Skip to content

Amante a Domicílio (2013)

Amante a Domicilio | Fading Gigolo

Fading Gigolo, de John Turturro

Muitos ficaram ansiosos quando foi confirmada a parceria entre os cineastas John Turturro e Woody Allen em “Amante a Domicilio”. Turturro ficou responsável pela direção, roteiro e papel principal, enquanto Allen assumiu o papel de parceiro em cena. Na época de seu lançamento, muitas críticas apontaram que a união somente confirmou as suspeitas de interesse por parte de Turturro em emular o jeito Woody Allen de fazer cinema. Um pouco mais de observação comprovará a existência de métodos muito distintos que cada um usufrui para contar uma história.

Em primeiro lugar, John Turturro não tem o mesmo formalismo de Woody Allen. Em “Amante a Domicilio”, não se vê muito rigor na elaboração de enquadramentos e Turturro oferece mais destaque para os personagens que habitam os subúrbios de Nova York em detrimento da elite sempre privilegiada por Woody Allen. Na história, Fioravante (Turturro) é um florista dedicado que revê Murray (Allen), amigo de longa data que lhe vem com a proposta de ser seu gigolô com a intenção de ganhar uma grana fácil. Claro que Fioravante está longe de ser um galã, mas o sujeito tem charme e manejo com as mulheres que contratam os seus serviços, como as amigas Parker (Sharon Stone) e Selima (Sofia Vergara).

Como se espera, Woody Allen interpreta Woody Allen em “Amante a Domicilio” e responde por momentos espirituosos. No entanto, Allen definitivamente não é o maior atrativo deste quinto longa-metragem de John Turturro por trás das câmeras. Como comédia, “Amante a Domicilio” tem aquele charme das matinês. Quando pretende ir um pouco além, somente a presença de Vanessa Paradis corresponde às expectativas. Na pele de Avigal, a ex-mulher de Johnny Depp entrega um desempenho comovente como uma mulher presa a um luto aos poucos superado com a chegada de Fioravante. É com esta mulher doce e com receios de redescobrir o amor que Turturro impõe suas maiores virtudes nas três funções que exerce em “Amante a Domicilio”.

One Comment

  1. Desde “Zohan – O Agente Bom de Corte”, naquele mico terrível que ele pagou, a sensação que eu tenho é a de que a carreira de John Turturro encontra-se numa descendente. Quando assisti ao trailer desse “Amante a Domicílio” a sensação que eu tive foi justamente a de que ele tentava emular Woody Allen, mas ficar no mesmo nível de Allen é difícil. Se assistir a esse filme, será sem expectativa alguma.

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: