Skip to content

As Terras Frias

As Terras Frias | The Cold Lands

37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Nicole (Lili Taylor) e seu filho adolescente Atticus (o estreante Silas Yelich) atingiram um grau de pobreza pouco registrado na ficção americana. Ambos vivem em uma casa de madeira no meio da floresta sem energia elétrica e com mobília adquirida com aquilo que é descartado no meio da estrada. Não tinha como a situação ser diferente, pois Nicole encontrou no emprego como faxineira o único modo de sustentar o filho e a si mesma.

Enquanto Atticus veste roupas que não lhe pertencem (note como camisas e calçados são de tamanhos inadequados) e vaga sem rumo pelas redondezas, Nicole chega a aceitar doação de alimentos de sua vizinha para não passar fome. Trata-se de uma realidade sem perspectivas que só abala o relacionamento entre mãe e filho quando uma tragédia se apresenta.

Diretor do videoclipe “It Happened Today”, do “R.E.M.”, e responsável pelo pouco visto “Spring Forward” (drama de 1999 com Ned Beatty , Liev Schreiber e Campbell Scott que segue inédito no Brasil), Tom Gilroy oferece a sensação de que ainda não está afiado o suficiente na condução de “As Terras Frias”. Como diretor, Gilroy não coordena apropriadamente os tempos silenciosos, os quais o ator Silas Yelich não apresenta conforto em comunicar algo somente com sua presença física nos planos em ambientes de gelar a alma. Como contador de histórias, falha no uso de elementos oníricos que jamais mostram a que veio e na insistência de bater na tecla de que não há felicidade quando preservamos o nosso apego por qualquer bem material.

Decepcionando nessas duas frentes, Tom Gilroy só consegue resgatar o interesse da audiência por “As Terras Frias” com a presença de Peter Scanavino, que faz um personagem que surge sem aviso prévio e onde se encontra o coração do filme. É graças a ele que Tom Gilroy consegue finalmente consolidar um tema delicado: o modo de vida selvagem como única opção em um terreno que sobrevive através do capitalismo.

The Cold Lands, 2013 | Dirigido por Tom Gilroy | Roteiro de Tom Gilroy | Elenco:  Silas Yelich, Lili Taylor, Peter Scanavino, Maggie Low, Deb Monteith, Barry Kuhar, Tim Quinn, Liam Fitzgerald, Andrew van Dusen, Peter Rufa, Nick Sandow, Jonathan Gatt, Trace Henderson e John Ventimiglia| Competição Novos Diretores

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: