Skip to content

Resenha Crítica | American Teen (2009)

American TeenUm dos cartazes de “American Teen” nada mais é do que uma cópia quase idêntica do clássico juvenil “O Clube dos Cinco”, do lendário John Hughes. Além disto, o filme de Nanette Burstein foca cinco adolescentes dentro de um colégio. As coincidências param por aí, pois “American Teen” é um documentário com muitos dos dramas desses personagens prestes a concluírem o ensino médio para posteriormente ingressarem uma universidade.

Jake Tusing, Megan Krizmanich, Colin Clemens, Mitch Reinholt e Hannah Bailey aparentemente interpretam a si próprios neste trabalho onde usam seus nomes verdadeiros. Nada de inovador enquanto as suas personalidades conflituosas, puros estereótipos das mais diversas ficções adolescentes americanas. Jake é o típico loser deste grupo, com seu rosto preenchido por acne, aparelho nos dentes e contabilizando muitos fracassos nas investidas amorosas. Megan é a garota popular e invejada pelas colegas de classe, mesmo que manipuladora e vingativa até o último fio de cabelo. Colin é uma figura mais comportada e determinada em alcançar um grande objetivo, que é o de se tornar um jogador de basquete profissional. Caso não receba o patrocínio que tanto almeja, não haverá outra saída a não ser de entrar no exército. Para finalizar, há Mitch, o garoto mais desejado pelas alunas e Hannah, a personagem mais certinha e que pode ser considerada a protagonista da história. Ela ganha maiores contornos a partir do instante que seu namoro é rompido, o que a faz ter vergonha de voltar a estudar e encarar todo o colégio.

O cenário é o único colégio situado em Warsaw, no estado de Indiana. Comportando todos os jovens do município, fica claro que há uma completa mistura de tipos, cada um com sua distinção, como se vê nos cinco alunos centrais de “American Teen”. Há relevância no trabalho de Nanette Burstein, especialmente em mostrar com prioridade a vida difícil desses jovens que embora tenham todo o apoio financeiro são praticamente obrigados a saírem de suas casas no fim da adolescência para seguirem os seus rumos. O seu erro é justamente as figuras principais. De tão manjadas, o filme logo transparece ares de falso documentário ao ponto de ser confundido com qualquer fita de adolescentes americanos artificiais quando sua intenção é ter alguma identidade.

Título Original: American Teen
Ano de Produção: 2009
Direção: Nanette Burstein
Elenco: Jake Tusing, Megan Krizmanich, Colin Clemens, Mitch Reinholt, Hannah Bailey, Geoff Haase, Jennifer Lucht, Jennifer Sheopherd e Ali Wikalinska.
Cotação: 3 Stars

5 Comments

  1. ALÔ.

    Esse é o tipo de documentário que faz a maioria das pessoas cochilarem no cinema, Não que não seja interessante, pelo contrário, mas por causa do tema tão introspectivo. Vou conferir! Um abraço.

  2. Filmes com temática jovem sempre chamam a minha atenção, ainda mais quando fazem um retrato fiel dessa fase – como os longas do próprio John Hughes, por exemplo. Por isso devo ver esse documentário.

  3. Estou melhorando meu péssimo hábito de ver poucos documentários, mas ainda não vir “American Teen” e me interessei bastante por ele, devo ver em breve!

  4. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    – Luiz, alô! Acho que qualquer documentário deve garantir cochilos no cinema, ao menos para mim. Documentário, para mim, é na tela pequena!

    – Vinícius, pena que este retrato fiel do filme foque em adolescentes tão desinteressantes.

    – Fael, “American Teen” é um bom curta, mas acho que você deveria se preocupar em ver outros títulos do gênero mais recentes, como “O Equilibrista”, talvez.

    – Hugo, espie quando puder.

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: