Quando Você Viu o Seu Pai Pela Última Vez?

quando-voce-viu-o-seu-pai-pela-ultima-vez
A questão usada como título deste quarto longa para cinema de Anand Tucker (“Saint-Ex”, “Hilary e Jackie”, “Garota de Vitrine”) é aquela também apresentada a certa altura do filme. Alguém a fez quando Arthur (Jim Broadbent) perdeu o seu pai. E Blake (Colin Firth) a carrega no seu interior ao ver o seu pai, Arthur, à beira da morte. E esses sentimentos tão profundos que surgem através da dor da perda também abrirá espaço para que o passado marcado pelo convívio entre pai e filho apareça.

Essa relação, no entanto, não foi repleta de muitos bons momentos. E nós a vemos de acordo com as recordações de Blake na sua infância (incorporado por Bradley Johnson) e adolescência (Matthew Beard), tudo em flashback. Para ele Arthur era um homem que vivia de trapaças e de meios para driblar os problemas. Mas o seu pai sempre foi uma pessoa presente e carinhosa. Só que as suspeitas que levanta de um possível caso extra-conjugal com alguém bem próximo de sua família somadas as suas indecisões da sua juventude o impede de qualquer aproximação.

Com a alternância de tempos, Anand Tucker desenvolve aqui um retrato sereno da relação entre esses dois personagens. Não há novidades e alguns conflitos entre outros personagens secundários são esquecíveis, como o da esposa de Blake. O caso misterioso de Arthur com outra mulher também não solta muitas faíscas. Desta forma, o longa de beneficia totalmente pela já mencionada relação entre o pai que adoece a cada dia mais e o filho amargo. E ela, que evolui de forma muito crível e bela, faz com que o espectador seja comovido diante do último ato.

Título Original: And When Did You Last See Your Father?
Ano de Produção: 2007
Direção: Anand Tucker
Elenco: Jim Broadbent, Colin Firth, Juliet Stevenson, Gina McKee, Bradley Johnson, Matthew Beard, Sarah Lancashire e Elaine Cassidy.
Nota: 7.0

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

12 Comentários em Quando Você Viu o Seu Pai Pela Última Vez?

  1. Louis, assisti somente “Garota de Vitrine” é foi um dos meus longas prediletos naquele ano de seu lançamento (acho que 2005 ou 2006). E já procurei por “Hilary e Jackie”, mas nunca encontrei. Abraço!

    Ibertson, na verdade o filme tem muuuitas diferenças. Somente mesmo a relação pai e filho é algo semelhante.

    Kamila, você vai adorar.

  2. Geralmente fico emocionado com esse tipo de trama (relação de pai e filho, etc), não tem jeito! Por isso mesmo estou considerando seriamente ver esse filme – até mesmo pelo ótimo diretor e os protagonistas.

  3. Estou com o Robson, nem sabia da existência deste filme. Mas “Hilary e Jackie” é uma das minhas paixões de 1998, bem como acho “Garota da Vitrine” legalzinho. Achando, vou dar uma chance.
    Abs!

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: