Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1

A adaptação da série literária “Harry Potter” seguia um rumo promissor com a mudança de diretores a cada episódio. Não eram filmes estranhos entre si e mesmo assim realizadores como Chris Columbus e Alfonso Cuáron foram capazes de impor suas diferentes perspectivas sobre o universo mágico do personagem. O inglês David Yates ofereceu com “Harry Potter e a Ordem da Fênix” o momento mais pulsante da fantasia e se contentou posteriormente com muito pouco em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Com “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1” o resultado é ainda mais frustrante e desta vez não há como depositar toda a culpa em David Yates.

Desolados com a morte de Dumbledore (Michael Gambon) em “O Enigma do Príncipe”, Harry (Daniel Radcliffe), Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint) têm como missão encontrar e destruir as Horcruxes, espécie de amuletos onde se concentram a alma de Voldemort (Ralph Fiennes). Trata-se da verdadeira e única novidade em “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1” e é de deixar qualquer um cabisbaixo que entre seis Horcruxes apenas uma é interceptada ao longo de uma narrativa que se arrasta por duas horas e meia.

Caso fosse planejado como uma única parte, “As Relíquias da Morte” teria potencial de fechar a franquia com chave de ouro. Como o que mais importa na jogada é a bilheteria que um momento tão definitivo como este é capaz de arrecadar, o estúdio optou pela divisão. O resultado causa impaciência e as mesmas lições moralistas defendidas anteriormente atingem aqui um limite – é preciso insistir tanto na força da amizade entre o jovem trio central? A expectativa é de que o melhor será reservado para a segunda parte de “As Relíquias da Morte”, embora a sensação de que tudo será processado sem muitas sutilezas (será o episódio mais curto de toda a série “Harry Potter”) preocupe até mesmo aos fãs mais ardorosos.

Título Original: Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1
Ano de Produção: 2010
Direção: David Yates
Roteiro: Steve Kloves, baseado no romance de J.K. Rowling
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Bill Nighy, Richard Griffiths, Harry Melling, Julie Walters, Bonnie Wright, Ian Kelly, Michelle Fairley, Fiona Shaw, Alan Rickman, Carolyn Pickles, Helena Bonham Carter, Helen McCrory, Jason Isaacs, Tom Felton, Timothy Spall, Peter Mullan, Rod Hunt, Michael Gambon, Robbie Coltrane, Brendan Gleeson, Oliver Phelps, James Phelps, Mark Williams, Domhnall Gleeson, Clémence Poésy, David Thewlis, John Hurt, Frances de la Tour, Evanna Lynch, Rhys Ifans, Katie Leung, Afshan Azad, Imelda Staunton, David O’Hara, Nick Moran, Rade Serbedzija, Geraldine Somerville, Miranda Richardson, Ralph Fiennes e voz de Toby Jones
Cotação: 2 Stars

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

2 Comentários em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1

  1. Sabe que eu gostei do filme. Me parece louvável que uma franquia com 8 filmes consiga chegar ao fim com certo fôlego, embora problemas de adaptação de uma história com tantos detalhes ainda persistem. Pelo menos não é um desastre total!

  2. Rafael, pois eu já acho que “Harry Potter” perdeu todo o fôlego em “O Enigma do Príncipe”. Em breve postarei uma resenha da parte dois, que não me entusiasmou nem um pouco.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 « Cine Resenhas

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: