Surpresas do Amor

Surpresas do Amor | Four ChristmasesNão tem jeito. Todo final de ano a indústria americana de cinema tem que confeccionar um filme natalino. E os estúdios estão certos de continuar investindo nesta tradição, pois quase sempre é garantido o sucesso, mesmo não entregando produto de qualidade. O último filme vindo deles foi “Surpresas do Amor”. A tradução literal do título original é “Quatro Natais”, só que a distribuidora Playarte, num lance de marketing, optou por lançar “Coração de Tinta – O Livro Mágico” na data natalina no Brasil e converter a realização de Seth Gordon somente como comédia romântica (o seu lançamento nos cinemas foi em janeiro deste ano). Mas não importa como lidar com o filme, totalmente desinteressante.

Kate e Brad (a vencedora do Oscar Reese Witherspoon e Vince Vaughn) engatam um namoro depois de se conhecerem através de uma troca de diálogos bem agressivos em uma boate. Se passam três anos e as pessoas próximas a eles até estranham o porquê deles nunca planejarem casamento e filhos. Mas isso será justificado quando eles perdem um vôo para passar o natal longe de tudo e de todos. Dá que eles são entrevistados por uma jornalista no aeroporto por causa dos vôos cancelados e são chamados pelos pais para passarem a data com eles. Só que tanto Kate quando Brad tem pais divorciados e serão quatro o total visitas que eles terão que efetuar. A excentricidade dos membros da família somados aos segredos de cada um resultarão em alguns desentendimentos.

Mesmo que curto, “Surpresas do Amor” só tem uma cena de fato hilariante que justifique a nossa atenção por oitenta minutos de metragem, sendo aquela onde Kate protagoniza um confronto com um bando de crianças agressivas e insuportáveis. Reese Witherspoon, antes do lançamento do longa nos Estados Unidos, disse para quem quisesse ouvir através da imprensa que Vince Vaughn é uma pessoa bem extravagante. A falta de sintonia entre os profissionais parecem refletir diretamente no longa em diversas sequências. Mesmo com o sucesso, é difícil acreditar que este “Surpresas do Amor”, dirigido de forma tão convencional e sem novidade narrativa alguma, tenha custado oitenta milhões de dólares. Certamente quase todo o orçamento foi para o elenco, onde uns não fazem qualquer esforço em cena e outros são totalmente desperdiçados.

Título Original: Four Christmases
Ano de Produção: 2008
Direção: Seth Gordon
Elenco: Reese Witherspoon, Vince Vaughn, Robert Duvall, Sissy Spacek, Mary Steenburgen, Jon Voight, Dwight Yoakam, Carol Kane e Jon Favreau.
Cotação: 1 Star

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

14 Comentários em Surpresas do Amor

  1. Sugiro para os chefões dos estúdios um filme de herói no natal, quem sabe um Homem de Ferro com gorrinho de papai Noel…ai é juntar o (in)útil ao (des)agradável…

  2. eu qndo menor sempre esperava os filmes natalinos no final do ano. eu ainda gosto. me dá dó d não ver mtos como antes.
    esse dai eu nunca calhei de assistir, qm sab.
    abraço

  3. Gosto muito da Reese Witherspoon, acho que ela quase sempre se dá bem nesse tipo de filme, mas tenho a impressão que “Surpresas do Amor” não é grande coisa mesmo – aliás, faz tempo que ela faz algo digno de nota…

  4. “…a vencedora do Oscar Reese Witherspoon”. Isso nem soa bem. Não ia assistir, mas fui meio “obrigado”, e foi o que eu imaginei que seria mesmo – exatamente isso que escreveu. Mas dei nota 4. Pelo visto ri mais que você.

    []s!

  5. Pedro, “Homem de Ferro” não! Natal é um feriado que gosto, não quero que essas drogas de super-heróis destruam a comemoração natalina nos cinemas!

    Paulo, a mesma coisa posso dizer em relação de filmes natalinos. “Esqueceram de Mim”, “Um Herói de Brinquedo”, “A Felicidade Não Se Compra”… Abraço!

    Vinícius, eu também gosto da Reese Witherspoon. A sua interpretação em “Eleição” é algo fora de série. Mas aqui ela não rende, embora já tenha feito muita coisa insossa bem antes dessa sua fase atual como atriz.

    Jeff e o seu ódio com a Reese Witherspoon… E esse filme não merece mais do que dois! Abraços!

    Kamila, é você quem pagará o valor da locação, ehehehehe…

  6. Olá, Alex! Tudo bem?

    Lembro-me desta história que a Reese não foi com a cara do Vince nos bastidores. Mas tenho que confessar que ri no trailer deste filme. Mas para ver no Natal, prefiro rever “Esqueceram de Mim”, rsrs. Vejo, talvez, no Supercine. rsrs

    Beijos! ;)

  7. Mayara, tudo. Nem vi o trailer de “Surpresas do Amor”. E os desentendimentos entre os intérpretes protagonistas parecem que foram bem cabeludas, embora não tenha causado polêmica. E Supercine exige que você fique acordada até tarde para assistir ao filme. Espere quando for exibido na Sessão da Tarde! :D Beijos!

  8. Anderson, que maldade! Está certo que os seus filmes recentes não andam muito legais (acho que só não assisti “Penélope”), mas ela continua muito simpática e talentosa. Abraços!

  9. Na verdade o casal não se conhece na boate. Aquela primeira cena é uma fantasia deles, então ele finge ser um desconhecido na balada e os dois transam na balada. Depois vão pra casa e ela pergunta se ele tb gostou da personagem que ele criou…:-)

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Quero Matar Meu Chefe « Cine Resenhas

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: