10 Aniversários Cinematográficos

Mal levantei para enfrentar o dia no meu aniversário de 19 anos e alguns desastres já acontecem. É cansaço, morte de Hamster, sermão de mãe, filme ruim e por aí vai. Mas nada melhor do que levantar os ânimos e ver que o azar também persegue alguns personagens do cinema numa data de aniversário. Desta forma, realizei um levantamento de longas sem necessariamente selecioná-los pela qualidade, mas pelas situações embaraçosas vividas ao comemorar o mais um ano de vida.
.

jogo-de-amor-em-las-vegasJogo de Amor em Las Vegas, de Tom Vaughan (2008, What Happens in Vegas).
Presente de aniversário: a boa comédia de Tom Vaughan e com Cameron Diaz e Ashton Kutcher como par central nos mostra que nem sempre é bom armar uma festa surpresa para o parceiro ou parceira. Diaz, toda animada em surpreender o namorado acaba ouvindo vários desaforos, inclusive de que não transa bem. O problema é que todos os amigos do casal estão na sala escondidos prestes a gritar um parabéns para o sujeito.
.

de-repente-30De Repente 30, de Gary Winick (2004, 13 Going on 30).
Presente de aniversário:
o adorável longa de Gary Winick é sobre Jenna Rink, interpretada por Christa B. Allen. Ela está descontente com os seus 13 anos de vida e, num passe de mágica, consegue realizar o seu sonho na data de aniversário: se tornar mais velha. É claro que a maturidade, onde  ganha as curvas de Jennifer Garner, a fará repensar muitas coisas em sua vida.
.

a-isca-perfeitaA Isca Perfeita, de Jez Butterworth (2002, Birthday Girl)
Presente de aniversário:
John Buckingham (Ben Chaplin) é um homem solteiro que num momento de desespero acaba por encomendar uma parceira chamada Nadia. Ela vem nas formas de Nicole Kidman, que não fala nada em inglês. Quando pensa em “devolvê-la”, se depara com uma mulher sensual fera na cama. Mas a doçura da moça desaparece quando os personagens de Vincent Cassel e Mathieu Kassovitz aparecem na casa de John para festejar o aniversário de Nadia.
.


tudo-sobre-minha-maeTudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Amnodóvar (1999, Todo sobre mi madre)
Presente de aniversário:
Esteban (Eloy Azorín) ganha um presente de sua mãe Manuela (Cecilia Roth) no seu aniversário bem tentador: conhecer os bastidores de uma peça estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Dá que o sujeito é atropelado quando tenta apanhar um autógrafo da musa. A tragédia rende um longa onde Almódovar, mas do que nunca, trata de dramas femininos com muita sensibilidade.
.

vidas-em-jogoVidas em Jogo, de David Fincher (1997, The Game)
Presente de aniversário:
cineasta David Fincher, o magnata interpretado por Michael Douglas é um homem infeliz, mesmo que podre de rico. A “razão de sua existência” é, digamos, testada quando seu irmão Conrad (Sean Penn) lhe dá um presente de aniversário bem incomum, cortesia do Serviços de Recreação do Consumidor. Pena que a festa armada no final do longa seja bem desapontador para o espectador, ainda que ele traga Deborah Kara Unger, um presentaço!
.

O Mentiroso, de Tom Shadyac (1996, Liar Liar)o-mentiroso
Presente de aniversário:
outro pedido de aniversário vindo de um garotinho (Justin Cooper) que se concretiza num passe de mágica. Neste hilariante longa de Tom Shadyac, Jim Carrey é um sujeito que vive mentindo para todos ao seu redor. A verdade aparece quando seu filho assopra as velas do seu bolo de aniversário pedindo que seu pai pare de mentir.
.

vizinhanca-do-barulhoVizinhança do Barulho, de Paris Barclay (1995, Don’t Be a Menace to South Central While Drinking Your Juice in the Hood)
Presente de aniversário:
Shawn Wayans  e Marlon Wayans um dia já foram bem engraçados. Mas não é este o presente que a comédia reserva. Na tal vizinhança do barulho do título só há moradores excêntricos, desde a velha viciada em drogas até mesmo a Dashiki, jovem mulher com um caminhão de filhos. Reza a lenda no local de que muitas pessoas não sobrevivem depois dos 21 anos. E é uma bala que recebe um indivíduo ao assoprar as velas do seu bolo do 21º aniversário.
.

Um Dia de Fúria, de Joel Schumacher (1993, Falling Down)um-dia-de-furia
Presente de aniversário:
aqui não estamos diante de um filme que destaca a comemoração do aniversário, mas vale lembrar que a filha de Michael Douglas completa mais um ano de vida. Ele é um sujeito que está com o casamento acabado e que vive um dia de fúria diante da bagunça de Los Angeles. O presente daqui está mais para aquele que se prepara para um inimigo secreto, tamanho o constrangimento que a fita transmite.
.

a-profecia1A Profecia, de Richard Donner (1976, The Omen)
Presente de aniversário:
aqui uma jovem empregada encarregada de cuidar do pequeno Damien Thorn lhe presenteia de forma bem inusitada na sua festa de aniversário: com um suicídio. Talvez seja a comemoração de aniversário mais macabra vista nos cinemas! Mais bizarro é os fatos que ocorreram nos bastidores, seja da decapitação da esposa do responsável pelos efeitos especiais do filme até bombardeiros no hotel onde Richard Donner estava hospedado.
.

As Irmãs Diabólicas, de Brian De Palma (1973, Sisters)as-irmas-diabolicas
Presente de aniversário:
depois de passar a noite com Danielle (Margot Kidder), Phillip Woode (Lisle Wilson) vai a uma loja e encomenda para o mesmo instante um bolo de aniversário, vendo que já sabe sobre o aniversário de Danielle. O problema é que ela tem uma irmã gêmea de personalidade oposta chamada Dominique (também Kidder) e é com facadas que ela retribui as boas intenções de Phillip.

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

9 Comentários em 10 Aniversários Cinematográficos

  1. Bacana essa matéria Alex, bem lembrado Um dia de Fúria e Vidas em Jogo que eu adoro. Poderia ter citado também Celular com Kim Bassinger. Mas só de pensar que um dia totalmente embaraçoso possa chegar não dá nem vontade de acordar.
    Congratulations !

  2. Olá, Alex! Tudo bem?

    Gostei bastante da matéria. E quero desejar um sincero feliz aniversário atrasado. Que você tenha muita paz, saúde e bons filmes. Vida Longa!

    Beijos e felicidades! ;)

  3. Bem, já dei os parabéns para você, espero que tenha sido um dia melhor do que aparentou, hehehehe. Dos longas citados, meu favorito é “Tudo Sobre Minha Mãe” e a cena comentada é mesmo marcante. Abs!

  4. Marcelo, obrigado. Na verdade, a minha intenção aqui era prestigiar somente os filmes com algum aniversário envolvido na premissa. E eu não me lembro se “Celular” tinha algo do gênero, rs.

    Academia, certamente tenho interesse. Logo estabeleço contato.

    Mayara, hoje não estou muito bem, mas obrigado pelos parabéns! Beijos!

    Vinícius, a semana inteira está sendo uma droga por causa dessa minha virose e gripe que não vão embora, mas beleza! Valeu, abraços!

    Cassiano, tem outros (“Para Gillian, No Seu Aniversário”, “Gata em Teto de Zinco Quente”), mas só vi esses, rs.

    Kamila, ?

    Hugo, obrigado! Meu aniversário não é desastroso perto de alguns mencionados aqui, rs.

    Charles, decorreu, sim! :D Obrigado pelos parabéns!

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: