A Caverna dos Sonhos Esquecidos

A Caverna dos Sonhos Esquecidos | Cave of Forgotten Dreams

Um dos cineastas veteranos mais ativos do cinema, o alemão Werner Herzog divide-se entre longas de ficção e documentários – isso quando não faz bicos como ator, a exemplo do recente “Jack Reacher – O Último Tiro“. Após as filmagens de “My Son, My Son, What Have Ye Done” (que permanece inédito no Brasil), Herzog embarcou profundamente na realização de “A Caverna dos Sonhos Esquecidos”, recentemente exibido em São Paulo após um atraso de aproximadamente dois anos.

Situada no sul da França, a Caverna Chauvet teve o seu interior explorado pela primeira vez em 1994 por cientistas e pesquisadores. A caverna traz consigo inúmeros segredos em formas de desenhos rupestres realizados há mais de 32 mil anos, o que nos faz refletir (sem a densidade aguardada) sobre quem eram os homens que ali habitavam e o que comunicavam com tantos traços fascinantes.

Maravilhado com a possibilidade de documentar as rígidas expedições, Werner Herzog conseguiu autorização para adentrar a caverna e registrar tudo o que viu. No entanto, o fez diante de algumas limitações, como a agenda de visitação, e equipe técnica reduzida e os equipamentos para filmagens. Tudo para preservar o máximo possível a Caverna Chauvet, que corre o risco de ter os desenhos rupestres desintegrados através da iluminação artificial, a temperatura e até mesmo pelo ar da respiração.

Assumindo a responsabilidade de guia para o espectador através de sua presença física e sua narração em off, Werner Herzog faz o possível para tornar a experiência de se ver “A Caverna dos Sonhos Esquecidos” o mais cinematográfica possível. Ele utiliza câmeras especiais para projeção em três dimensões e reserva para a conclusão uma denúncia os males que atingem a natureza através de indústrias ecologicamente incorretas. Esforços que não amenizam a sensação de estarmos diante de uma produção convencional do National Geographic.

Cave of Forgotten Dreams, 2010 | Dirigido por Werner Herzog | Roteiro de Werner Herzog | Elenco: Werner Herzog, Jean Clottes, Julien Monney, Jean-Michel Geneste, Michel Philippe, Gilles Tosello, Carole Fritz, Dominique Baffier, Valerie Feruglio, Nicholas Conard, Maria Malina, Wulf Hein e Maurice Maurin | Distribuidora: Zeta Filmes

2 comments on “A Caverna dos Sonhos Esquecidos
  1. Li excelentes comentários sobre esse filme na época em que ele foi lançado. Não sei se podemos encontrar esse filme nas videolocadoras, por exemplo, mas acredito que deve ser uma oportunidade interessante para que alguém como eu, pouco familiarizada com o trabalho de Werner Herzog, possa entrar em contato com sua filmografia.

  2. Pingback: Cine Resenhas | Melhores de 2013 – Indicados

Comente

%d bloggers like this: