Skip to content

Resenha Crítica | Confissões de Uma Garota de Programa (2009)

Confissões de Uma Garota de Programa | The Girlfriend ExperienceSomente no ano de 2009 o diretor Steven Soderbergh teve nada menos do que quatro filmes exibidos no circuito de cinema no Brasil: “Che Parte I: O Argentino”, “Confissões de Uma Garota de Programa”, “Che Parte II: A Guerrilha” e “O Desinformante!”. O que seria testemunho de versatilidade ou mesmo amor na arte de se fazer cinema nada mais é do que exemplos de um diretor que talvez seja o mais presunçoso em atividade, como se faz notar em “Confissões de Uma Garota de Programa”.

As intenções, aparentemente, eram boas. Há uma tática similar ao do seu trabalho “Bubble”, produção independente de 2005. Com um orçamento que não se aproxima de dois milhões de dólares, “Confissões de Uma Garota de Programa” chamou a atenção com a escalação da jovem atriz pornô Sasha Grey. Tendo se introduzido nesta indústria de cinema apenas com dezoito anos, Grey é a melhor coisa do filme, por incrível que possa parecer.

Tendo um relacionamento com Chris (Chris Santos), a personagem de Grey, a garota de programa Chelsea, passa a cobrar de seus clientes workaholics um valor alto a cada encontro. A inexpressividade imutável da atriz dentro desta situação representa vítimas insípidas dos dois lados da moeda: Chelsea claramente está se sustentando de uma maneira que não deseja enquanto seus clientes sequer possuem alguma vida amorosa tamanha as preocupações que se impôs no surgimento da crise econômica, pagando por sexo para se esquivarem desta realidade. Neste aspecto, há ao menos uma cena interessante, onde Chelsea compra dois aparelhos celulares em uma loja e realiza negociações com o balconista para adquiri-los com alguma vantagem. Traços de verossimilhança representados na tela onde se acompanha sem um mínimo de interesse por culpa de Sodenbergh, com seus planos longos, monótonos e distantes dos centros das discussões.

Título Original: The Girlfriend Experience
Ano de Produção: 2009
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Sasha Grey, Chris Santos, Philip Eytan, T. Colby Trane, Peter Zizzo, Vincent Dellacera, David Levien, Alan Milstein, Sukhdev Singh e Caitlin Lyon
Cotação: 1 Star

9 Comments

  1. O que prometia ser o retorno de Steven Soderbergh aos filmes de sucesso acabou por ser outro filme muito mal comentado do diretor. Falaram tão mal que nem quis ver e isso não mudou agora.

  2. O Soderbergh, quem diria, se tornando esse diretor de filmes chatos e que nem empolgam… Ele prometia tanto!!!

  3. Hmmm… O Desinformante é muito fraco e tenho medo de assistir a este.

    Mas gostei muito de CHE, principalmente da primeira parte.

  4. Engraçado, gostei bastante deste filme. E foi aos poucos. Só no fim do filme percebi o quão entretido estava.

  5. Como Pedro, o filme me envolveu de uma forma muito curiosa. Não acho um grande filme, mas me agradou em sua condução e abordagem original. Daria 3 estrelas.

  6. Alex, acho esse filme totalmente descartável. Uma premissa interessante que peca pela falta de importância que Soderbergh parece conferir à história, sem um pingo de profundidade. Poderia ser um filme sobre uma prostituta, mas tem um subtexto político-econônomico que valia muito a pena ser melhor considerado, mas fica só na promessa.

  7. – Vinícius, não é segredo para ninguém que detesto o cinema de Steven Soderbergh, incluindo “Traffic”. Aqui a impressão só ficou pior.

    – Kamila, chato é elogio!

    – Bruno, eu vi “O Desinformante!” no último domingo e gostei bastante, por incrível que pareça!

    – Pedro, lembro de você ter elogiado o filme. Para mim não desceu.

    – Wally, que o filme é original isto é. O que não significa que deixe de ser um desastre tamanha a presunção de seu diretor.

    – Rafael, é um filme que afasta a sua plateia a cada acontecimento visto. Totalmente descartável mesmo!

  8. […] seriam filmados antes de abandonar a carreira de diretor de cinema. Dois deles se destacavam: “Confissões de Uma Garota de Programa” e “A Toda Prova”. A razão? Em ambos ele daria o papel de protagonista para duas mulheres […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: