Procurando Elly

Grande parte do público brasileiro tem o costume de encarar com certa reserva o mínimo que o circuito nacional oferece de cinema iraniano. Isto porque sua indústria tem como particularidade promover, às vezes a contragosto, cineastas com obras de forte cunho político e, por isto mesmo, que primam por um ritmo moroso. Para surpresa geral, “Procurando Elly” é cheio de novidades mesmo não abandonando as características habituais do cinema iraniano, aqui focando a atual geração de jovens.

Neste quarto filme dirigido por Asghar Farhadi, amigos e familiares que moram em Teerã reservarão um final de semana para repousarem em uma casa na praia. Além de se divertirem, Sepideh (Golshifteh Farahani), a protagonista da trama, tem uma boa intenção. Estando presente o seu amigo recém-divorciado Ahmad (Shahab Hosseini), Sepideh traz como convidada especial a professora de sua filha, Elly (Taraneh Alidoosti)., com a intenção de aproximá-los. A primeira noite é só alegria, mas no dia seguinte um mistério, o repentino desaparecimento de Elly, dá um nó na garganta de todos.

No desenvolvimento de “Procurando Elly” uma atmosfera de suspense se mostra, pois Sepideh, por ser a única a conhecer Elly, é a alternativa que resta para desvendar algum paradeiro. Entretanto, ela sabe que o preço da verdade será muito alto, já que Elly é uma mulher casada que planejava abandonar o marido. Sustentado pela extraordinária performance de Golshifteh Farahani, atriz mais conhecida por sua participação de destaque no americano “Rede de Mentiras” (vale salientar que a atriz é o único ponto positivo deste recente equívoco de Ridley Scott) e todo um elenco secundário excelente, “Procurando Elly” consegue radiografar um lugar repleto de intolerâncias com este conflito exposto que resulta em consequências perturbadoras.

Título Original: Darbareye Elly | About Elly
Ano de Produção: 2009
Direção: Asghar Farhadi
Roteiro: Asghar Farhadi
Elenco: Golshifteh Farahani, Shahab Hosseini, Taraneh Alidoosti, Merila Zare’i, Mani Haghighi, Peyman Moaadi, Ra’na Azadivar, Ahmad Mehranfar e Saber Abbar
Cotação: 3 Stars

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

2 Comentários em Procurando Elly

  1. Deve ser bacana esse filme!
    acho que gostarei, por me importar bastante com as produções deste país, embora me pareça bem diferente dos demais.

4 Trackbacks & Pingbacks

  1. Melhores de 2010 – Indicados « Cine Resenhas
  2. Melhores de 2010: Atriz « Cine Resenhas
  3. Vencedores do Globo de Ouro 2012 – Comentários « Cine Resenhas
  4. A Separação « Cine Resenhas

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: