Skip to content

Resenha Crítica | O Mundo dos Pequeninos (2010)

O Mundo dos Pequeninos | Kari-gurashi no AriettiExpoente do cinema japonês de animação, Hayao Miyazaki havia desapontado com “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar”, seu último filme. Cheio de elementos fantasiosos pouco convincentes e preenchido por uma música inoportuna, esta produção de 2008 realmente não representou um grande momento em sua carreira. Recupera-se agora em “O Mundo dos Pequeninos”, embora desempenhando somente as responsabilidades de roteirista e produtor executivo.

Ao adaptar o romance “The Borrowers”, assinado pela inglesa Mary Norton e que já inspirara outras versões cinematográficas (a exemplo de ”Os Pequeninos”, com John Goodman), Hayao Miyazaki transferiu a responsabilidade da direção do projeto para Hiromasa Yonebayashi, seu colaborador em projetos como “A Viagem de Chihiro” e “O Castelo Animado” e que estreia aqui na função.

Nesta versão animada em traços belos e tradicionais, a protagonista é Arrietty, garota diminuta que vive anonimamente com os seus pais Pod e Homily no assoalho de uma aconchegante residência. Apesar de se parecerem muito com os humanos, a pequenez sempre foi um problema. Assim, vivem à margem de nós. Mesmo ciente disso, Arrietty não parece enxergar em Shawn, um garoto com o coração frágil que surge temporariamente na casa para preservar suas energias, uma ameaça.

Ainda que seja um gênero que esteja muito distante de se aproximar de uma decadência, é fato que várias produções animadas de hoje às vezes privilegiam mais a técnica do que a história. O oposto acontece em “O Mundo dos Pequeninos”. Há fascínio por este universo explorado, mas é no relacionamento moldado por descobertas e amadurecimento entre Arrietty e Shawn, que resulta em uma ruptura crível e necessária, que estão os maiores valores de “O Mundo dos Pequeninos”, a melhor animação de 2012 e que misteriosamente passou batida por nossas salas de cinema.

Título Original: Kari-gurashi no Arietti
Ano de Produção: 2010
Direção: Hiromasa Yonebayashi
Roteiro: Hayao Miyazaki e Keiko Niwa, baseado no romance “The Borrowers”, de Mary Norton
Vozes de: Bridgit Mendler, David Henrie, Amy Poehler, Will Arnett, Carol Burnett e Moises Arias

2 Comments

  1. […] boa plateia para as salas do país e a sua contribuição no roteiro e produção executiva de “O Mundo dos Pequeninos” não justifica o ineditismo. De qualquer forma, isto não invalida a força desta animação de […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: