Skip to content

Melhores de 2013: Ator Coadjuvante

Mikkel Boe Følsgaard in A Royal Affair

Mikkel Boe Følsgaard, por “O Amante da Rainha

Se fosse totalmente justo, o Oscar não teria reservado para “O Amante da Rainha” somente uma indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Trata-se de um filme que atinge resultados elevados graças a convicção de seu trio central, que torna autênticas as motivações de seus personagens. Neste quesito, é Mikkel Boe Følsgaard quem se sai melhor na pele do insano Christian VII, papel que lhe valeu o prêmio de Melhor Ator em Berlim, mas que não teve menção na premiação mais célebre do cinema. Antes se apresentando como uma figura abominável, Christian VII aos poucos mostra toda sua vulnerabilidade ao se tornar uma marionete em uma Dinamarca que se divide entre valores ultrapassados dos conservadores e a intervenção do Iluminismo. Nos deparamos assim com um Christian VII capaz de provocar alguma empatia, um feito obtido graças a Mikkel Boe Følsgaard, que comprova um talento de veterano ao debutar como ator de cinema em “O Amante da Rainha”. Que venha o seu próximo filme.

Outros indicados: Christopher Waltz (“Django Livre”) | James Franco (“Spring Breakers – Garotas Perigosas”) | James Gandolfini (“À Procura do Amor”) | Samuel L. Jackson (“Django Livre“)

Em 2012: François Damiens, por “A Delicadeza do Amor
Em 2011: John Hawkes, por “Inverno da Alma
Em 2010:
Pierce Brosnan, por “O Escritor Fantasma
Em 2009: Eddie Marsan, por “Simplesmente Feliz
Em 2008: Javier Bardem, por “Onde os Fracos Não Têm Vez”
Em 2007:
 Jackie Earle Haley, por “Pecados Íntimos”

2 Comments

  1. Não assisti ao seu vencedor, nem James Franco e James Gandolfini. Para ser bem sincera, não indicaria Samuel L. Jackson nem Christoph Waltz. Por isso, me eximiria de votar nessa categoria…

    • Gostei tanto dos trabalhos de Christopher Waltz e Samuel L. Jackson em “Django Livre” que não consigo imaginar uma lista sem eles.

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: