Um Verão Escaldante

Histórias de amor parecem atrair o cineasta francês Philippe Garrel. Porém, apenas quando elas estão fadadas ao fracasso. No final de 2008, estreou no circuito brasileiro “A Fronteira da Alvorada”, cuja história em denso preto e branco é sobre o romance entre um fotógrafo e uma atriz desequilibrada. Agora, Philippe Garrel filma em cores a história de “Um Verão Escaldante”, mas permanecem as reviravoltas emocionais.

O filme abre com um acidente provocado por Frédéric (Louis Garrel, filho do cineasta). Visivelmente perturbado com algum acontecimento, Frédéric conduz a toda velocidade o seu carro no meio da noite até atingir uma árvore. A rápida imagem de Angèle (Monica Bellucci) deitada numa em uma cama diz muito sobre a motivação de Frédéric em tirar a própria vida.

Após este prólogo, a história de “Um Verão Escaldante” retrocede e nos apresenta a dois casais O primeiro é formado pelo pintor Frédéric e a atriz Angèle. O segundo casal é representado por Paul (Jérôme Robart) e Élisabeth (Céline Sallette), dois jovens que ganham a vida fazendo figuração em alguns longas-metragens. Grande amigo de Paul, Frédéric os convidam para se hospedarem no apartamento que ele está morando em Roma por conta da primeira grande produção da carreira de Angèle filmada na cidade. A reunião nos fará conhecer tanto as puladas de cerca cometidos por Frédéric e Angèle quanto as indecisões que permeiam o namoro de Paul e Élisabeth.

Guardadas as devidas proporções, temos Philippe Garrel novamente trabalhando alguns temas já explorados em “A Fronteira da Alvorada”. No entanto, em “Um Verão Escaldante” eles moldam um resultado final ainda mais embaraçoso. Além dos protagonistas não serem capazes de oferecerem boas performances (especialmente Jérôme Robart e o sempre blasé Louis Garrel), os seus personagens são movidos por diálogos primários e motivações contraditórias. Afora a razão de serem figuras pretensiosas, não há ao menos uma razão forte que faça Frédéric e Angèle serem tão infiéis, o que automaticamente anula a dúvida de Élisabeth em continuar com Paul após testemunhar de perto as desavenças deste casal. No fim das contas, quem paga caro por isso é o espectador, que terá de acompanhar durante uma hora e meia os desenlaces de um filme ausente de empatia.

Título Original: Un été brûlant
Ano de Produção: 2011
Direção: Philippe Garrel
Roteiro: Caroline Deruas-Garrel, Marc Cholodenko e Philippe Garrel
Elenco: Louis Garrel, Monica Bellucci, Jérôme Robart, Céline Sallette, Vladislav Galard, Vincent Macaigne e Maurice Garrel
Cotação: 1 Star

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

6 Comentários em Um Verão Escaldante

  1. Admiro a frequência com que Louis Garrel faz filmes (deve ser o astro mais ativo do cinema francês atualmente). Contudo, parece que ele faz sempre o mesmo papel – e sempre em filmes superestimados, para não dizer pedantes. Acho que ele deveria tentar colocar sua vontade de atuar em projetos melhores!

  2. Eu vi umas fotos desse filme e, nossa senhora, o Louis Garrel está muito lindo! Parece ser um filme com algumas cenas pesadas, mas acho interessante como o Garrel sempre procura filmes em que ele se expõe muito – em todos os sentidos. De alguma forma, no entanto, concordo muito com o que o Matheus disse.

  3. Bem, eu gosto do Garrel pai (embora tenha visto poucos filmes dele), também do Garrel filho e tenho boas expectativas para esse aqui (como não ter com essa imagem da Bellucci aí?). Só que não estreou aqui em Salvador ainda. Aguardemos.

    • Rafael, esse foi apenas o segundo filme do Garrel que conferi e para mim já foi o suficiente (ok, vou conferir “Amantes Constantes” só porque você me recomendou). E pode tirar o cavalinho se você espera que o filme seja preenchido por imagens como essa daqui que ilustra a resenha, rs.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. 10 Piores Filmes de 2012 | Cine Resenhas

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: