Quatro Minutos

Quatro Minutos | Vier Minuten Por se tratar de dois longas cujos lançamentos nacionais não são tão distantes, será um espanto para o público que encarar “Quatro Minutos” antes de “O Leitor”. Ou vice-versa. Mas antes de estabelecer as distinções entre estes dois títulos cinematográficos, ambos trazem em seus argumentos um episódio do Holocausto que cada uma das protagonistas não hesita em permanecer oculto, trazendo nas revelações o elemento narrativo de grande importância, sendo capaz de elevar a história em um outro degrau. Monica Bleibtreu e Kate Winslet também recorrem a uma pesada maquiagem para modelar Traude Krüger e Hanna Schmitz, respectivamente. E, por fim, apreciam uma arte: Traude o da música e Hanna o encanto que desperta com a leitura no papel de ouvinte. Mas, desta vez, vamos destacar “Quatro Minutos”.

Rodado por Chris Kraus (que se inspira numa história verídica) na Alemanha no ano de 2006, “Quatro Minutos” traz a professora de piano Traude Krüger dentro de uma penitenciária feminina usando o seu amplo talento com o instrumento musical para ensinar as poucas detentas interessadas no aprendizado. Mesmo que desastrosas, Traude transfere todas as suas atenções à Jenny (Hannah Herzsprung), uma jovem rude e sempre no limite, ferindo a si mesma e a aqueles que a rodeiam dentro da prisão quando nervosa. Ainda assim, seu talento com uso do instrumento é notável, sendo capaz até mesmo de tocar algemada. Mas os acordes incomodam Traude, chamando-os de música negra. E resta a esta senhora de oitenta anos fazer com que Jenny tente modificar o rumo de sua vida mesmo que tenha que pagar pelo erro que cometeu no passado através da música.

A direção flui muito bem, só que o Chris Kraus roteirista poderia melhorar o desenvolvimento de suas personagens. De tão rancorosas, antipáticas ou mesmo monstruosas é quase incompreensível as atitudes tomadas por cada uma delas, especialmente no que se diz respeito a brutalidade de Jenny com a sua “mestra”. Embora de passados obscuros, Traude e Jenny sempre são duras até mesmo quando encontram oportunidades para a felicidade ou de se redimirem. Ao final, redimir é algo que o drama faz, necessitando somente de quatro minutos para isto. É o tempo da apresentação de Jenny no concurso ao qual se inscreveu por insistência de Traude. E a cena onde é centrada as qualidades de “Quatro Minutos”.

Título Original: Vier Minuten
Ano de Produção: 2006
Direção: Chris Kraus
Elenco: Monica Bleibtreu, Hannah Herzsprung, Sven Pippig, Richy Müller e Edita Malovcic
Cotação: 3 Stars

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

11 Comentários em Quatro Minutos

  1. Confesso que nunca ouvi falar desse filme, Alex! Mas já fiquei interessado especialmente pelas comparações com “O Leitor” (e também pela foto do post, hehehe).

  2. Vinícius, fiquei atento ao longa quando aconteceu o seu lançamento por aqui num dos últimos meses de 2008, mas só o vi na semana passada. Vale a pena!

  3. Otavio, obrigado. Abraços!

    Kamila, confesso que fico surpreso pelo filme ser desconhecido até então por você e os nossos colegas blogueiros. Talvez seja pela sua tímida passagem nos cinemas e seu lançamento no DVD.

  4. Nossa e põe passagem timida nisso!
    Não sabia de tal filme, muito menos que já esta nos cinemas brasileiros. Ainda que a nota não seje das melhores, algumas ressalvas suas me fez ter vontade de conferi-lo. Vamos ver…

    Abraços!

  5. Alyson, na verdade o filme já saiu de exibição há um tempo. O seu lançamento em nosso país aconteceu no decorrer do mês de Setembro e ele já está disponível no DVD pela Paris Filmes. E vendo pelos transtornos que o filme nos causa devido as atitudes das personagens não pude dar ao drama uma melhor avaliação. Abraços!

  6. Wally, está é somente uma imagem para divulgação do longa. Deve ser por isto que não encontrei outra melhor, rs. Abraço!

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: