Skip to content

A Sapiência (2014)

A Sapiência | La Sapienza

La Sapienza, de Eugène Green

.:: INDIE 2014 Festival Cinema ::.

Além do espanhol Albert Serra, o americano radicado na França Eugène Green foi outro cineasta a ganhar uma homenagem no INDIE 2014 através de uma retrospectiva de sua filmografia. Em comum, Serra e Green não parecem nem um pouco apressados ao narrarem cada acontecimento de suas histórias. Neste aspecto, Green estabelece uma grande vantagem diante do colega, pois ele dá tempo ao tempo sem negligenciar os signos que lhe são tão caros.

Com passagem pelo Festival de Locarno, Festival de Toronto e agora pelo Festival do Rio, “A Sapiência” consolida o avanço obtido por um artista que iniciou tardiamente a carreira como diretor. A história acompanha o casal Alexandre (Fabrizio Rongione) e Aliénor Schmidt (Christelle Prot, uma verdadeira musa). Arquiteto renomado, Alexandre decide passar uma temporada em Roma com Aliénor para obter alguma inspiração para o seu próximo projeto através da observação de edifícios e ambientes da cidade.

Autor com o hábito de intensificar as casualidades da vida, como o enfraquecimento do amor em um relacionamento duradouro e o processo de troca que sempre há na interação entre pessoas que pertencem a gerações diferentes, Eugène Green faz um filme sereno e com enquadramentos rigorosos que equiparam a grandiosidade dos feitos de arquitetos barrocos como Francesco Borromini e Guarino Guarini com os processos de amadurecimento e redescoberta inerentes em qualquer indivíduo.

2 Comments

  1. Parabéns pela cobertura do INDIE 2014, Alex! Parabéns por dar espaço aqui a filmes que merecem ser descobertos.

  2. Kamila, espero ter a oportunidade de fazer a cobertura no próximo ano. Adorei o festival!

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: