Skip to content

Resenha Crítica | VIPs – Histórias Reais de Um Mentiroso (2010)

VIPs - Histórias Reais de um MentirosoO lançamento de “VIPs” no início deste ano atraiu a atenção de um número ainda maior de pessoas diante da figura de Marcelo Nascimento da Rocha, personagem verídico interpretado por Wagner Moura. Pois se na ficção os golpes deste estelionatário impressionavam, a realização de Mariana Caltabiano se esforça em apresentar vários outros não vistos no filme de Toniko Melo.

O documentário “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso” surgiu enquanto Mariana Caltabiano se concentrava em uma série de entrevistas com Marcelo Nascimento da Rocha quando este já cumpria sua pena no presídio. Destinados para a publicação do livro homônimo, Mariana também filmou as conversas que teve com algumas pessoas fundamentais na vida de Marcelo. Com a família, há relatos do temor existente quanto ao destino de Marcelo, que quase foi morto ao se passar por piloto de traficantes que faziam a rota Brasil-Paraguai. Já com algumas celebridades como o ator Ricardo Macchi e o jornalista Amaury Jr. há os depoimentos mais engraçados, todos envolvidos no célebre episódio onde Marcelo se passou por Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol.

Em “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso” também há foco em outras fases da vida de Marcelo, que admite diante das câmeras ter se passado por policial, integrante do grupo “Engenheiros do Havaí”, repórter da MTV e até líder do PCC. Apesar de todos esses feitos, é difícil encarar Marcelo como um criminoso. Mesmo trilhando um caminho errante durante a maior parte de sua vida, trata-se de um sujeito carismático e que, segundo o próprio Ricardo Macchi admite em um trecho do documentário, alguém que parece ter compaixão pelo próximo. Exemplo disto se vê na disposição de Marcelo ao ajudar a própria Mariana em desvendar o acidente com o Airbus A-320 da TAM, que tinha entre os passageiros seus dois irmãos. Há deficiência técnica, mas só pela oportunidade de conhecermos a fundo um sujeito tão curioso o documentário merece uma espiada.

Título Original: Vips – Histórias Reais de um Mentiroso
Ano de Produção: 2010
Direção: Mariana Caltabiano
Roteiro: Mariana Caltabiano
Elenco: Marcelo Nascimento da Rocha, Mariana Caltabiano, Amaury Jr., Ricardo Macchi, Ed Sá e Maria Paula
Cotação: 3 Stars

2 Comments

  1. Acho a história de “VIPs” interessantíssima. Especialmente a forma como a história do Marcelo nos é contada. A performance do Wagner Moura só comprova o quanto ele é camaleônico e um dos melhores de sua geração.

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: