Skip to content

Resenha Crítica | Álbum de Família (2013)

Álbum de Família | August: Osage County

O pouco visto “Bastidores de Um Casamento” contem um momento em que um personagem afirma que apesar das celebrações obrigatórias em família, ela se vê realmente unida somente na tragédia. Essa é uma verdade que justifica a existência de histórias encenadas por grandes elencos, a exemplo de “Álbum de Família”. Afinal, os Westons não iriam se rever caso o patriarca da família, Beverly (Sam Shepard), não desaparecesse sem deixar vestígios.

Mais do que uma mera lavação de roupa suja que este evento incentivará, no entanto, há no texto de Tracy Letts (já notório por “Possuídos” e “Killer Joe – Matador de Aluguel”, peças de sua autoria adaptadas para serem dirigidas por William Friedkin no cinema) uma abordagem pouco sugerida em derivados. A agressão verbal (quando não física) não é configurada apenas por uma mera questão de falta de afinidade entre pais, irmãos e todos os elementos de uma árvore genealógica. Em ´”Álbum de Família”, o cerne dos desentendimentos está na incompatibilidade das gerações de uma família.

A matriarca Violet (Meryl Streep), que vive entorpecida de medicamentos receitados para tratar um câncer na boca, confirma com o consentimento de sua irmã Mattie (Margo Martindale) que os problemas aparentemente mundanos de suas filhas Barbara (Julia Roberts), Ivy (Julianne Nicholson) e Karen (Juliette Lewis) em nada equiparam ao trauma de uma educação rígida infringida pelos seus pais.

Durante o calor devastador em uma casinha antiquada em Oklahoma, a reunião dos Westons só prova que essas mulheres são reprises uma das outras. Se Mattie e Violet aos poucos revelam que partilharam ao longo de suas existências mais coisas do que deveriam, Barbara, Ivy e Karen confirmam o mesmo nível de insatisfação com a vida, ainda que tenham seguido rumos totalmente diferentes. Antes podendo ser julgada como a irmã bem-sucedida do trio, Barbara não consegue esconder o fracasso de seu casamento com Bill (Ewan McGregor), com quem teve a precoce Jean (Abigail Breslin). Nada de significativo aconteceu também com Ivy e Karen: se a primeira foi a única a permanecer perto da mãe, a segunda depende de homens cafajestes para viabilizarem os seus caprichos, como prova o seu noivado com Steve (Dermot Mulroney), homem com três casamentos desfeitos que seduz na cara dura sua sobrinha Jean.

Mesmo não se mostrando um grande diretor, John Wells é feliz ao preservar a acidez já conhecida de um texto de Tracy Letts e ao dar a cada integrante do elenco ao menos um grande momento para brilhar – o que inclui os atores, que definitivamente incorporam figuras secundárias nesta história essencialmente feminina. São acertos que validam “Álbum de Família” como um filme que cria meios alternativos ao encenar a necessidade de fuga em ocasiões turbulentas. Cada Westons fugirá do cenário lúgubre e restará a cada um deles determinar se chegar a um destino não determinado será suficiente para driblarem suas existências ordinárias.

August: Osage County, 2013 | Dirigido por John Wells | Roteiro de Tracy Letts, baseado na peça homônima de sua autoria| Elenco: Meryl Streep, Julia Roberts, Chris Cooper, Ewan McGregor, Margo Martindale, Sam Shepard, Dermot Mulroney, Julianne Nicholson, Juliette Lewis, Abigail Breslin, Benedict Cumberbatch, Will Coffey, Newell Alexander, Jerry Stahl e Misty Upham | Distribuidora: Imagem Filmes

3 Comments

  1. […] primeira investida bem-sucedida do cineasta Park Chan-wook no cinema americano. Há também ”Álbum de Família” e “Killer Joe – Matador de Aluguel“, cada um com seis menções nas […]

  2. […] Mesmo não se mostrando um grande diretor, John Wells é feliz ao preservar a acidez já conhecida de um texto de Tracy Letts e ao dar a cada integrante do elenco ao menos um grande momento para brilhar – o que inclui os atores, que definitivamente incorporam figuras secundárias nesta história essencialmente feminina. São acertos que validam “Álbum de Família” como um filme que cria meios alternativos ao encenar a necessidade de fuga em ocasiões turbulentas. Cada Westons fugirá do cenário lúgubre e restará a cada um deles determinar se chegar a um destino não determinado será suficiente para driblarem suas existências ordinárias. + […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: