Exposição Narrativa do Olhar

No início de 2010 pude desenvolver uma nova paixão para preencher o meu tempo livre: a fotografia. Isto porque ao realizar uma breve oficina de fotografia na Casa do Olhar Luiz Sacilotto (situada na Rua Campos Sales, 414, Santo André) vi que é preciso muito mais de um clique para o registro de um momento, seja ele particular ou não. É claro que com os avanços da tecnologia veio também a banalização da fotografia. O que há quinze anos atrás era tratado com alguma seriedade pelos custos de máquina, filme e revelação (eu mesmo não tive o luxo de possuir um equipamento tão cedo) hoje é uma ferramenta direcionada para indivíduos que tiram fotos pavorosas em frente a espelhos de banheiros públicos e residenciais para compartilhar em redes sociais ou encherem de photoshop.

Para amadurecimento do Olhar, o coordenador da oficina de fotografia Christian Piana propôs o desenvolvimento de fotografias de aspectos socioculturais. O resultado está mais detalhado em uma objetiva apresentação que desenvolvi e em algumas fotografias selecionadas de todo o grupo que integrei.

Narrativa do Olhar
Coordenação: Christian Piana

A fotografia é o registro dos mais variados acontecimentos. Com ela podemos eternizar experiências particulares. O contato direto com um equipamento permite também o aprendizado para infinitas possibilidades. Porém, nada é mais primordial do que o amadurecimento do olhar. Muito mais do que um clique, o ato de fotografar confere a sensibilidade única de quem o faz.

Atentar aos aspectos socioculturais presentes em um município resulta em um trabalho coletivo que ainda assim tem muitas personalidades. Um amplo ambiente é capaz de revelar características distintas, mas não por isto, desconexas. Há uma geração de jovens com valores sempre renovados, a vivacidade que só os esportes provocam e os eventos culturais direcionados a qualquer público, os meios de transportes públicos que parecem representar as veias de uma cidade, o cotidiano comum e por vezes difícil vivenciado pelas minorias, o trabalho de comerciantes e o conforto dentro de vários restaurantes. Tudo traduzido em imagens que marcam uma experiência nova enriquecedora. Por Alex Gonçalves.

A exposição “Narrativa do Olhar” é o resultado da oficina de fotojornalismo ocorrido no primeiro semestre na Casa do Olhar Luiz Sacilotto em Santo André. Os fotógrafos autores das obras expostas são alunos que, ao longo da oficina, realizaram contos fotográficos, fotorreportagens e ensaios fotográficos sobre aspectos socioculturais do ABC.

 

A abertura acontece amanhã, sexta-feira, 27 de agosto, a partir das 19h no saguão do Teatro Municipal de Santo André.

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: