Skip to content

Os 10 Melhores Filmes de 2014 – 1º Semestre

Muitos colegas apontaram que o primeiro semestre não recebeu grandes lançamentos ao ponto de formar um top 10 impecável. Bom, discordamos. Dentro de 92 produções conferidas, selecionamos com um pouco de dificuldade a relação a seguir, resultado de uma temporada de premiações bem superior em comparação a anos anteriores e de um circuito comercial mais variado. Algumas obras queridas, como “Gloria” e “A Voz de Uma Geração” ficaram de fora, mas deveram ser mencionadas em nossa premiação dos melhores do ano em algumas categorias. Para saber o que achamos de cada um dos filmes, basta clicar no sinal de adição. Somente o nacional “O Lobo Atrás da Porta” não recebeu uma resenha – ela deverá sair ainda esta semana, seguida de um bate-papo que registramos com o diretor Fernando Coimbra e o ator Milhem Cortaz.

.

Cães Errantes | Stray Dogs

10. “Cães Errantes”, de Tsai Ming Liang +

.

Ninfomaníaca Vols. 1 e 2 | Nymphomaniac Vols. 1 and 2

09. “Ninfomaníaca: Volume 1” + & “Ninfomaníaca: Volume 2” +, de Lars von Trier

.

Philomena

08. “Philomena”, de Stephen Frears +

.

Sob a Pele | Under the Skin

07. Sob a Pele, de Jonathan Glazer +

.

O Lobo de Wall Street | The Wolf of Wall Street

06. “O Lobo de Wall Steet”, de Martin Scorsese +

.

A Menina que Roubava Livros | The Book  Thief

05. “A Menina que Roubava Livros”, de Brian Percival +

.

O Lobo Atrás da Porta

04. “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra

.

O Passado | Le passé

03. “O Passado”, de Asghar Farhadi +

.

Uma Vida Comum | Still Life

02. “Uma Vida Comum”, de Uberto Pasolini +

.

Nebraska

01. Nebraska, de Alexander Payne +

10 Comments

  1. Muito honrosa a menção a “Nebraska”. Quanto aos outros, confesso não ser um dos mais entusiasmados com “O Lobo de Wall Streeth” e “Philomena”

    • Brenno, que bom saber que você curte “Nebraska”. Adoro “O Lobo de Wall Streeth” e “Philomena”, mas compreendo que não são filmes unânimes entre os colegas.

  2. Poxa, não assisti a quase metade da sua lista. Mas, fiquei curiosa com a presença de “A menina que roubava livros” no seu top 10, já que considero esse filme um tanto irregular!

    • Kamila, gosto demais de “A Menina que Roubava Livros” e acredito que Brian Percival foi muito feliz no processo de adaptação.

  3. Dessa sua lista, não vi O LOBO ATRÁS DA PORTA e CÃES ERRANTES, mas PHILOMENA é algo que achei tão absurdo e ridículo que só entraria em alguma lista minha de piores. Do mais, tudo se perdoa com escolhas excelentes como NINFOMANÍACA, SOB A PELE e UMA VIDA COMUM, mas sobretudo pelo maravilhoso NEBRASKA em primeiro.

    • Mateus, eu realmente desconhecia o seu ódio por “Philomena”. Saí da sessão totalmente atingido por aquela história, bem como pelos personagens construídos com muita riqueza. Uma pena que não tenha curtido, será um filme presente em algumas categorias da minha lista de melhores deste ano.

  4. Fernando Fernando

    Devaneios de um louco…

  5. Bruno Hott Bruno Hott

    Nebraska é muito foda. Merecido esse top ae. Mas essa lista tá mais para 2013 já que Nebraska passou em Cannes em 2013.

    2014 tem que ter Relatos Selvagens, Leviathan, Foxcatcher…

    • Bruno, tenho como critério elaborar as minhas listas com base no lançamento de um filme no Brasil, não em outros países. Creio que essa escolha seja mais adequada.

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: