Melhores de 2009: Filme Nacional

Salve GeralUm pouco antes da temporada do Oscar, aquela onde os estúdios se desdobram para exibir nos cinemas filmes com potencial dentro da premiação, vários países apontam, cada um deles, um título que os representarão na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O Brasil sempre decidiu por resultados polêmicos, como foi o caso do ano passado com a seleção de “Salve Geral”. Injustamente, o filme de Sérgio Rezende foi alvo de preconceitos antes de marcar presença no circuito nacional, com afirmações de que, por mais uma vez, o Brasil exporta sua violência para americano ver. Dentro de uma análise mais profunda, “Salve Geral” tem muito mais para oferecer. É sim uma história de ficção que usa um episódio real e recente de nosso país, mas dentro dos complexos planos capitaneados pelo Primeiro Comando da Capital em busca de “Paz, Justiça e Liberdade” há o drama muito bem contado de uma mãe que é capaz de tudo pelo seu filho, independente da situação-limite – retrato honesto que exalta menos o caos que se tornou São Paulo em maio de 2006 e mais o desespero de mães que aguardavam em suas casas pelos seus filhos detentos.

Vencedor: Salve Geral”, de Sérgio Rezende

Outros indicados:
À Deriva” | “Divã” | “O Contador de Histórias” | “Verônica

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

9 Comentários em Melhores de 2009: Filme Nacional

  1. Da sua seleção, “Salve Geral” é o único que eu não assisti. Acho “À Deriva” excelente, “Divã” apenas regular, “O Contador de Histórias” bom e “Verônica” muito fraco.

  2. – Jeff, obrigado por sempre prestigiar o espaço! ¬¬

    – Alexsandro, já esperava por este comentário. Mas obrigado por ser gentil, rs.

    – Wally, vi no Orkut que você detestou o filme, rs.

    – Kamila, não é, não! =P

    – Pedro, eu odiei “Se Nada Mais Der Certo”. E como assim você não gostou de “À Deriva”? Você comentou coisas positivas sobre ele no Tudo é Crítica. Abraços!

    – Fael, não gostaram mesmo, tu viu? Deu até vontade de parar com as postagens, rs.

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: