Resenha Crítica | À Procura de Eric (2009)

À Procura de Eric | Looking for EricAssistir a um filme associado a algum esporte dá um medo danado. Ainda mais se a competição em questão for o futebol. Em “À Procura de Eric” temos o ex-futebolista francês Eric Cantona como um personagem de destaque. Entretanto, o nome de Ken Loach na direção vai contra a maré e poucas vezes se prende para sequências onde uma partida de futebol  ou mesmo os feitos de Cantona em campo se tornam a protagonista.

O prestigiado jogador aqui faz ele mesmo e aparece como um conselheiro imaginário de Eric Bishop (Steve Evets, excelente), o verdadeiro protagonista de “À Procura de Eric”. Trabalhando como carteiro, sua vida não poderia estar pior. Se arrependeu de abandonar sua primeira esposa Lily e a filha recém-nascida Sam e atualmente convive com os enteados (papéis de Gerard Kearns e Stefan Gumbs) de seu segundo casamento, jovens indisciplinados que jamais o respeitam. O aparecimento de Sam (Lucy-Jo Hudson) com um bebê agitará a vida de Eric. Ela está se preparando para o TCC de sua faculdade e precisa do apoio de Eric e Lily (Stephanie Bishop) para que cuidem de sua filha. Como ainda está apaixonado por Lily, Eric não sabe como encarar esta situação.

Com uma filmografia extensa que inclui títulos conhecidos como “Ventos da Liberdade”, “Pão e Rosas”, “Terra e Liberdade” e “Uma Canção Para Carla”, o britânico Ken Loach transforma “À Procura de Eric” em seu trabalho mais acessível. Não que Loach faça aqui um filme leve. Pelo contrário, a situação de Eric toma rumos dramáticos inesperados. Há aqui um diferencial, que é o bom uso que faz do que há de melhor no futebol. E nem estamos falando de vitória, mas do processo de se criar o time ideal. No caso de honesto Eric Bishop, uma caravana de amigos com máscaras de Eric Cantona que amedrontarão um perigoso traficante que ameaça um dos seus filhos.

Título Original: Looking for Eric
Ano de Produção: 2009
Direção: Ken Loach
Elenco: Steve Evets, Eric Cantona, Stephanie Bishop, Gerard Kearns, Stefan Gumbs, Lucy-Jo Hudson, Cole Williams, Dylan Williams, Matthew McNulty, Laura Ainsworth e John Henshaw

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

6 Comentários em Resenha Crítica | À Procura de Eric (2009)

  1. Esse filme não foi nada do que eu esperava. Achei a história muito interessante e apreciei as atuações. Só esperava mais da condução de Loach. 3 estrelas também.

  2. – Wally, já eu posso dizer que nada esperava deste filme. No fim das contas, achei o resultado bem simpático.

    – Mayara, pode ficar tranquila que o foco aqui não é o esporte, embora ele seja um personagem importante.

    – Pedro, não conheço o cinema de Ken Loach e por isto mesmo prefiro não confirmar isto. Mas é sim um bom filme.

  3. Adoro o filme, principalmente porque é espirituosíssimo, o protagonista, cheio de problemas, tem muito carisma e o toque fantasioso dos aparecimentos do Cantona é tratado com muita naturalidade pelo longa. Uma surpresa vindo de um cineasta que trabalha tanto com questões sócio-políticas, mas que revela um frescor sincero nesse seu filme, além do bom-humor.

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: