Skip to content

Resenha Crítica | ParaNorman (2012)

ParaNormanOs responsáveis de “Coraline e o Mundo Secreto”, baseado em um livro do cultuado Neil Gaiman, conseguiram um feito antes alcançado apenas pelas produções animadas de Tim Burton: conquistar a plateia com uma produção infantil para lá de sombria. Ao que tudo indica, o sucesso permitiu o sinal verde para “ParaNorman”, uma animação que pode perturbar ainda mais a criançada.

Norman (voz de Kodi Smit-McPhee) é zombado pelos colegas de classe pelo dom (ou seria maldição?) de falar com os mortos. Daí o apelido ParaNorman. O problema é que o pobre garoto não é visto com bons olhos nem pela própria família. Especialmente pelo pai (Jeff Garlin), exausto de ouvir Norman afirmando que o fantasma da sua avó está acomodado na sala de estar tricotando e vendo tevê.

Também menosprezado pelos colegas, o gordinho Neil (Tucker Albrizzi) surge para se tornar o primeiro amigo de Norman, uma vez que não se incomoda com a habilidade dele de se comunicar com seres do além. Enquanto isto, Norman é procurado pelo seu tio Prenderghast (John Goodman), um senhor dado como louco. Assim que parte dessa para a melhor, Prenderghast diz que uma maldição secular irá tomar a cidade e que Norman será o único capaz de quebrá-la.

Mesmo que seja um finalista ao Oscar de melhor animação em longa-metragem, “ParaNorman” não vai além da mera curiosidade. Como em “Coraline e o Mundo Secreto”, não há em “ParaNorman” um bom equilíbrio entre o humor e o tenebroso. Quando há espaço para piadas, elas se resumem a fazer graça com estereótipos – e olha que a história se mostra contra a prática do bullying. Já nas oportunidades de abraçar suas raízes de terror, sente-se que “ParaNornan” o faz com receio de ir longe demais. Ficou no meio do caminho.

Título Original: ParaNorman
Ano de Produção: 2012
Direção: Chris Butler e Sam Fell
Roteiro: Chris Butler
Vozes de: Kodi Smit-McPhee, Anna Kendrick, Leslie Mann, Casey Affleck, John Goodman, Christopher Mintz-Plasse, Jodelle Ferland, Bernard Hill, Jeff Garlin, Elaine Stritch, Tempestt Bledsoe, Tucker Albrizzi e Hannah Noyes

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: