ainda assim, com apenas três avaliações, “Irina Palm” é quem lidera o mês como o filme com a melhor média entre os outros longas com 77% de aprovação, quase empatando com “O Sonho de Cassandra”, retorno ao suspense de Woody Allen, e “Homem de Ferro” (o mais conferido de abril), um dos maiores sucessos do ano, que receberam 76%.
.
A honestidade de “Apenas Uma Vez” também conquistou os cinéfilos, recebendo a média de 75% com base nas avaliações. Mas ao contrário dos outros meses, que recebemos filmes com uma satisfação que ultrapassava 80%, todos foram bem exigentes desta vez. Dentre os outros filmes, a paródia “Super-Herói – O Filme” obteve 35% na média geral, enquanto “Uma Chamada Perdida” ficou com 31%. O lanterninha da vez é “Imagens do Além”, com 30% (não hesitei em presenteá-lo com um zero bem redondo!).
.
Caso você administre um blog e não tenha participado das edições anteriores e quer enviar suas notas para contribuir no mês de maio basta informar através de um comentário. Um e-mail será enviado para você constando a relação completa de filmes exibidos nos cinemas dentro de um único mês (de acordo com os lançamentos paulistanos). Obrigado pela paciência e compreensão de todos. Conto com vocês no próximo Ponto Crítico!

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

22 Comentários em Ponto Crítico de Abril – 2008

  1. Ainda não vi “Irina Palm”, mas gostei muito de ver “Homem de Ferro” e principalmente “O Sonho de Cassandra” na segunda colocação, acho que era meu favorito do mês – ao lado de “Apenas uma Vez”. Mais uma vez parabéns pelo Ponto Crítico!

  2. Parabéns, Alex, mais uma vez ficou muito bom mesmo o Ponto Crítico. Os resultados que mais me chamaram atenção foi “Homem de Ferro” e “O Sonho de Cassandra”, que mantiveram médias altas, com várias pessoas assistindo. “Irina Palm” obteve a melhor média, mas em virtude de uma nota bem alta, que carregou a média, já que somente 3 pessoas assistiram. Mas é isso, que venha o Ponto Crítico de Maio!!! Abraço!

  3. -> Vinícius, obrigado. Também não vi “Irina Palm” e gostei de ver “O Sonho de Cassandra” entre um dos favoritos do mês. Mas eu fui o único que não se empolgou com “Homem de Ferro”.

    -> Pedro, houve um ou outro filme que você também conferiu, mas tive que desconsiderar por causa da pequena nova norma do ponto. Abraço!

    -> Bruno, é verdade! Na verdade seria outro filme que seria destacado como aquele a conquistar a melhor média, mas tal título recebeu somente duas avaliações e optei por considerar apenas aqueles com três ou mais notas. No entanto, a diferença entre “Irina Palm” e outros títulos foi pequena. E muito obrigado, Bruno. Sem a colaboração de você e dos outros blogueiros o ponto não daria certo. Abraço!

    -> Mayara, pelo visto você também está antenada ao sequestro que aconteceu por aqui. Aliás, bem por aqui, pois moro há poucos minutos do apartamento onde aconteceu a tragédia, rs. E muito obrigado por toda a colaboração! Beijos e tenha também um maravilhoso final de semana.

  4. Denis, caso você tenha interesse em participar confirme aqui que te mando a lista de lançamentos de maio. Abraços!

  5. Assisti a muitos poucos filmes neste mês de Abril, mas fico feliz de ver que “Irina Palm” e “Apenas Uma Vez” tiveram ótimas avaliações. Os dois filmes são maravilhosos e são duas das melhores obras que vi neste ano.

  6. Dos que eu vi:

    Apenas uma Vez – 9,3
    Awake – A Vida Por um Fio – 8,0
    Encurralados – 8,7
    Homem de Ferro – 8,5
    Imagens do Além – 4,2
    Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro – 7,0
    Os Reis da Rua – 6,0
    O Sonho de Cassandra – 7,8
    Quebrando a Banca – 7,0
    Super-Herói: O Filme – 5,2
    Três Vezes Amor – 7,8
    Uma Chamada Perdida – 3,0

    Ufa! Acho que só. E tô querendo muito ver “Irina Palm”.

    Abraço
    Mateus

  7. Alex, eu achei Apenas Uma Vez magnífico. A simplicidade e humildade do filme me conquistaram e as suas canções são de encher os olhos. Irina Palm é interessante, mas tem uma nota 7,0/7,5 na minha avalição; aqui, o destaque é a excelente atuação de Marianne. Homem de Ferro é beeeeem legal… mas tb não sai com mais de 7,0. E O Sonho de Cassandra, apesar de ter uma belíssima premissa, não chega a ser um Ponto Final.

    Abraços.

  8. I don’t know you
    But I want you
    All the more for that
    Words fall through me
    And always fool me
    And I can’t react
    And games that never amount
    To more than they’re meant
    Will play themselves out

    Take this sinking boat and point it home
    We’ve still got time
    Raise your hopeful voice you have a choice
    You’ve made it now

    Falling slowly, eyes that know me
    And I can’t go back
    Moods that take me and erase me
    And I’m painted black
    You have suffered enough
    And warred with yourself
    It’s time that you won

    Take this sinking boat and point it home
    We’ve still got time
    Raise your hopeful voice you had a choice
    You’ve made it now

    Take this sinking boat and point it home
    We’ve still got time
    Raise your hopeful voice you had a choice
    You’ve made it now
    Falling slowly sing your melody
    I’ll sing along

  9. Esse foi o melhor quadro que você montou agora. Pena que não vi o filme com Marianne Faithfull.
    Esta sessão é, oficialmente, o “Metacritic” dos blogueiros cinéfilos brasileiros!

    Mas, putz, como o pessoal gosta do Homem-de-Lata…

  10. Intrigante ver “Irina Palm” no topo. Não vejo a hora de conferi-lo. Mas a lista ficou muito bem compilada, como sempre. E também gostei das médias, em sua maioria, justas.

    Ciao!

  11. Acho q só eu achei o TRES VEZES AMOR bem legal – o filme tem umas sacadas bem interessantes para filmes do gênero. E a Isla Fisher é um fofa.

    E ótimo saber q vc está ouvindo a trilha d O PIANO. O Michael Nyman raramente tem o seu valor reconhecido.

  12. -> JP, só peço mais um pouco de paciência para que a tartaruga aqui consiga se atualizar melhor. Acho que postarei o Ponto Crítico de Maio entre o final deste mês e o início do próximo. Abraços!

    -> Kamila, estou atrás de “Irina Palm” desde o instante que você me sugeriu, mas não o encontro. E fiquei contente pela boa média que “Apenas Uma Vez” conquistou, ainda que eu imaginasse que receberia uma média maior.

    -> Mateus, depois encaminharei um e-mail para você! Abraço!

    -> Kau, concordo com seus comentários, mesmo não conseguindo curtir muito “Homem de Ferro”. E “O Sonho de Cassandra” merecia um desfecho melhor. Abraços!

    -> Denis, canção maravilhosa!

    -> Gustavo, tento fazer de tudo com as limitadas ferramentas que tenho por aqui. E espero poder reunir um número maior de blogueiros nas próximas edições. E é Homem de Lata, sim, mas daquelas bem enferrujadas!

    -> Wally, se as médias ficaram justas ou não a culpa é inteiramente nossa, rs. Abraços!

    -> Anderson, eu gosto de Isla Fisher e “Três Vezes Amor” ainda tem Kevin Kline, mas é um filme sem graça e morninho demais. E a trilha de “O Piano” é algo maravilhoso.

    -> Cecilia, depois também irei encaminhar um e-mail para você. Beijos!

    -> Rogerio, com toda a certeza! Se quiser comunicar ao Ramon ele também será bem-vindo. Abraços!

    -> Robson, eu ADOREI o MEME que você publicou no Portal Cine. Com toda a certeza responderei.

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: