Melhores de 2011: Ator Coadjuvante

John Hawkes, por “Inverno da Alma

Ao serem anunciados os indicados ao Oscar 2011 de melhor ator coadjuvante muitos se surpreenderam com o nome de John Hawkes entre os cinco finalistas. Tratava-se de um ator veterano (começou a atuar em 1985), mas reconhecido apenas no circuito independente, uma vez que sua presença em filmes hollywoodianos como “A Hora do Rush” e “Mar em Fúria” eram difíceis de ficarem na memória. Participar de “Inverno da Alma“ garantiu merecido impulso na carreira de John Hawkes, que pode receber indicação ao Oscar no próximo ano por “The Surrogate”, muito festejado na mais recente edição do Festival de Sundance. Como Teardrop, John Hawkes consegue oferecer uma mistura de ameaça e cumplicidade. Afinal, apesar do temperamento difícil, é o único a oferecer para a sobrinha Ree (Jennifer Lawrence) alguma segurança enquanto ela embarca numa jornada cinzenta pelo paradeiro de seu pai. Bela interpretação.

Outros indicados: Andy Serkis (“Planeta dos Macacos – A Origem“) | Christian Bale (“O Vencedor“) | Daniel Aráoz (“O Homem ao Lado“) Kevin Spacey (“Margin Call – O Dia Antes do Fim“)

Em 2010: Pierce Brosnan, por “O Escritor Fantasma
Em 2009: Eddie Marsan, por “Simplesmente Feliz
Em 2008: Javier Bardem, por “Onde os Fracos Não Têm Vez”
Em 2007:
 Jackie Earle Haley, por “Pecados Íntimos”

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

2 Comentários em Melhores de 2011: Ator Coadjuvante

  1. John Hawkes nem foi considerado para a minha lista. Aliás, acho que “Inverno da Alma” vale apenas pela Jennifer Lawrence. Já em relação a “Margin Call”, gostei da lembrança do Spacey, mas meu favorito do elenco é Jeremy Irons.

    • Matheus, a alma de “Inverno da Alma” é mesmo o grande desempenho de Jennifer Lawrence, mas grande mérito do filme também vem do elenco de apoio, todos igualmente extraordinários (até indiquei o filme na categoria de melhor elenco). E eu fiquei na dúvida entre colocar Kevin Spacey e Jeremy Irons por “Margin Call”, mas foi o primeiro que conseguiu a vaga.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Cine Resenhas | Melhores de 2013: Ator

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: