Tinha Que Ser Você

Tinha Que Ser Você

E o cinema volta a visitar aquela situação romântico onde dois estranhos se conhecem e se apaixonam durante um amplo dia de caminhada e bate papo em uma metrópole repleta de cartões-postais. A fórmula, que alcançou o seu ápice com “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr-do-Sol”, é repetida em “Tinha Que Ser Você”. Mas com um casal bem mais maduro do que aquele interpretado por Ethan Hawke e Julie Delpy. Dustin Hoffman e Emma Thompson, que tiveram as suas performances indicadas na última edição do Globo de Ouro, dividem a tela depois de aparecerem como coadjuvantes de “Mais Estranho que a Ficção”.

Harvey Shine (Hoffman) é um compositor frustrado que vai para Londres rever a sua filha Susan (Liane Balaban) que se casará. Ele também terá que suportar a presença de sua ex-mulher Jean (Kathy Baker). Mas a pior será tolerar a escolha de sua filha Susan, que selecionou o seu padrasto Brian (James Brolin) para levá-la ao altar. É parando para lamentar a sua situação atual que ele conhece Kate Walker (Emma Thompson), que antes havia visto rapidamente no aeroporto do pais e a tratado com grosseria por conta de uma pesquisa que precisava realizar. Mas ambos se entendem e compartilham os mesmos problemas, especialmente os amorosos.

Consagrados no passado, Dustin e Emma continuam mantendo a qualidade tanto nas escolhas de seus papéis quanto nas interpretações, mas os anos foram cruéis com eles, dando poucas oportunidades de terem os seus nomes a frente de uma produção. Só o fato de serem os protagonistas de “Tinha Que Ser Você” já é o suficiente para curtir a saborosa relação de seus personagens. É lamentável, entretanto, que o diretor e roteirista Joel Hopkins, pouco experiente em ambos os ofícios, não valorize este encontro como deveria. Por que? A razão está em diversos problemas de percurso que poderiam ser evitados, como todas as situações envolvendo a personagem de Eileen Atkins (que interpreta a mãe de Kate) e até mesmo um inconvincente problema de saúde que abate um dos personagens, surgindo para prejudicar o reencontro do casal. Há também o morno desfecho. O filme tem o seu charme, bons momentos dramáticos. Só que a sensação que fica é de que este casal admirável de se acompanhar merecia um filme à altura de seu encanto.

Título Original: Last Chance Harvey
Ano de Produção: 2008
Direção: Joel Hopkins
Elenco: Dustin Hoffman, Emma Thompson, Eileen Atkins, Liane Balaban, Kathy Baker, James Brolin e Richard Schiff.
Nota: 7.0

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

17 Comentários em Tinha Que Ser Você

  1. O elenco desse filme é forte mesmo. Os dois atores já trabalharam juntos em Mais estranho que a ficção e Emma Thompson faz a diferença em tudo que faz. Verei em breve !

  2. É um bom filme mesmo. Descompromissado e despretencioso, trata com leveza o tema da solidão e tal. Ainda mais com os atores, que levam a fita adiante – só não gosto da mãe da personagem de Emma Thompson, considero-a descartável.

  3. Por enveredar, certas vezes, pelo fácil e correto caminho das fórmulas do gênero, Joel Hopkins quase perde o controle de seu filme, mas reencontra o fio da meada quando centraliza na relação dos personagens vividos por Dustin Hoffman e Emma Thompson. Tirando algumas coincidências do destino que parecem desnecessárias e gratuitas, o talento dos atores torna a experiência divertida e emocional, embora perca novamente ritmo interno no final. Emma Thompson, uma das melhores atrizes em atividade, está impecável.

  4. Brenno, pelo visto você não gostou mesmo de “Quem Quer Ser Um Milionário?”, né? RS. Abraços.

    Tommy, então aproveite que o ano ainda não acabou e elabore um texto! ;-) E já havia visitado o seu espaço em outras ocasiões. Relacionaei o seu link na minha listagem de blogs que acompanho. Abraço.

    Marcelo, acho que você deve gostar. É daqueles tipos de romance que funcionam melhor ainda quando não há uma companheira do lado, como foi o meu caso. :D

    O Cara da Locadora, se o casal não fosse Dustin Hoffman e Emma Thompson o resultado seria para lá de frouxo! Abraços.

    Matheus, acredito que o filme tenha lá a sua graça. Por vezes é encantador. Mas é a performance do casal central que vale a pena.

    Mandy, considero Dustin Hoffman um dos grandes atores de toda a história do cinema. Em “Rain Man” ele está sublime!

    Alexandre, posso até concordar um pouco no caso do Al Pacino (mas nem tanto, já que o recente “O Mercador de Veneza” confere uma das melhores performances de toda a sua carreira), mas o Hoffman continua muito interessante até mesmo em papéis secundários.

    Diego, acho que ninguém gosta das intervenções da personagem de Eileen Atkins. Que trama é aquela do assassino da churrasqueira? :-S

    Pedro, é mesmo um filme que perde o controle por conta de diversas situações. E a Emma Thompson tem uma das mais belas vozes que já tive o prazer em escultar!

  5. Simpático, terno e atuado com brilhantismo. É leve demais em momentos, e nunca atinge o potêncial máximo, mas não deixa de ser um bom (quase ótimo) filme.

    Nota 7.5

  6. Alex, adorei esse filme. Não chega a ser o ápice da inspiração, mas achei a proposta muito bem conduzida e acabada. É um filme bastante cativante. Ah, e o casal principal está ótimo, mas, pra mim, Emma Thompson é a melhor, uma atuação praticamente impecável. Abraço!

  7. Wally, de fato, é um filme que nunca atinge todo o potencial que poderia ter alcançado.

    Bruno, é mesmo um filme cativante, embora esteja cercado de circunstâncias que denotam o contrário. Sobre os desempenhos, acredito que Dustin Hoffman está tão bem quanto a Emma Thompson. Abraço.

  8. Diego, ou somente por parte do elenco, já que com exceção do Dustin Hoffman e da Emma Thompson não há outro ator ou atriz que mereça muita atenção no filme, embora eu até tenha gostado da Liane Balaban. Abraços.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Cine Resenhas | Um Plano Brilhante (2013)

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: