Contra o Tempo

Filho de David Bowie, Duncan Jones pegou muitos de surpresa ao se lançar como cineasta em “Lunar”, produção que chegou no início do ano passado no Brasil direto em DVD. Considerado uma preciosidade dentro do gênero de ficção-científica, o filme protagonizado por Sam Rockwell provavelmente foi definitivo para o próximo passo de Duncan Jones, que se dá no comando de “Contra o Tempo”.

A história inicia com Colter Stevens (Jake Gyllenhaal) não reconhecendo nada e ninguém ao despertar em um trem. A bela Christina Warren (Michelle Monaghan) conversa com Colter como se fossem amigos de longa data e Colter não sabe o que fazer. Oito minutos depois, há uma explosão, matando todos à bordo. A partir daí, o caráter científico de “Contra o Tempo” se mostra, pois passamos a descobrir que Colter, que afirma ser um soldado em missão no Afeganistão, faz parte de um experimento que é capaz de fazê-lo retornar ao passado e coletar informações inéditas. Neste caso, a identidade do terrorista responsável pela morte dos passageiros e que em tempo presente está ativando bombas para mandar para os ares outros pontos de Chicago.

Em “Contra o Tempo”, Duncan Jones mostra que é uma revelação que veio para ficar. Mesmo com o orçamento razoavelmente apertado para os padrões do cinema americano (trinta e dois milhões de dólares), o jovem realizador não apenas cria cenas empolgantes como também tira bom proveito do ótimo elenco principal (com destaque para Vera Farmiga como a capitã que orientará Colter ao longo da história) e dos poucos cenários disponíveis. Também é preciso destacar o texto de Ben Ripley, enxuto e jamais soando redundante quando os acontecimentos antes da explosão são reprisados inúmeras vezes. É verdade que a revelação e motivação do personagem responsável pelos ataques são frustrantes. Ainda assim, “Contra o Tempo” vale a conferida por desenvolver muito bem a sua ideia central, com o conceito do espaço-tempo processado sem grandes complicações e muita originalidade.

Título Original: Source Code
Ano de Produção: 2011
Direção: Duncan Jones
Roteiro: Ben Ripley
Elenco: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright, Michael Arden, Cas Anvar, Russell Peters, Brent Skagford e voz de Scott Bakula
Cotação: 3 Stars

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

2 Comentários em Contra o Tempo

2 Trackbacks & Pingbacks

  1. Retrospectiva 2011 « Cine Resenhas
  2. Melhores de 2011 – Indicados « Cine Resenhas – 5 Anos

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: