O Solista

O Solista | The Soloist Afeito aos romances de época como “Orgulho e Preconceito” e “Desejo e Reparação”, o britânico Joe Wright investiu pesado em uma mudança de ares já em seu terceiro longa-metragem. “O Solista”, drama verídico rodado nos Estados Unidos, é um filme caro (para efeito de comparação, seu orçamento de sessenta milhões de dólares duplica o custo de “Desejo e Reparação”) e adota um estilo de narrativa que os fãs do jovem cineasta não reconhecerão.

Cada vez melhor, o astro tardio Robert Downey Jr. incorpora aqui o jornalista da Los Angeles Times Steve Lopez. Dias após sofrer um acidente ao pedalar de bicicleta conhece o morador de rua Nathaniel Anthony Ayers Jr. (Jamie Foxx, que aqui parece estar desesperado para entregar um desempenho tão arrebatador quanto em “Ray”, produção que lhe rendeu o Oscar de melhor ator), um solista talentoso. Steve fica tão impressionado pela habilidade do sujeito que passa a segui-lo com certa obsessão. Em flashbacks, “O Solista” vai mostrando como este personagem chegou a condição de vagar pelas ruas mais sórdidas de Los Angeles.

O grande destaque de “O Solista” é fazer da música um elemento em desenvolvimento na narrativa e uma razão de mudança de comportamentos em seus protagonistas, algo que o notável compositor Dario Marianelli sempre mantém em evidência usando músicas de Beethoven. Uma bela cena que merece ser destacada é quando Steve e Nathaniel compõem o único público a prestigiar um concerto, com uma montagem que substitui as reações dos personagens por fortes explosões de cores que tomam a tela. “O Solista” também é um bonito drama sobre amizade. A roteirista Susannah Grant, que adaptou o livro “O Solista” escrito pelo próprio Steve Lopez, entretanto, erra na forma superficial como retrata a esquizofrenia de Nathaniel.

Título Original: The Soloist
Ano de Produção: 2009
Direção: Joe Wright
Elenco: Robert Downey Jr., Jamie Foxx, Catherine Keener, Tom Hollander, Lisa Gay Hamilton, Stephen Root, Nelsan Ellis, Justin Martin, Rachael Harris, Lorraine Toussaint, Kokayi Ampah e Patrick Tatten
Cotação: 3 Stars

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

5 Comentários em O Solista

  1. Esse filme tinha uma premissa que tinha tudo pra dar certo, mas se revela uma experiência totalmente frustrante. É melhor o Joe Wright ficar nos filmes de época mesmo! :)

    Você tá numa fase Jamie Foxx, é??? rsrsrs

  2. Esperava mais desse filme, mas fiquei satisfeita com o resultado dele. Ele tem problemas, mas que acabam sendo compensados pela direção do Joe Wright, a trilha sonora e a atuação da dupla principal. ;)

  3. – Kamila, não, por favor! Não gosto de “Orgulho e Preconceito” e fiquei muito mais satisfeito com “O Solista” do que com este romance de época. E eu meio que estou vendo filmes com o Jamie Foxx sem querer, rs.

    – Mayara, na verdade eu nem tinha grandes expectativas. Dentro do que imaginava, é um filme que me satisfez no fim das contas.

  4. Eu realmente não consigo entender como um cineasta tão sensível e competente como o Wright tenha entrado na furada de dirigir esse longa. Acho péssimo. A história é batida, o roteiro é autopiedoso, os personagens são rasos e pouco desenvolvidos. A atuação do Jamie Foxx tenta inspirar pena a todo o momento, esse é um dos piores defeitos do longa. Uma pena!

  5. – Rafael, também não gosto da interpretação de Jamie Foxx, cujo talento só foi mostrado de maneira eficiente em “Ray” e “Colateral”. Porém, não é um filme que eu considere pior do que “Orgulho e Preconceito” dentro da pequena filmografia de Joe Wright.

4 Trackbacks & Pingbacks

  1. Tweets that mention O Solista | Cine Resenhas -- Topsy.com
  2. Hanna « Cine Resenhas
  3. Melhores de 2012: Fotografia | Cine Resenhas
  4. Anna Karenina | Cine Resenhas

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: