Coriolano

CoriolanoEm breve fará 400 anos desde que William Shakespeare morreu. Mesmo relativamente novo (partiu com 51 anos no que se supõe ser consumo excessivo de bebidas alcoólicas), o poeta e dramaturgo inglês lançou obras que repercutiram ao longo de gerações. Atualmente, prateleiras de livrarias e bancas de jornal são dedicadas às peças de Shakespeare. Já o interesse pela sua vida e obra são esmiuçadas em várias narrativas cinematográficas, a exemplo do oscarizado “Shakespeare Apaixonado”.

Também inglês, o ator Ralph Fiennes estreia por trás das câmeras aceitando um desafio que pode amedrontar muitos veteranos. Trata-se da adaptação de “Coriolano”, talvez o texto mais politizado de William Shakespeare. Outra ousadia: ao invés de uma história ambientada no período em que Shakespeare escreveu “Coriolano”, Fiennes, com o auxílio do roteiro escrito por John Logan, a encena nos dias de hoje e com os intérpretes que proclamam diálogos fiéis à obra original.

Mesmo que a escolha possa causar desorientação, não há dificuldades em acompanhar Caius Martius Coriolanus (Ralph Fiennes), general romano que se vê em um dilema ao assumir a posição de cônsul. Para conquistá-la, Coriolanus precisará do apoio do povo, que ele despreza veementemente. Isto o transforma em uma figura detestada até pela própria mãe (Vanessa Redgrave, que protagoniza um monólogo devastador) e esposa (Jessica Chastain). Sem abrir mão de sua convicção, alia-se a Tullus Aufidius (Gerard Butler) justamente o seu maior inimigo, para elaborar uma vingança contra Roma.

Mesmo recebendo indicação ao Bafta na categoria dedicada a estreantes e com um segundo longa-metragem já em processo de finalização, Ralph Fiennes pagou um pouco caro pelas suas escolhas em “Coriolano”. Feita para um público restrito, o drama foi ignorado pelos países em que foi exibido. Como o Brasil, em que recebeu lançamento direto em DVD e Blu-ray. Uma pena, pois “Coriolano” é certeiro em evidenciar a força de Shakespeare no cenário contemporâneo.

Título Original: Coriolanus
Ano de Produção: 2011
Direção: Ralph Fiennes
Roteiro: John Logan, baseado na peça homônima de William Shakespeare
Elenco: Ralph Fiennes, Gerard Butler, Vanessa Redgrave, Jessica Chastain, Brian Cox, Lubna Azabal, John Kani, Dragan Micanovic e James Nesbitt

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: