Skip to content

Os Cinco Filmes Prediletos de Wallysson Soares

Wallysson SoaresO Rotten Tomatoes é um site que visito diariamente, pois já que tenho um espaço onde atualizo com análises de filmes contemporâneos nada melhor do que saber a opinião da imprensa antes de receber a oportunidade de assistir o filme e escrever as minhas impressões. O Rotten Tomatoes tem uma seção atualizada com frequência ao qual gosto muito, onde intérpretes, diretores, roteiristas, entre outros profissionais do cinema, comentam sobre os seus cinco filmes prediletos. Para rechear mais o Cine Resenhas acabei adaptando esta idéia. Mas os grandes nomes que convidarei são vocês, blogueiros cinéfilos.

Estava com uma relação com vários nomes consideráveis para convidar, mas a primeira pessoa que pensei mesmo foi o Wally. Editor do Cine Vita, blog hospedado no WordPress desde setembro de 2007, Wallysson Soares é um dos meus melhores amigos virtuais. Conversamos pela Internet com grande frequência e já tocamos alguns projetos juntos. O CineCast, que teve os seus dois volumes editado pelo Luciano Lima (do site A Sala), é um. O extinto Cinemateque (que espero que em breve retorne com as suas atualizações) foi outro. Vale também destacar a sua contribuição para o site da DVD Magazine.

Prestes a completar dezoito anos, Wally é cinéfilo de carteirinha. De extremo bom gosto, o jovem blogueiro tem uma filosofia bem interessante sobre o cinema com o mundo de hoje. “Tento fugir de rótulos e procuro ver as cores do mundo refletidas na tela”, admite. Outra coisa interessante no Wally como cinéfilo é a sua admiração pelo cinema contemporâneo, que muitos sujeitos metidos a sabichões julgam como não sendo capaz de criar obras equivalentes a aquelas produzidas em gerações anteriores. “O poder de grande parte dos filmes de hoje se assemelham aos de ontem – e futuramente serão eles os clássicos”. Wally é apaixonado pelas obras de diretores célebres como Steven Spielberg, Martin Scorsese, Paul Thomas Anderson e Sam Mendes, mas não esconde o seu fascínio pelo mundo literário de J.K. Rowling (“Isso mesmo!”). Já os seus títulos cinematográficos prediletos vocês conferem a seguir, com comentários do próprio blogueiro.

Beleza Americana, de Sam Mendes (1999, American Beauty)Beleza Americana, de Sam Mendes (1999, American Beauty)

“Jovem e até pouco tempo peixe novo no mundo cinematográfico, posso dizer de forma bem segura que a estréia brilhante de Sam Mendes na direção, com o magistral “Beleza Americana”, se destaca – ainda hoje – como uma das ações mais explícitas que me levaram à reação de cinéfilo. O roteiro poético e real de Alan Ball não só tocou em feridas provocadoras relacionadas ao “sonho americano”, mas amplificou seu retrato ao analisar, de forma sincera e bela, o valor da vida – e da morte. O filme é engraçado, ácido, terno e impactante em suas verdades cortantes. Construído em cima de elenco, trilha e fotografia impecáveis, é inegavelmente o filme mais fascinante – e impressionante – que tive o prazer de conferir. Não tem como segurar às lágrimas ao fim.”

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, de Michel Gondry (2004, Eternal Sunshine of the Spotless Mind)Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, de Michel Gondry (2004, Eternal Sunshine of the Spotless Mind)

“Acredito que ninguém terá encontrado a verdadeira originalidade se ainda não tiverem visto um filme roteirizado por Charlie Kaufman. Genial escritor e dono de uma visão bizarramente bela sobre as relações humanas, a ousadia e a originalidade de Kaufman pavimentam este que acredito ser o romance mais bonito do cinema. Michel Gondry, por sua vez, extrai do texto de Kaufman uma experiência cinematográfica sensorial e emocional rica e meticulosa. O filme é um exemplo concreto de puro frescor, e uma obra composta com tamanha paixão que me afetou profundamente. Suas análises sobre nossos temores diante do amor e da fragilidade de nossas escolhas, unem-se ao seu retrato cheio de humor de nosso subconsciente para se tornar um filme belíssimo.”

O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola (1972, The Godfather)O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola (1972, The Godfather)

“Clichê em qualquer lista de melhores, a obra-prima de Coppola é irrefutável em seu poder como cinema de uma força maior. É intimidante analisar a película, que possui elementos tão sincronizados, fluidos e virtuosos que almejam nos transportar não só ao mundo dos personagens, mas aos seus mais densos pensamentos. Contando com as brilhantes performances de Marlon Brando e Al Pacino – o filme marcou época e se mantém, mais de 30 anos depois, mais atual do que nunca. Forte, lírico e complexo, é o filme definitivo do sub-gênero, e talvez a obra que mais exemplifique a pura perfeição cinematográfica. Tendo lido o rico livro de Mario Puzo, é ainda necessário declarar que esta é, de longe, a minha adaptação literária preferida.”

 

A Lista de Schindler, de Steven Spielberg (1993, Schindler's List)A Lista de Schindler, de Steven Spielberg (1993, Schindler’s List)

“Filmado em um preto e branco belo e poético, a obra máxima de Spielberg é o filme mais sensível e extraordinário à trazer às telas o Holocausto. Cheio de nuances, enquadramentos inesquecíveis e acompanhado pela trilha comovente de John Williams, é um filme de beleza bruta e rara, que nos pega desprevenidos ao retratar o ser humano e sua situação social com grande desenvoltura e crueza. A cena que traz a inocência surgindo em forma vermelha do caos preto e branco ainda se mantém como uma das mais significativas da história da sétima arte.”


Magnólia, de Paul Thomas Anderson (1999, Magnolia)

“Um daqueles filmes de pura identificação, Magnólia não só é cinematograficamente perfeito, mas uma obra-prima de sentimento e humanismo. Composto por uma direção simbólica e intimista, e um roteiro densamente intricado em seu retrato da solidão, o longa de Paul Thomas Anderson é irresistível em seu ode às nossas particularidades como seres, e energicamente vivo graças à um elenco irretocável em sua maestria. Uma vez foi o suficiente para embuti-lo à minha mente. Mas que graça teria de vê-lo apenas uma vez?”


27 Comments

  1. Parabens pela sessao meu amigo Alex.
    Uma genuina homenagem a todos nós, blogueiros, e um dos mais notaveis sem duvida é o Cine Vita.

    E sim, me diga quais sao os filmes para colocar como posters nas comunidades, e nao consigo sair da liderança delas … fica dificil amigo …mas me diz quais sao os filmes e pronto. Coloque uma lembrança no orkut e ficamos bem.

    Te cuida grande colega e companheiro.
    Abraços

  2. Tão difícil escolher os filmes favoritos heuehuee =DDD

    Legal o post, adoro esse estilo de post, tipo entrevista e tal!

  3. Gosto de ver pessoas jovens com gosto cinematográfico tão apurado! O cinema nunca vai morrer!

  4. O Wally já sabe que eu sou fã dele, então nem preciso comentar isso aqui, rsrsrs. O que achei ótimo foi você dar oportunidade para os blogueiros escolherem seus filmes favoritos, sem dúvida é uma ótima idéia. “Magnólia” é meu filme favorito, enquanto “O Poderoso Chefão” e “Beleza Americana” também estão entre meus filmes favoritos.

  5. ÓTIMA IDEIA, ALEX.

    WALLY É DE UM TALENTO INEGÁVEL NA ARTE DE ESCREVER E FEZ 5 ÓTIMAS ESCOLHAS.

  6. João, valeu. Achei o tema muito oportuno para também divulgar os ótimos blogs de cinema que há na rede e sobre os seus editores. E sobre a comunidado Jovens Críticos estava somente brincando. A comunidade anda muito parada, precisamos levantá-la. Abraços!

    Mandy, foi a primeira vez que fiz um post assim e gostei bastante. Também acho dificil selecionar cinco filmes de vários que tenho como favoritos.

    Cassiano, claro que não!

    Vinícius, um dia te faço um convite. :) E o meu preferido na lista do Wally é “A Lista de Schindler”.

    Brenno, não há o que discordar.

    Bom, agora é esperar para o convidado respondê-los, rs.

  7. Tinha feito algo parecido também a um tempo com o Kau, nosso velho amigo que não aparece por aqui nos dias de hoje, uma pena! Mais o Wally, é realmente um dos melhores blogueiros, juntamente com a Vinicius, Kamilla, Gustavo e claro você Alex … ótimo gostei bastante, sem contar que ele tem um filme em comum comigo em seu top 5 … Parabéns!

  8. Tinha feito algo parecido também a um tempo com o Kau, nosso velho amigo que não aparece por aqui nos dias de hoje, uma pena! Mais o Wally, é realmente um dos melhores blogueiros, juntamente com a Vinicius, Kamilla, Gustavo e claro você Alex … ótimo gostei bastante, sem contar que ele tem um filme em comum comigo em seu top 5 … Parabéns!

  9. Com a exceção de “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”, a lista do Wally está ótima!!!

  10. Nossa, essa lista dele é ótema mesmo!!
    “O Poderoso Chefão” é o que me vem a cabeça na lista de melhores sempre. Sou fãzaço de Kaufman e “Brilho Eterno”. E “Magnólia” e “A Lista de Schindler” fazem parte do meu top top também! Só tenho lá meus problemas com “Beleza Americana”, mas entendo a preferência. hehe

    E parabéns pela sessão aqui, vai render!

    Abs Alex!!

  11. Olá, Alex! Tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pela seção. E o Wally se superou nesta lista, a exceção de “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”.

    Beijos! ;)

  12. O único da sua lista que não me tocou tanto foi Beleza Americana. Quanto aos demais, perfeito! Colocaria o Pulp Fiction na lista e Laranja Mecânica como menção honrosa (não adianta! eu tenho uma história com esse filme…).

  13. Adorei a iniciativa Alex… muito legal mesmo, também estive pensando em criar algo semelhante que tornasse uma maiori interação entre os blogueiros, estou amadurecendo idéias. Quanto aos filmes de Wally, eu só vi Brilho Eterno e O Poderoso Chefão… o último concordo totalmente e brilho eterno vi há muito e não me lembro direito, mas é uma boa lista, verei os outros assim que puder!

  14. Cleber, confesso que não tinha visto algo do gênero em seu blog, pesquisarei agora. E agradeço tanto pelos parabéns quanto pela menção ao meu nome, é muito reconfortante ler elogios como o seu.

    Kamila, sabia que você ia pegar no pé de “Brilho Eterno”, rs.

    Victor, valeu! Eu gosto bastante de “Beleza Americana”. Talvez seja o meu segundo ou terceiro predileto do top. Abraços!

    Gustavo, verdade!

    Mayara, obrigado! Você é uma das pessoas que gostaria muito de convidar para participar entre as próximas edições. Beijos!

    Roberto, gosto mais de “Pulp Fiction – Tempos de Violência” do que de qualquer outro, mas somente a menção já foi válido até demais!

    Robson, seria muito legal ver você botando em prática essas idéias. E tente ver imediatamente os outros filmes que o Wally apontou aqui, são imperdíveis.

  15. Que ótima ideia, Alex!

    E o Wally inaugurou bem demais. Além de ser um cara que domina as palavras, escolheu 3 filmes pelos quais sou apaixonado, principalmente Magnólia [meu top1!], que ele descreveu de uma forma muito parecida como eu encaro o filme. O Poderoso Chefão eu gosto muito também [tem como não gostar?], mas não entraria num top 5 meu. Entretanto, assim como ele, acho o livro fantástico. Já Beleza Americana, eu preciso rever, prefiro não comentar nada.

    []s!

  16. O que mais gosto em ter vocês todos nessa rede de blogs é saber que não estou sozinho neste mundo cinematográfico! Não importa a idade do cinéfilo em questão! O cinema vive em cada um de nós!

    Abs!

  17. Jeff, que bom que gostou da idéia (só não posso me alegrar muito por não ter sido o autor dela, rs). “O Poderoso Chefão” é uma obra impressionante, mas por alguma razão que desconheço ele não está entre os meus filmes preferidos. E parece que o pessoal não um entusiasta em matéria de “Beleza Americana”, rs. Abraços!

    Otavio, é verdade. Gosto demais da Internet por causa disso, pois sempre vamos encontrar aqueles com quem compartilhar algo em igual. Abraços.

  18. Muito legal a idéia e a iniciativa de abrir o espaço para os outros.

    Abraços!

  19. 5 filmaços, tem muito bom gosto o Wally msm!
    Minhas notas abaixo:
    -Beleza Americana. nota 9,0!
    -Brilho Eterno. nota 9,0!
    -O Poderoso Chefão. nota 10!
    -A Lista de Schindler. nota 10!
    -Magnólia. nota 9,0!
    Abs! Diego!

  20. Bacana a nova sessão! E viva o cinema!!! Bons comentários do Wally também!

    Abs.

  21. Linda25, thank you!

    Ciro, que bom que gostou. Abraços!

    Diego, minhas notas seriam: “Beleza Americana” (8.5); “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” (7.0); “O Poderoso Chefão” (9.0); “A Lista de Schindler” (9.5); “Magnólia” (8.5). Abraços!

    Pedro, um dia quero te convidar. Abraços!

  22. Não sou o fã maior de O PADRINHO. MAGNOLIA é o meu favorito, desses cinco. A LISTA DE SCHINDLER foi uma outra grande escolha, sendo ETERNAL SUNSHINE e BELEZA AMERICANA grandes filmes também, talvez não tantp.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

  23. Roberto, “O Poderoso Chefão” é um filme sensacional, mas não está presente entre os meus preferidos. E eu também não acho “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” tudo isso. Cumps.

  24. Também não sou dos grandes fãs de Brilho Eterno, mas com os quatro demais o Wally pegou pesado. São quatro grandes filmes que figuram entre os meus favoritos. Magnólia talvez seja o meu favorito dentre esses, mas é difícil escolher entre este, Beleza Americana e A lista de Schindler. O Poderoso Chefão é uma covardia só. Considero-o a perfeição em forma de longa-metragem, onde é impossível achar qualquer defeito. Numa lista como essa talvez eu não incluiria, pois iria preferir retratar alguns que tenham marcado a minha vida cinéfila de alguma forma. Não que a obra-prima de Coppolla não seja memorável, mas filmes como esse é até clichê, como o próprio Wally adiantou, de citar em uma lista como essa. Sou mais um fã dele, apesar de não ter dito isso ainda talvez, mas lembro bem que no início eu lia os textos dele e ficava até com receio de comentar para não passar vergonha. haha! A idade é algo relativo e o Wally é a prova viva disso.

    Tu devias continuar com essa seção do site, com um maior destaque. Gostei bastante de ter descoberto isso aqui escondidinho. hehe

    Abração!

  25. – Alexsandro, eu concordo com o seu ponto de vista a respeito de “O Poderoso Chefão”. Hoje em dia é muito comum relacionar em qualquer top da vida, mas poucos são capazes de absorver o seu conteúdo como o Wally o fez. Enfim, esta é uma das minhas seções favoritas do site, mas tem estado difícil entrar em contato com os blogueiros para encaminhá-los um convite. Neste instante, estou no aguardo de um retorno. Abração!

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: