À Prova de Morte

Em 2007, Quentin Tarantino e Robert Rodriguez tiveram uma ideia inusitada para um novo projeto. Ele foi intitulado “Grindhouse” e consistia em fazer com que o público assistisse dois filmes pelo preço de um. Entretanto, “Grindhouse”, como o próprio título entrega, era uma homenagem ao cinema de terror produzido na década de 1970 com todas as precariedades famosas: péssimas interpretações e direção sendo apreciadas com uma projeção horrorosa que apresentava falhas de som e imagem. O lançamento de “Grindhouse” foi um desastre, mas o saldo acabou sendo positivo para Quentin Tarantino, que teve que lançar o seu filme separado do trabalho de Robert Rodriguez em cinemas fora dos Estados Unidos. Enquanto “Planeta Terror” continuou uma bobagem, “À Prova de Morte” ganha muita mais potência em uma versão reeditada por Tarantino, com quase meia hora a mais.

A história não foi modificada. Kurt Russell (inspiradíssimo) vive o vilão Stuntman Mike. É um decadente dublê de cenas de ação que no tempo livre se dedica a seguir belas garotas. Mike as fotografa e atinge um ponto indescritível de excitação ao matá-las com o seu carro indestrutível, em um momento um Dodge Charger 1969 e em outro um Chevy Nova 1970.

Os aspectos negativos deixados na versão de 2007 de “À Prova de Morte” ganharam reparo nesta montagem da falecida Sally Menke exibida em nossos cinemas no meio do ano passado. As costumeiras longas sequências filmadas por Quentin Tarantino movidas por longas conversas ganham agora o sarcasmo correto e contribuem para ampliar a atmosfera de suspense que culminará em perseguições de carros fantásticas. A obra mais divertida lançada em 2010 no Brasil, que em muitos momentos supera a eficácia obtida pelo mais celebrado “Bastardos Inglórios”.

Título Original: Death Proof
Ano de Produção: 2007
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Kurt Russell, Zoe Bell, Rosario Dawson, Tracie Thoms, Vanessa Ferlito, Sydney Tamiia Poitier, Jordan Ladd, Mary Elizabeth Winstead, Quentin Tarantino, Marcy Harriell, Eli Roth, Omar Doom, Michael Bacall, Monica Staggs, Jonathan Loughran, Marta Mendoza, Tim Murphy, Melissa Arcaro, Michael Parks, James Parks, Marley Shelton, Nicky Katt, Helen Kim, Tina Rodriguez e Rose McGowan
Cotação: 4 Stars

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

5 Comentários em À Prova de Morte

  1. Achei este filme muito divertido, como você bem colocou. Apesar de preferir mais a ambição de “Bastardos Inglórios”, achei difícil demais de resistir os diálogos, as personagens e a ação contagiante deste “À Prova de Morte”. Aquele último ato é genial. 4/5

  2. Sensacional. Até pra filme “ruim” Tarantino sabe fazer algo bem feito, no minimo divertido. Os closes das cameras e os longos diálogos ganham um toque especial no filme.

    Abs

  3. Mais um ótimo filme do grande Tarantino. Até em projetos menores e menos ambiciosos ele entrega trabalhos interessantes. Não é seu melhor, claro, mas pela proposta, cumpre muito bem o que promete. 7/10 ou 4/5

10 Trackbacks & Pingbacks

  1. Tweets that mention À Prova de Morte « Cine Resenhas -- Topsy.com
  2. Ponto Crítico – Jul/10 « Cine Resenhas
  3. Melhores de 2010 – Indicados « Cine Resenhas
  4. Melhores de 2010: Som « Cine Resenhas
  5. Melhores de 2010: Ator « Cine Resenhas
  6. Melhores de 2010: Direção « Cine Resenhas
  7. Melhores de 2010: Filme « Cine Resenhas
  8. 10 Melhores Filmes de 2010 « Cine Resenhas
  9. Fúria Sobre Rodas « Cine Resenhas
  10. O Vingador | Cine Resenhas

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: