Skip to content

Resenha Crítica | Os Agentes do Destino (2011)

Nos primórdios da sétima arte, filmes de ficção científica podiam muito bem se sustentar apenas com o uso de efeitos especiais. Atualmente, o uso de tecnologia, não importando o estágio que ela atingiu, não garante um bom entretenimento. Muitos realizadores parecem não entender o recado e deixam de segundo plano um roteiro a serviço de um trabalho técnico que raramente oferece novas fronteiras a serem exploradas. “Os Agentes do Destino” não apenas se ausenta neste círculo vicioso como obtêm resultados que certamente deixariam Philip K. Dick orgulhoso.

O estreante George Nolfi pode não ter a experiência e desenvoltura de cineastas como Steven Spielberg (“Minoriry Report – A Nova Lei”), Ridley Scott (“Blade Runner – O Caçador de Androides”) e Paul Verhoeven (“O Vingador do Futuro”), mas faz um dos melhores filmes adaptados de algum romance de Philip K. Dick, célebre autor americano falecido em 1982. Em “Os Agentes do Destino”, baseado na história “The Adjustment Team”, Matt Damon é David Norris, sujeito que está se candidatando a vereador e que por um deslize perde as eleições. Minutos antes de entregar o discurso de derrota, conhece a estonteante bailarina Elise Sellas (Emily Blunt), instaurando em cena o que muitos chamam de amor à primeira vista.

É uma história romântica, mas não demora para a marca Philip K. Dick surgir na história, pois David é acompanhado de perto por estranhos agentes de terno e chapéu. Não vale revelar o que está por trás deste mistério, mas o objetivo destes homens é fazer com que David e Elise jamais se reencontrem. Na expectativa de um final feliz para este casal, George Nolfi faz um filme movimentado onde efeitos especiais predominam organicamente na narrativa. É de fisgar qualquer espectador e de torcer para que o gênero continue sendo beneficiado por fitas que contam com a originalidade vista em “Os Agentes do Destino”.

Título Original: The Adjustment Bureau
Ano de Produção: 2011
Direção: George Nolfi
Roteiro: George Nolfi, baseado no livro “The Adjustment Team”, de Philip K. Dick
Elenco: Matt Damon, Emily Blunt, Anthony Mackie, John Slattery, Terence Stamp, Michael Kelly, Anthony Ruivivar, Fabrizio Brienza, David Bishins, Laura Kenley Chinn e Jon Stewart
Cotação: 4 Stars

4 Comments

  1. Todo mundo fala muito bem desse filme e eu ainda não consegui assistir. A trama dele é o que mais me chama a atenção, fora a dupla central formada pelos ótimos Matt Damon e Emily Blunt.

    • Kamila, pois corra atrás do DVD, que já está disponível para venda e locação. Matt Damon e Emily Blunt estão numa sintonia perfeita, você até passa a acreditar em amor à primeira vista.

  2. […] ao topo com seu comovente desempenho em “Reencontrando a Felicidade” | O romance científico “Os Agentes do Destino” convence | As conseqüências do adultério são relatadas de forma crível no italiano “Que […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: