Skip to content

Mudando as Regras

Mudando as Regras | Ghaedeye tasadof

37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

A quantidade de produções iranianas que chegam ao circuito nacional é mínima e em cada título existe a condição feminina como uma das principais abordagens a serem trabalhadas. Realizador em ascensão, Asghar Farhadi produziu recentemente dos dramas que confirmam este interesse: “À Procura de Elly” e “A Separação”, que no ano passado conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. “Mudando as Regras” não deve ser lançado comercialmente no Brasil, mas segue a mesma linha.

A história flagra um grupo teatral se preparando para embarcar em sua primeira temporada fora do país. Está tudo em seu devido lugar para que os planos deem certo. A única pendência é a bênção que Shahrzad (Neda Jebraeili), protagonista da peça, precisa pedir ao seu pai (Amir Jafari) para realizar esta viagem. O que deveria ser uma mera formalidade se transforma em pesadelo, uma vez que ele a proíbe de seguir em frente e ainda esconde o seu passaporte a sete chaves.

Apesar do embate entre pai e filha ser registrado de modo arrebatador pelo cineasta Behnam Behzadi, “Mudando as Regras” é equivocado no modo como conduz sua proposta. Há um interessante discurso sobre a arte como refúgio para mulheres presas em uma pátria em que não têm voz. Ainda assim, as coisas não são muito favoráveis para Shahrzad, que superou recentemente uma depressão que quase a fez tirar a própria vida. Mesmo diante desse fato, “Mudando as Regras” sabota o instinto paterno presente em um lado para favorecer o outro. Na escolha em priorizar a perspectiva dos amigos de Shahrzad, Behnam Behzadi vilaniza o pai dela.

Ghaedeye tasadof, 2013 | Dirigido por Behnam Behzadi | Roteiro de Behnam Behzadi | Elenco: Amir Jafari, Ashkan Khatibi, Mehrdad Sedighian, Baharan BaniAhmadi, Mohammad Reza Ghaffari, Elahe Hesari, Martin Shamoonpour, Neda Jebraeili, Roshanak Gerami, Sorush Sehhat, Omid Roohani e Soroosh Malamir | Competição Novos Diretores

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: