Instinto de Vingança

O escritor norte-americano Edgar Allan Poe é reconhecido como um dos pioneiros do romance policial, surgido em meados do século XIX. O conto “The Tell-Tale Heart”, publicado em 1843, é um dos mais famosos de sua autoria e foi adaptado para cinema aproximadamente uma dúzia de vezes em formato de curta-metragem. Tendo Ridley Scott e Tony Scott envolvidos como produtores a esperança era de que “Instinto de Vingança” seria a adaptação definitiva e de qualidade do conto. Isto se o diretor Michael Cuesta, mais lembrado pelo envolvimento em alguns episódios de “Dexter” e “A Sete Palmos”, tivesse se empenhado mais para alcançar este resultado.

Na realidade, “Instinto de Vingança” extraiu apenas o conceito da história de Edgar Allan Poe. O personagem central Terry Bernard (Josh Lucas, promessa de astro que jamais se concretizou) tem uma vida difícil. É viúvo, pai de uma garotinha (papel de Beatrice Miller) com doença degenerativa e passou recentemente por transplante de coração. Terry parece ganhar um recomeço ao se envolver com a médica de sua filha, Elizabeth Clemson (Lena Headey), mas o seu coração bate literalmente mais forte sempre quando esbarra com alguns desconhecidos. Caso de um enfermeiro que mata acidentalmente. O aparecimento do detetive Phillip Van Doren (Brian Cox) ajuda a esclarecer seus impulsos: o dono real do coração transplantado foi vítima de um crime.

Premissas malucas sobre órgãos com vontade própria podem ser promissoras como thriller. Ou se transformarem em um verdadeiro papelão, como é o que se vê em “Instinto de Vingança”. A todo o momento a ação da realização de Michael Cuesta soa absurda e pontos interessantes que poderiam ser mais explorados, como a incurável doença da pequena personagem de Beatrice Miller, são substituídas por reviravoltas mais esquecíveis do que surpreendentes, como o acontecimento que fecha o filme. Além do mais, as coincidências com “The Brøken“, produção feita em 2008 pelo inglês Sean Ellis ainda inédita em nosso país, são gritantes. Reune novamente os atores Lena Headey e Ulrich Thomsen e um órgão também está por trás do mistério. O resultado final, claro, é muito diferente.

Título Original: Tell Tale
Ano de Produção: 2009
Direção: Michael Cuesta
Roteiro: Dave Callaham, baseado no conto “The Tell-Tale Heart”, de Edgar Allan Poe
Elenco: Josh Lucas, Lena Headey, Brian Cox, Beatrice Miller, Jamie Harrold, Michael K. Williams, Pablo Schreiber, Tom Riis Farrell, Cassandre Fiering, Dallas Roberts e Ulrich Thomsen
Cotação: *

 

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

2 Comentários em Instinto de Vingança

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: