Skip to content

Sem Proteção

Sem Proteção | The Company You Keep

A mais de cinquenta anos atuando no cinema, Robert Redford ainda se mostra um dos artistas mais políticos na ativa. Para comprovar isso, basta relembrar os três títulos mais recentes de sua filmografia como cineasta: “Leões e Cordeiros” (2007), “Conspiração Americana” (2010) e agora “Sem Proteção” (2012), longa-metragem que registra as consequências de um ato fictício cometido por membros da Weather Underground.

Weather Underground foi um grupo terrorista de esquerda que surgiu ao final da década de 1960 e que atacava vários símbolos do capitalismo e do governo, como bancos e edifícios governamentais. Seus atos também serviam para se opor à Guerra do Vietnã. Um dos principais membros do Weather Underground, Nick Sloan (Robert Redford) se tornou o responsável pelo assassinato de um vigia em um banco invadidos pelo grupo.

Trinta anos se passaram e Nick agora se apresenta como Jim Grant. Pai viúvo e advogado, Jim faz de tudo para se desvincular de seu passado como ativista extremista. No entanto, uma velha colega, Sharon Solarz (Susan Sarandon, excelente em uma breve participação), é capturada pelo FBI e decide revelar o seu envolvimento com o Weather Underground, trazendo à tona o crime sem solução. Vivendo somente para manter o bem-estar de sua filha Isabel (Jackie Evancho) e com a identidade verdadeira descoberta pela equipe liderada pelo agente Cornelius (Terrence Howard), Jim inicia uma verdadeira viagem para rever seus velhos colegas da Weather Underground até chegar ao verdadeiro responsável pelo assassinato do qual é acusado.

Baseado em um romance de Neil Gordon, “Sem Proteção” acerta ao fazer perspectivas distintas sobre as lutas que realizamos por acreditar em nossas motivações. Primeiro temos um panorama de todos os membros da Weather Underground. Agora velhos, cada um deles parece atormentado pelas consequências de seus atos e também pela causa que defenderam. Por outro lado, há também um destaque dado pela falta de inquietação dos jovens que representam a mais nova geração da sociedade americana representada por Ben Shepard (Shia LaBeouf, em interpretação que não compromete), jornalista que talvez não compreenda perfeitamente a dimensão do caso que passará a investigar.

Por outro lado, tais perspectivas parecem mais presentes no planejamento teórico da narrativa, pois na prática “Sem Proteção” é mais um thriller conduzido sem muita firmeza por Robert Redford. A história do Weather Underground só foi levada aos cinemas por documentários (a exemplo de “Tempo de Protesto”, indicado ao Oscar em 2003) e o realizador e protagonista perde a oportunidade de oferecer uma impressão maior aos nossos olhos, ainda mais se avaliarmos os recentes protestos que tomaram o Brasil e que coincidiram com o lançamento da produção dos cinemas brasileiros.

The Company You Keep, 2012 | Dirigido por Robert Redford | Roteiro de Lem Dobbs, baseado no romance homônimo de Neil Gordon | Elenco: Robert Redford, Shia LaBeouf, Julie Christie, Susan Sarandon, Nick Nolte, Chris Cooper, Terrence Howard, Stanley Tucci, Richard Jenkins, Anna Kendrick, Brendan Gleeson, Brit Marling, Sam Elliott, Stephen Root, Jackie Evancho, Matthew Kimbrough e Gabrielle Rose | Distribuidora: Imagem Filmes

2 Comments

  1. Esse filme, apesar dos nomes envolvidos, passou completamente despercebido, hein?? De todo jeito, sua crítica aguçou a minha curiosidade em relação à obra. Vou tentar conferir.

  2. […] as devidas proporções, a produção alemã “O Fim de Semana” lembra bastante “Sem Proteção“, mais recente investida do americano Robert Redford por trás das […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: