Skip to content

Melhores de 2013 – Ponto Crítico

Ponto Crítico - Melhores de 2013

Na primeira edição do Ponto Crítico, que buscou destacar os lançamentos nos cinemas de janeiro de 2008, a coleta das avaliações aconteceu através da extinta rede social Orkut. Seis anos se passaram e ainda é de se surpreender que esta seção do Cine Resenhas ainda se mantenha após tantos abalos, como os atrasos inevitáveis para a publicação dos resultados. Hoje, o Ponto Crítico, assumidamente inspirada em uma coluna da extinta Revista Set, conta com aproximadamente vinte blogueiros cinéfilos fiéis – dois deles estão com a gente desde o começo: a Kamila Azevedo (do Cinéfila Por Natureza) e o Matheus Pannebecker (do Cinema e Argumento).

Todas essas lembranças são registradas aqui para anunciar que, infelizmente, não seguiremos com esta seção tão especial para nós. Assumir uma das cadeiras da nova gestão da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos implicou em algumas abdicações e o Ponto Crítico vem se mostrando difícil para se fazer. Reflexo disso é a falha no processo de apuração nas duas últimas edições, algo que sempre demanda uma atenção difícil de gerenciar quando há tantas responsabilidades acumuladas ao mesmo tempo.

De qualquer modo, espero que o Ponto Crítico tenha sido divertido enquanto durou e também útil para divulgar o excelente trabalho de todos que o viabilizaram através de avaliações cedidas com tanta cordialidade. Creio que não há melhor modo para uma despedida do que promovendo um top 10 que destaca as produções que conquistaram as melhores médias dentro de todas as edições de 2013. Trata-se de uma seleção de respeito e que celebra a diversidade de blogueiros cinéfilos que declaram uma dedicação ao cinema de modo tão apaixonado.

Obrigado de coração por todos que fizeram parte deste acontecimento tão importante para a história do Cine Resenhas. Contem com a gente para o que precisarem.

.

PONTO CRÍTICO: OS DEZ MELHORES FILMES DE 2013

01. [86%] Tabu, de Miguel Gomes
02. [85%] Gravidade, de Alfonso Cuarón
03. [85%] Azul é a Cor Mais Quente, de Abdellatif Kechiche
04. [83%] O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
05. [82%] Martha Marcy May Marlene, de Sean Durkin
06. [82%] Cesar Deve Morrer, de Paolo e Vittorio Taviani
07. [81%] Antes da Meia-noite, de Richard Linklater
08. [81%] Elena, de Petra Costa
09. [80%] Spring Breakers – Garotas Perigosas, de Harmony Korine
10. [80%] Invocação do Mal, de James Wan

.

Participam do Ponto Crítico: Alex Gonçalves (Cine Resenhas), Brenno Bezerra (Cinema com Brenno), Cecilia Barroso (Cenas de Cinema), Elton Telles (Pós-Première), Erika Liporaci (Artes & Subversão), Francisco Carbone (Cineplayers), Gustavo H. Razera (Cine Cápsulas), Hélio Flores (Cinefilia.com), João Paulo (Cine JP), Kamila Azevedo (Cinéfila Por Natureza), Leonardo Lopes (Cinema de Buteco/Loggado), Luis Galvão (Galvanismo), Marçal Garcia (Lixeira Dourada), Marcelo Ferreira (Visitante), Márcio Sallem (Em Cartaz), Mateus Denardin (All POP Stuff), Matheus Pannebecker (Cinema e Argumento), Maza Rigotti (Cinéfilos Famintos), Mila Ramos (Cenas de Cinema), Pedro Henrique (Tudo é Crítica), Pedro Tavares (Cinema o Rama), Rafael Carvalho (Moviola Digital), Robson Saldanha (Portal Cine), Vinicius Pereira (Visitante) e Weiner Gomes (O Brado Retumbante!).

8 Comments

  1. Muito obrigado pela oportunidade de, em alguns anos, participar da votação dos melhores do mês no Cine Resenhas. Infelizmente com o passar dos anos fui indo cada vez menos ao cinemas (pessoas com celulares/tablets e outros ligados e que não calam a boca durante a sessão, vocês venceram), mas sempre estava aqui, mandando as notas, algumas delas com imperdoável atraso de semanas. Parabéns por tudo Alex, sorte e sucesso na nova empreitada!
    Até

    • Maza, ir ao cinema vem se mostrando um verdadeiro teste de resistência, não é mesmo? Entendo plenamente sua insatisfação, mas não devemos nos privar de nossos prazeres. Agradeço por você ser tão solícito, dando uma resposta positiva assim que fiz o convite para você participar dessa seção tão querida do Cine Resenhas. Um abraço!

  2. Como disse em e-mail, acho triste ler tal notícia e reforço que foi um prazer imenso participar desse quadro tão interessante e repleto de muito esforço de seu editor. Meus parabéns pelo que construiu, Alex!

    • Robson, eu realmente gostaria muito de continuar, mas o tempo não favoreceu a continuidade dessa seção. Muito obrigado pela sua participação e pelo comentário.

  3. Muito triste, mas entendo completamente a situação. Que novos projetos em colaboração surjam para podermos debater ainda mais sobre bons filmes (e os ruins também hehe).

    Abraço forte.

    • Luis, muito obrigado. Espero ter alguma ideia futuramente para promover esse encontro entre blogueiros tão queridos em um único espaço virtual. Um abraço!

  4. Para mim, foi uma honra participar do Ponto Crítico desde a sua primeira edição. Você sabe do carinho que tenho pelo Cine Resenhas, um dos blogues de cinema que mais leio na Internet. Sinto muito pelo término da seção, mas entendo a sua decisão. Parabéns pela condução do Ponto Crítico em todos esses anos.

    • Kamila, muito me emociona ler esta sua mensagem tão carinhosa. Também tenho um carinho muito grande pelo Cinéfila por Natureza, um dos primeiros que passei a acompanhar ao iniciar minha vida na blogosfera. Também fico muito feliz pelas parcerias fora do Ponto Crítico, como nas atividades da SBBC. Muito obrigado.

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: