Skip to content

Mateo (2014)

Mateo

Mateo, de María Gamboa

.:: 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

O cinema pode servir de ferramenta para a concretização de muitos sonhos. Um dos mais comoventes é o registro da arte como refúgio por um grupo mantido em uma realidade sem perspectivas favoráveis. O resultado final pode ser tão estimulante quanto um desperdício. Representante da Colombia a conquistar uma vaga entre os finalistas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano que vem, “Mateo” não obtém um desempenho positivo em meio as boas intenções.

Interpretado por Carlos Hernández, o personagem-título é um adolescente de 16 anos que vive no Rio Magdalena com a sua mãe Made (Miriam Gutiérrez). Para ajudar no orçamento de casa, Mateo está sempre envolvido nos negócios escusos de seu tio Walter (Samuel Lazcano). Essa relação, somada ao desempenho desapontador na escola, faz Mateo se juntar a um grupo de teatro coordenado pelo padre David (Felipe Botero, em boa interpretação).

Interessado apenas em não perder o ano escolar e a investigar para Walter qual dos alunos está envolvido em atividades políticas que podem sabotá-lo, Mateo acaba deixando para lá as suas motivações pouco nobres ao mergulhar nos ensaios e a estabelecer uma comunicação mais íntima com alguns colegas, especialmente Ana (Leldy Nino). Porém, como se permitir a esta imersão artística com Walter em seu encalço?

Estreia da cineasta María Gamboa na condução de um longa-metragem de ficção, “Mateo” é um esforço coletivo que homenageia aqueles que encontram em uma manifestação artística um meio de se desvincular de uma trajetória de criminalidade. Este fato não é capaz de validar um filme incapaz de tornar pulsante a transformação do protagonista e recheado de saídas fáceis para desenvolver relações e solucionar conflitos, muitos dignos de um produto televisivo inferior.

2 Comments

  1. Poxa, Alex, adorei seu texto. Ainda não tinha ouvido falar em “Mateo”, mas parece ser uma obra muito interessante.

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: