Skip to content

Resenha Crítica | Marley & Eu (2008)

marley-eu
Todos aqueles que cultivam em seus lares ao menos um animal de estimação, por menor que ele seja, sabem que essa convivência não se limita a tarefas diárias como alimentação ou bem-estar deste ser vivo. Mas a princípio John Grogan (Owen Wilson) imagina que o desafio é fácil quando adota um fofo Labrador como uma espécie de pretexto para prolongar uma das metas de sua recém-esposa Jennifer (Jennifer Aniston): engravidar. Mas ambos não imaginam que este “filhote em liquidação” lhes causarão enormes problemas, seja a perda de vários móveis e peças de roupas totalmente destruídas pelas travessuras do cão ou mesmo aqueles constrangimentos em público.

Por mais difícil que seja de se imaginar serão esses transtornos que Grogan passa com o seu cão Marley que trará a sua ascensão profissional, mesmo que não seja cobrindo os últimos acontecimentos pelas cidades (o que sempre lhe foi um desejo dentro da área jornalística). Suas colunas estão sendo aprovadas pelo seu chefe (interpretado por Alan Arkin, divertido) e rendendo muita popularidade por tratar de experiências pessoais que os leitores acabam por se identificar. E este é somente um dos muitos passos percorridos por Grogan nesta sua recente fase de vida, que será marcada por perdas, mudanças, filhos e outras coisas que marcam qualquer família – e tudo na companhia de Marley.

Os roteiristas Scott Frank e Don Roos (este responsável também por outros ótimos scripts como o de “As Barreiras do Amor” e com experiência na direção com os dramas “Finais Felizes” e “O Oposto do Sexo”) adaptam muito bem o material baseado no livro do próprio Grogan, mas para que um filme como este funcione, mostrando Marley como representação daquilo que definimos como “o melhor amigo do homem” e “o companheiro para todas as horas”, é preciso um diretor que contorne bem este texto através da ação. Lamentavelmente, o nome por trás dessa responsabilidade é o de David Frankel. Ele é hábil para o humor e o fato de trazer a musa dos anos 1980 Kathleen Turner em um momento hilariante contestam o seu talento com a comédia que aparece em uma situação bem comum.

Mas quando o drama se apresenta, Frankel acaba por repetir os mesmos problemas do razoável “O Diabo Veste Prada”. Ele tem pressa demais para acompanhar as passagens dramáticas de “Marley & Eu”, que foca no crescimento de uma família por um tempo equivalente a uma existência canina. E se é para levar a platéia toda às lágrimas na base de confissões melosas, que este mesmo público não deixe de ver “Amor Pra Cachorro“. Ali a paixão existente entre humano e animal é criada de forma minuciosa. E Mike White, que trabalhou com Jennifer Aniston em “Por Um Sentido na Vida”, percorre com mais acertos muitos dos temas imaginados por Frank e Ross sendo inspirados por Grogan.

Título Original: Marley & Me
Ano de Produção: 2008
Direção: David Frankel
Elenco: Owen Wilson, Jennifer Aniston, Eric Dane, Alan Arkin, Haley Bennett e Kathleen Turner.
Nota: 6.0

58 Comments

  1. olá cara. acho que você pegou o ponto certo. o filme falha um pouco nos momentos dramáticos, infelizmente. não em relação ao marley e sua velhice, mas na questão familiar como um todo mesmo.

    o bom é que não é filme focado apenas no cão e sim numa família que está sendo formado que possui um cão. acho que fez toda a diferença.

    um com cachorro que foi muito bom, verdadeiro e emocionante na medida certa foi WENDY AND LUCY. mt bom.

    Abraço

  2. Quem chegou a ler o livro (como eu) sabe como os roteiristas erraram a mão – forçando situações de emoção que surgiam naturalmente. Eu já estou farto de Owen Wilson e Jeniffer Aniston também, e com certeza isso pesou na avaliação final. Como passatempo, porém acaba funcionando.
    Nota: 5,5
    Abraço!

  3. Rá! como não sou dos mais chegados a cachorros, não quis comprar esse DVD, fui baixar mesmo! Tá no computador, em breve verei!

  4. Foi impossível segurar as lágrimas nesse filme. No final só dava o cinema inteiro fungando. Ele é muito emocionante pra qualquer pessoa que já teve alguma vez na vida um cachorro, apesar de ser dirigido displicentemente e de ser manipulativo (não que pudesse ser diferente).
    Acho que a Jennifer Aniston também tem um ótimo momento aí.

    Abraço!

    http://lettersfromlouis.wordpress.com/

  5. Não vi esse filme, mas parece ser bem ruizinho mesmo. A Jennifer Aniston é sempre lamentável.

    Abraços!

  6. Eu também chorei, mas de raiva. A Jennifer Aniston e o Owen Wilson estão péssimos e o filme é muito sem graça e excessivamente patriota e melodramático e manipulativo.

  7. Olá, Alex! Tudo bem?

    Tenho que confessar que não consegui conter as lágrimas no filme, por identificar com a relação ao Marley. E o livro é maravilhoso. E digo o mesmo do delicioso “Amor pra Cachorro”, dei muita risada na atitude da personagem da Molly Shannon em relação a adoção de cães, rs.

    Beijos e tenha um ótimo feriado! ;)

  8. Marcelo Coldfer Marcelo Coldfer

    Eu detesto cachorro. Pode soar até forte demais, mas meus filmes preferidos de cachorros foram Cujo e Max- Fidelidade assassina, mas por outro lado adoro filmes que fazem chorar, por isso, qualquer dia quero me encontrar com esse filme, ainda mais por ter Jeniffer Aniston linda e maravilhosa

  9. Shaun, de fato o filme tem o seu diferencial, apesar dos problemas. E eu quero muito assistir ao “Wendy & Lucy”. Aparenta ser um filme honesto e com grande interpretação de Michelle Willians. Abraço!

    Weiner, não peguei o livro para uma leitura, mas eu AMO Jennifer Aniston.

    Robson, veja. É um bom filme!

    Louis, eu vi todo mundo do cinema chorando, mas eu não chorei por não ter gostado da cena. Mas Jennifer Aniston de fato tem mais uma grande interpretação neste filme. Abraço!

    Ciro, mas o filme NÂO é ruim! E você já assistiu “Por Um Sentido na Vida”? Provavelmente este filme o faria reavaliar as suas impressões atuais sobre a Jennifer Aniston.

    Pedro, eu não gostei muito do filme, mas não foi pelos mesmos motivos que o seu.

    Mayara, eu gosto mais de “Amor Pra Cachorro” por achar aquela história ser melhor desenvolvida do que esta de “Marley & Eu”, por exemplo. Beijos e ótimo feriado!

    Marcelo, que maldade! Para mim não há ser melhor neste mundo do que os cachorros. E eu tenho que ver logo “Cujo”. Esse filme eu estou deixando na pendência desde os seis anos de idade, pode acreditar! E até que enfim alguém que acha a Jennifer Aniston linda e maravilhosa! :D

  10. Bem, apesar de concordar em aspectos, acho que Frankel não errou a mão no drama. Alias, esse é o motriz do filme, não a comédia. A história de vida dos Grogans é o que lhe envolve, vê-los crescendo ao redor de Marley, enfrentando dilemas, felicidade e vida nova. Tudo isso de forma competente. E os minutos finais são insuportáveis de tão comoventes. Destaque para a Aniston, que ta maravilhosa.

    Nota 8.0

    Ciao!

  11. Wally, acho que o filme se beneficia mais pelos seus momentos de humor do que os dramáticos. Acho que eles foram desenvolvidos com muita pressa pelo diretor. Mas a Aniston de fato está maravilhosa. Abraço!

    Anderson, não acho tocante e nem brilhante.

  12. paulinho van dort paulinho van dort

    eh issu, tem q meter o pau mesmo no filme e tal, mas naum chega a ser mediocre ao ponto de ninguem gostar, se vc como eu jah teve um cachorro com certeza vai se espelhar em algumas coisas q o cão faz,mas realmente o owen e a jennifer erraram a mão saum muito fracos o q salva eh o cão e um pouco do roteiro q ainda queira ou naum esta lah como no livro. eh issu um abraço e beirando nos 5,5.

  13. Paulinho, também não o acho tão medíocre e tenho que discordar do que você diz sobre o desempenho dos protagonistas, especialmente no caso da Jennifer Aniston. Eu tenho um cão e já tive vários outros e posso dizer que me identifiquei com muitas coisas ali, é verdade. Abraço!

  14. Adoro a Jennifer Aniston e achei q a parceria com Owen Wilson em cena ficou bem legal, e o filme me agradou bastante, gostei do enredo e a mensagem de amor e amizade passada através do cachorro da família, emocionante o final, triste, mas nada a ponto de chorar..rs..nota 7.0!
    Abs! Diego!

  15. Diego, eles possuem uma química muito agradável, embora Wilson não esteja muito bem protagonizando os vastos momentos dramáticos dessa história como a Jennifer Aniston. E é sempre bom ver mais um membro para a comunidade “Eu Não Chorei em Marley & Eu”, rs. Abraços!

  16. Marcelo Coldfer Marcelo Coldfer

    Vi esse filme ontem. Achei bem ruinzinho, já não gostava do tema “filme de caozinho” e este não mudou em nada a minha vida.

  17. Marcelo, que maldade! Não que ele seja uma maravilha, mas até que gostei.

  18. Marcelo Coldfer Marcelo Coldfer

    acho que o Marley atuou melhor que a dupla de atores centrais. O mérito é dele mesmo.

  19. felipe felipe

    eu assisti esse filme na escola com meus amigos e todos choraram.
    ele tocou todo mundo,todos os professores que assistiram choraram tambem, entao nao percam tempos corram assistir

  20. Felipe, no cinema todos caíram em lágrimas nos últimos minutos de filme, menos eu. Não é que tenho coração de pedra, mas não consegui me emocionar.

  21. Nós aqui do Michel Antonio Alem, interior de São Paulo, Rio Claro, gostamos muito do filme pois é muito emocionante, todos que assistiram choraram, então não percam tempo, corrão assistir!

    Obrigado!

  22. fala alex tudo bom?
    gostareia de falar q o filmer marley e eu é mto interesante e eu gostei mto desse filme mais uma pena q ele é um poco triste, mais mesmo assim gostaria de indicar esse filme para muitas outras pessoas..

    bom achei também q esse tema foi bem tratado pq é um tema q nao é mto comentado pq não é uma coisa do dia a dia….

    bom alex um abraço e uma boa semana…….

  23. fala alex tudo bom?
    gostareia de falar q o filmer marley e eu é mto interesante e eu gostei mto desse filme mais uma pena q ele é um poco triste, mais mesmo assim gostaria de indicar esse filme para muitas outras pessoas..

  24. Olá para todos !
    Bom nos achamos o filme muito legal e emocionante ,sabemos que cada um tem sua opinião, mas achamos que pelo fato de muitos não terem gostado ,nós aprendemos com os erros deles.

    Beijos

  25. Mandy Desrosiers Mandy Desrosiers

    Eu gostei demais do filme, porque eu já passei por praticamente o mesmo quando era mais nova, e eu sei muito bem como foi duro. Eu chorei pra caramba quando assisti, ou melhor o cinema inteirinho chorou. O filme é demais! Com certeza vou ver muitas vezes ainda.

    Um abraço!

  26. O filme é muito emocionante, adoramos os personagens e choramos ao ver o cachorro morrer,você que ainda não assistiu o filme está perdendo tempo.

    Obrigado…..

  27. Mandy Desrosiers Mandy Desrosiers

    muiiiiiiiiiiiitttttttoooooooooooooooooooooooo da horaaaa…………. asssistam ele mto chique mais triste ao mesmo tempo..

  28. Eu amei o filme … ele é muito emocionante, faz qualquer um chorar… ;)

  29. o filme é muito legal, toda minha família gostou… não percam tempo.. assistam ;)

  30. felipe jardao felipe jardao

    olha eu gostei mto desse filme obrigado…

  31. sssssssssssssssssAmEiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii eSsEEEEEEEEEEEEEE fIlMeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  32. Michel Antonio Alem, Leonardo, Kamila, Amabile, Caroline, Brenda, Leandro, Mandy, Danielle, Gracielen, Lais, Vanessa, Michelle, Vinicius, Felipe ou seja lá quem for, tudo bem que vocês gostaram do filme, mas não exagere nos comentários (todos estão no mesmo I.P., vale lembrar). ;)

  33. O Drama do filme é muito bom`as vesez nos impulsiona a chorar mas acho q o filme bem sucedido conseguiu transmitir a todos um bom filme misturando familia,cachorro e emoção
    em uma boas horas de risadas e choros

    Nota 9,0
    valeu’s

  34. Nós discordamos com as sugestões do Alex Gonçalves!!!
    porque o filme é sim tocante!!
    só uma pessoa sem coração diria que o filme é chato!!!
    o filme é massa,muito legal,o filme toca muito com você,só alguns corações de pedra que não acham!!!

  35. Olá.
    Nós da 8ª I adoramos o filme, e recomendamos para todos aqueles que não assistiram ainda, porque é muito emocionante. Assistam.
    Obrigado ;)

  36. O filme foi bem legal apesar de ser um pouco triste no final , ele foi bem divertido nas cenas em que Marley destruia tudo, já nas cenas do casal deu para aprender que nem tudo que planejamos para nossa vida da certo “Adorei o filme” NOTA: 9

  37. bom,eu gostei muito do filme, porque ele é engraçado,mas não é o que todos pensam,eu achei o filme muito emocionante e contagiante porque todos que assistem querem assistir de novo!!!!!

  38. eu achei que o filme nos tocou profundamente
    mas nem todos acharam
    nós adoramos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    recomendamos que todos assistam…..se puder!!

  39. Meu Deus! Estou lidando com um ser com múltiplas personalidades, só pode ¬¬’

  40. eu achei o filme nós tocou profuntamente
    mas nem todos acham
    eu adorei muito!!!!!!!!!!!!
    recomendamos que todos assistem…..Se peder
    manu

  41. eu achei o filme muito imteresante porque me tocou muito!!!!!
    eu espero que todo mundo assistem o filme…..
    se puder

  42. Amamos este filme pois mostra um relacionamento familiar com um animal de estimação…no filme mostra algo muito importante numa familia..a UNIÃO.
    PARABÉNS!!! ;)
    nota:10

  43. Esse filme é tudo de bom,mostra a união da família e o carinho com que eles tratam o cachorro…não percam tempo assistam, vocês irão adorar!!!

  44. adorei o filme ele me mostrou que não devemos amar somente quem esta ao nosso redor,as pessoas e sim os animais tambem . MUITO OBRIGADA

  45. Bruno Viana Bruno Viana

    O livreo “Marley e Eu” é muito bom mesmo mas o filme é horrível ! Me decepcionei esperava muito mais ! =/

  46. Bruno, eu sempre quis ler “Marley e Eu”, mas ando tão interessado com leituras que você nem imagina…

  47. Carolina Carolina

    Confesso que não esperava muito do filme, mas acabei me surpreendendo.
    Não chega a ser um filme brilhante, mas tem muitas passagens tocantes e dramáticas do cotidiano e não to falando só do final…rsss

  48. Carolina, eu gostei mais dos momentos cômicos da fita, embora tenha alguns que me deixaram bem tocado, especialmente aqueles que envolvem a Jennifer Aniston.

  49. vinicius vinicius

    olha alex todos nos escrevemos isso na escola a a profesora disse q a gente podia escrever e outra nos mostramos a nosa opinião se ñ pode pq vc ñ tira a patre de comentários do site se existe é para comemtar tá da proxima vez nos ñ entraremos + nesse site

  50. Vinicius, o problema é que imaginava se tratar de algum internauta se passando por vários outros somente para “bagunçar” o espaço, não sabia que se tratava de alunos que participaram de uma exibição escolar do filme e que utilizavam o espaço para deixar as suas impressões. Peço desculpas! ;)

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: