Skip to content

Resenha Crítica | A Vida em Um Dia (2011)

A Vida em Um Dia | Life in a DayEm 2010, o site de compartilhamento de vídeos Youtube, o produtor Ridley Scott e o diretor Kevin Macdonald (de “O Último Rei da Escócia”) fizeram uma parceria para viabilizarem um projeto inusitado. Trata-se de “A Vida em Um Dia”, documentário que creditaria como codiretores inúmeros anônimos que registrassem um episódio particular de suas vidas. Especificamente, algo acontecido 24 de julho de 2010, data estabelecida como uma exigência para que o vídeo fosse avaliado para compor o projeto. Além do mais, era necessário filmar em alta definição e responder a um simples questionário ao submeter o vídeo.

O retorno foi surpreendente. A equipe recebeu mais de 80 mil vídeos vindos de 182 países e que totalizavam aproximadamente 4500 horas de gravações. Exatamente um ano depois, “A Vida em Um Dia” ganhou espaço no circuito comercial, confirmando a possibilidade de fazer uma obra artística de respeito através de um trabalho coletivo que respeita a perspectiva de cada um de seus componentes.

Graças a uma esplêndida montagem, “A Vida em Um Dia” consegue costurar uma narrativa que inicia em pleno amanhecer e é concluída nos últimos instantes do dia. Há tudo o que se espera ver no cotidiano de gente comum, indo de indivíduos que escovam os dentes ou se penteiam em frente a um espelho até os desdobramentos de pais cuidando de seus filhos pequenos. O modo como cada um desses instantes é capturado responde por um dos trunfos do documentário. Seja com uma câmera em movimento, fixa, de baixa qualidade ou com alguma lente diferente do usual, cada um de nós se mostra único em cada ação executada.

“A Vida em Um Dia” tem passagens que se sobressaem. Fica na memória o repulsivo trecho de abate animal, as investidas mal sucedidas de um adolescente em conquistar a garota que ama, o homem que viaja pelo mundo a bordo de sua bicicleta e também o jovem que anuncia sua homossexualidade pelo telefone para a sua avó. Mais comovente, entretanto, é justamente o vídeo que encerra o documentário. Captado em preto e branco, uma mulher confessa ter aguardado por um grande momento que não chegou em seu 24 de julho de 2010. Ainda assim, se mantem otimista ao acreditar que algo realmente especial aconteceu ao seu redor. Sente-se empatia por este depoimento, que não deixa dúvidas de que a nossa existência é extraordinária.

Nota: o Youtube disponibiliza “A Vida em Um Dia” gratuitamente e com várias opções de legenda. Para vê-lo na íntegra, basta clicar aqui.

Título Original: Life in a Day
Ano de Produção: 2011
Direção: Kevin Macdonald
Roteiro: Cindy Baer, Caryn Waechter, Hiroaki Aikawa, Bob Liginski Jr., Drake Shannon, Ashley Meeks, David Jacques, Cec Marquez, Arsen Grigoryan, Christopher Brian Heerdt, Ester Brymova, Boris Grishkevich, Jaap Dijkstra, Ranja Kamal, Teagan Bentley, Shahin Najafipour, Jaap Dijkstra, Shir Decker, Lilit Movsisyan, Ayman El Gazwy, Catherine Liginski, Jane Haubrich, Fredeik Boje Mortensen, Ildikó Zöldi, Amelie Sara Kukucska e Cristina Bocchialini

7 Comments

  1. Não sou muito fã desse tipo de filmes, com múltiplas histórias, diretores, sobre um mesmo tema. Acho que esse tipo de obra tende a irregularidade. Mas, achei interessante o conceito por trás de “A Vida em um Dia”. Se tiver a oportunidade, devo conferir.

    • Kamila, mas “A Vida em um Dia” não é uma mera reunião de diretores fazendo uma obra com um mesmo tema. O documentário tem uma proposta totalmente diferente. Trata-se da construção de um dia específico através da perspectiva de gente como a gente. E a oportunidade para vê-lo está aí: atente a nota ao final da resenha com um link para conferir o filme na íntegra.

  2. […] o inglês Kevin Macdonald apresenta mais dedicação como documentarista. Após o maravilhoso “A Vida em Um Dia” (que recebeu lançamento em abril do ano passado em circuito restrito), o cineasta faz um […]

  3. […] de vídeos Youtube, de Ridley Scott como produtor executivo e Kevin Macdonald como diretor, “A Vida em Um Dia” foi construído por pequenos vídeos filmados por anônimos de todo o mundo durante o dia 24 de […]

  4. […] Marshall como produtora, de Ridley Scott como produtor executivo e Kevin Macdonald como diretor, “A Vida em Um Dia” foi construído por pequenos vídeos filmados por anônimos de todo o mundo durante o dia 24 de […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: