Skip to content

As Aventuras de Tadeo

As Aventuras de Tadeo | Las Aventuras de Tadeo Jones

A cinessérie “Indiana Jones” continua sendo alvo de inspirações e cópias desde o instante em que Steven Spielberg a iniciou em 1981. Algumas deram certo, como “A Múmia” e “O Retorno da Múmia”. Outras nem tanto, a exemplo de “As Minas do Rei Salomão” e o próprio “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal“. A animação espanhola “As Aventuras de Tadeo” nem tenta disfarçar a influência, como denuncia o nome de seu protagonista, Tadeo Jones. No entanto, há novidades nesta aventura assinada pelo estreante Enrique Gato.

Sucesso na Espanha (ficou durante cinco semanas consecutivas no topo da bilheteria) e vencedor de três Goyas (Melhor Animação, Melhor Diretor Estreante e Melhor Roteiro Adaptado), “As Aventuras de Tadeo” traz o personagem-título (voz de Óscar Barberán) tirando proveito de uma confusão para embarcar em uma aventura no Peru. Desde a infância interessado em explorar o mundo e viver grandes riscos, Tadeo é confundido com um arqueólogo célebre e convocado para liderar uma expedição que contará com a professora Sara (Michelle Jenner), o guia Freddy (José Mota) e Jeff, seu cão de estimação.

“As Aventuras de Tadeo” pode ser uma boa introdução para o público infantil que ainda não embarcou em nenhum filme da franquia “Indiana Jones”. Cavernas são exploradas, voos são alçados, vilões megalomaníacos dão às caras e há até múmias para preservar o tom fantástico. Já os valores da história ficam com a decisão de Tadeo em revelar ou não que por trás da máscara que usa há um um homem sonhador que levou sua vida com dignidade ao sobreviver como pedreiro. “As Aventuras de Tadeo” é uma das raras animações a trazer um herói de origens humildes como protagonista e só isso lhe confere um crédito imenso.

Las Aventuras de Tadeo Jones, 2012 | Dirigido por Enrique Gato | Roteiro de Gorka Magallón, Ignacio del Moral, Javier López Barreira, Jordi Gasull e Neil Landau, baseado na comic book “Tadeo Jones y el secreto de Toactlum”, de Gorka Magallón e Javier López Barreira | Vozes de Óscar Barberán, Michelle Jenner, Pep Anton Muñoz, Luis Posada, Meritxell Ané, Miguel Ángel Jenner, Carles Canut e Félix Benito | Distribuidora: Paramount

One Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: