Desconhecido

Com a franquia Bourne temporariamente congelada após “O Últimato Bourne“, o que não falta no mercado americano é exemplar que emula descaradamente os três episódios de sucesso estrelado por Matt Damon. “Desconhecido” não apenas comete este erro como também se mostra um veículo muito inferior para Liam Neeson como herói de ação. É o primeiro tropeço do espanhol Jaume Collet-Serra em Hollywood, responsável pelos climas tensos de “A Casa de Cera” e “A Órfã“.

Martin Harris (Liam Neeson) está em Berlim com a sua esposa Elizabeth (January Jones, com sua imutável cara blasé) e ao apanhar um táxi sofre um terrível acidente que o faz ficar em coma. O fator Bourne surge com uma perda de identidade, pois ninguém o reconhece como Martin, inclusive Elizabeth. Com a memória parcialmente prejudicada pelo acidente, Martin inicia uma busca pela taxista que o conduzia (papel de Diane Kruger) para que possa compreender a conspiração que passou a cercá-lo.

Mais do que oferecer uma conclusão surpreendente e que convença o público, “Desconhecido” é um tipo de produção com narrativa que também precisa de um bom desenvolvimento. Não testemunhamos nada disto e este resultado foi alcançado com a soma de inúmeros fatores negativos. Se não bastassem as anêmicas sequências de ação, os desempenhos no automático e os erros de continuidade, há uma vontade dos roteiristas em colocarem ideias não presentes no romance de Didier Van Cauwelaert e que ficam totalmente deslocadas na narrativa, a exemplo do personagem criado especialmente para Bruno Ganz com suas referências a Alemanha de Hitler. Uma bobagem que não vale o tempo e o dinheiro investidos.

Título Original: Unknown
Ano de Produção: 2011
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: Oliver Butcher e Stephen Cornwell, baseado no romance “Out of My Head”, de Didier Van Cauwelaert
Elenco: Liam Neeson, Diane Kruger, January Jones, Aidan Quinn, Bruno Ganz, Frank Langella, Sebastian Koch, Olivier Schneider, Stipe Erceg, Rainer Bock, Mido Hamada, Clint Dyer, Karl Markovics e Eva Löbau
Cotação: 1 Star

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

2 Comentários em Desconhecido

  1. Incrível como o Liam Neeson conseguiu reinventar sua carreira ao estrelar esses filmes de ação. “Desconhecido” é legal e prende a atenção. O curioso é que teria uma chance do roteiro desse filme ser cheio de furos, mas não é o que acontece. Tudo está bem amarradinho…

    • Kamila, para mim ele só funcionou como herói de ação em “Busca Implacável”, pois nem aqui e muito menos em “Esquadrão Classe A” ele me convenceu. É verdade que todas as pontas soltas são amarradas no fim da história. Mesmo assim, fiquei frustrado com o filme.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. 10 Piores Filmes de 2011 « Cine Resenhas – 5 Anos

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: