Skip to content

A Ternura

A Ternura | La tendresse

37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Embora o ponto de partida de “A Ternura” se dê com um acidente, a diretora, roteirista e produtora Marion Hänsel imediatamente tranquiliza o público ao registrar que nada de tão grave aconteceu a Jack (Adrien Jolivet), adolescente que esquiava com sua namorada Allison (Margaux Châtelier). O resultado foi uma perna quebrada e um curto período hospitalizado. O problema é que Jack está muito longe de casa e depende de seus pais para buscá-lo.

Há quinze anos divorciados, Lise (Marilyne Canto, em uma interpretação encantadora) e Frans (Olivier Gourmet), embarcarão juntos em uma longa viagem de carro ao encontro de Jack. Como se espera, o convívio forçado irá reascender alguns desejos. A separação entre ambos foi consolidada com sucesso, mas as suspeitas de que as coisas poderiam ser diferentes não param de invadir os pensamentos de Lise e Frans.

A ternura é um título bem adequado para batizar esta história que ressalta os pequenos prazeres da vida. Modesta na execução, Marion Hänsel se preocupa mais em extrair risos francos através de discretas demostrações de afeto. Ao mesmo tempo em que se interessa pela chama da paixão juvenil entre Jack e Allison, “A Ternura” evidencia que ela se mantém de outro modo acessa nos amadurecidos Lise e Frans.

O que Marion Hänsel inevitavelmente não evita e que valoriza ainda mais “A Ternura” é a sua perspectiva feminina. No fim das contas, o filme acaba mesmo sendo sobre Lise e o quanto a reunião de sua pequena família a faz ver que a sua vida é perfeita do modo que está. Talvez sejam suficientes para se ver realizada como uma mulher as presenças do seu amor do passado e seu querido filho, bem como a permissão que dá para si mesma para viver pequenas aventuras e flertes, coisas que acontecem ao conhecer o caroneiro vivido pelo espanhol Sergi López, em participação muito especial.

La tendresse, 2013 | Dirigido por Marion Hänsel | Roteiro de Marion Hänsel | Elenco: Marilyne Canto, Olivier Gourmet, Adrien Jolivet, Margaux Châtelier, Hilde Heijnen, Romain David, Dean Mechemache, Sylvain Zind, Valérie Gil, Jérôme Fonlupt, Justine Bosco, Mehdi Senoussi e Sergi López | Perspectiva Internacional

One Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: