Amelia

AmeliaQuando um filme é produzido com aquelas pretensões de fazer bonito na lista de indicados a uma edição do Oscar todo mundo fica atento a cada fase de filmagem até o seu lançamento. O problema é quando as expectativas se frustram. No último ano não houve melhor exemplo de mau êxito do que o novo trabalho da cineasta indiana Mira Nair. Tendo trabalhado em muitas ocasiões com investidores americanos em títulos como “Tudo Por Um Sonho” e “Feira das Vaidades”, “Amelia” estava assegurando ao menos uma nova indicação ao Oscar para a notável atriz Hilary Swank. Não foi o que aconteceu. No entanto, o seu fracasso é totalmente injusto.

Antes de ser incorporada por Hilary Swank, a aviadora Amelia Earhart ganhou vida em outros filmes por duas atrizes bem famosas. Em 1994, a produção televisiva “A Rainha do Ar” trazia Diane Keaton vivendo esta grande figura histórica. Com uma verve mais cômica, a adorável Amy Adams a fez em “Uma Noite no Museu 2“. Amelia Earhart também foi lembrada em outras produções pouco vistas e a produção de Mira Nair vinha como uma representação definitiva desta mulher, a primeira a voar sozinha sobre o oceano Atlântico. Casou-se com o publicitário George Putnam (no filme vivido por Richard Gere), mas não deixou de lado o seu sonho ousado de atingir novos limites nas alturas.

Mesmo que derrape sempre ao retratar o caso de Amelia com Gene Vidal (Ewan McGregor), aviador pai do escritor americano Gore Vidal, “Amelia” é uma produção de primeira. Além da impecável reconstituição de época representada por um maginífico guarda-roupa assinado por Kasia Walicka-Maimone, direção de arte de Nigel Churcher e fotografia de Stuart Dryburgh (indicado ao Oscar por “O Piano”), “Amelia” também apresenta sequências contemplativas magníficas. Com tudo isso, o seu grande trunfo se encontra mesmo na respeitável criação de personagem. Sendo uma mulher a frente de seu tempo, Amelia Earhart se mostra entre as suas aventuras romântica sonhadora, otimista e cheia de garra para enfrentar qualquer obstáculo daquele período. Eis aqui a adaptação de uma biografia digna da heroína que retrata.

Título Original: Amelia
Ano de Produção: 2009
Direção: Mira Nair
Elenco: Hilary Swank, Richard Gere, Ewan McGregor, Christopher Eccleston, Mia Wasikowska, Joe Anderson, Cherry Jones, Aaron Abrams, Dylan Roberts, Scott Yaphe, Tom Fairfoot, William Cuddy, Elizabeth Shepherd e William Cuddy
Cotação: 3 Stars

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

2 Comentários em Amelia

5 Trackbacks & Pingbacks

  1. Tweets that mention Amelia | Cine Resenhas -- Topsy.com
  2. Melhores de 2010 – Indicados « Cine Resenhas
  3. Melhores de 2010: Direção de Arte « Cine Resenhas
  4. Melhores de 2010: Fotografia « Cine Resenhas
  5. Melhores de 2010: Figurino « Cine Resenhas

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: