Educação

EducaçãoA cineasta dinamarquesa Lone Scherfig despontou com “Italiano Para Principiantes”, o décimo segundo filme a receber o certificado do movimento Dogma 95, cujas normas estão ligadas a forma modesta de se fazer cinema (câmeras sempre nas mãos ou ombros, filmagens em locações, uso de som direto, entre outras regras). Já no drama que se passa nos anos 1960 “Educação”, Lone trabalha de uma maneira, digamos, menos radical. E isto parece ter satisfeito as plateias e as premiações de cinema, como o Oscar, que o nomeou nas categorias de melhor filme, atriz e roteiro adaptado.

O roteirista Nick Hornby, responsável por textos que inspiraram comédias como “Alta Fidelidade”, “Um Grande Garoto” e “Amor em Jogo”, escreve seu primeiro trabalho para cinema com base nas memórias da inglesa Lynn Barber. Jenny (Carey Mulligan) é uma jovem de apenas dezesseis anos que ambiciona uma bolsa de estudos em Oxford. É uma aluna nata cujas notas dão como certo esta sua meta. A protagonista também se mostra uma mulher madura, que facilmente poderia ser confundida com alguém com o dobro de sua idade. Isto a faz ter grande fascínio por David (Peter Sarsgaard), um homem muito mais velho e que logo se tornará o primeiro grande amor de sua vida.

O relacionamento entre os protagonistas cresce, fazendo com que Jenny repense seus objetivos. Afinal, David é um homem rico, visto como bom partido pelos seus pais (interpretados por Alfred Molina e Cara Seymour) e com quem imagina um futuro perfeito em Paris, para onde viaja pela primeira vez graças a ele. Entre todo esse deslumbramento, passamos a descobrir que David está envolvido em um trabalho pouco notório, bem como a possibilidade de estar se apresentado como um homem que não é. Nasce assim uma grande dúvida em Jenny: vale continuar investindo nos estudos que certamente a farão seguir os mesmos passos da amarga Miss Stubbs (Olivia Willians, que brilha novamente após “Reflexos da Inocência”), sua professora, ou uma vida cheia de liberdade ao lado de David?

A certeza que se tem é a de que Jenny é uma personagem no mínimo fascinante de se acompanhar. Apesar de alguns desabafos que a transformam em uma garota fútil, como em acreditar que uma vida satisfatória se baseia em passeios pelas ruas e bares parisienses embalados por música jazz, na maior parte do tempo “Educação” a apresenta como um modelo a ser seguido. E Carey Mulligan, aproximadamente oito anos mais velha que sua personagem, a incorpora com uma convicção extrema. Mas não é só a atriz, que estreou nos cinemas como coadjuvante de “Orgulho e Preconceito” que merece destaque. O elenco de apoio é ótimo, com destaque para a rápida aparição da sensacional Sally Hawkins (a Poppy de “Simplesmente Feliz“), que protagoniza uma cena impressionante.

Título Original: An Education
Ano de Produção: 2009
Direção: Lone Scherfig
Elenco: Carey Mulligan, Peter Sarsgaard, Alfred Molina, Cara Seymour, Olivia Williams, Dominic Cooper, Rosamund Pike, Emma Thompson, Ellie Kendrick, Amanda Fairbank-Hynes e Sally Hawkins.
Cotação: 3 Stars

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

4 Comentários em Educação

  1. Eu achei fraco! Esperava bem mais (até por se tratar de um roteiro do escritor Nick Hornby, por quem tenho uma estima muito grande). Já a menina – a Carrey Mulligan -, apesar das comparações exageradas feitas pela crítica com a atriz Audrey Hepburn, está ótima.

  2. – Roberto, também acho essas comparações de Carey Mulligan com Audrey Hepburn meio absurdas, pois eu nem as achei parecidas fisicamente. E eu não sou muito fã das adaptações para cinema dos romances de Nick Hornby, mas este até que eu gostei.

  3. – Mayara, a Jenny é mesmo uma personagem admirável. Ainda mais para nós, que praticamente temos a mesma idade que ela e luta por sonhos de vida parecidos. Beijos!

2 Trackbacks & Pingbacks

  1. Não Me Abandone Jamais « Cine Resenhas
  2. Um Dia « Cine Resenhas

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: